Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como fazer cobrança automatizada? Veja como melhorar o seu processo

Empresários analisando as finanças e entendendo como fazer cobrança automatizada para melhorar processos.

O ato de cobrar é uma ação que faz parte da rotina de todo negócio. Mais do que uma simples solicitação de pagamento, é um processo estratégico para manter o fluxo de caixa saudável, combater a inadimplência e garantir a sustentabilidade da empresa.

No Brasil, onde, em junho de 2025, cerca de 78 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, segundo o Mapa da Inadimplência do Serasa, é fundamental estruturar uma política de cobrança estratégica. 

Para isso, é preciso entender como fazer cobrança pelos diversos meios de pagamento disponíveis atualmente, trazendo dicas práticas para facilitar o processo. Confira! 

O que é necessário para fazer cobrança?

Antes de fazer qualquer cobrança, a empresa precisa organizar seus processos, sua estrutura e seu funcionamento. Esse é o primeiro passo. 

E dessa organização, surge a necessidade de estruturar os dados dos clientes, definir os valores corretos dos produtos e serviços, canais de cobrança, formas de pagamento, prazos, e outras condições específicas para a cobrança.  

Este conselho é bastante importante porque, muitas vezes, enviar uma cobrança sem clareza de informações ou sem uma comunicação prévia com o cliente, pode resultar em atraso no pagamento. Em alguns casos, até na contestação da dívida.

Por isso, é fundamental pensar na estratégia de cobrança desde a criação da empresa e o início do planejamento financeiro

Isso porque existem especificidades no processo de cobrança, que também devem ser definidas antes de começar a emitir faturas:

Após a definição destes detalhes, será possível partir para a prática de emissão de cobranças

Preciso de quais informações para fazer uma cobrança?

Para uma cobrança ser emitida corretamente e tenha validade, mesmo com o passo anterior já realizado, é preciso algumas informações complementares. 

Afinal, você precisa saber pelo menos para quem é e qual o valor da cobrança antes de criar uma fatura, certo? Então, algumas das informações básicas e indispensáveis para a cobrança de clientes são:

Essas informações preenchidas corretamente evitam erros bem graves para a sua empresa. Além, também, de garantirem maior transparência no processo. 

Existem custos para fazer uma cobrança?

Sim, existem custos para a criação de uma cobrança. Além de cada meio de pagamento ter seus custos específicos, ainda é preciso considerar se a cobrança é feita manualmente, por aplicativos ou softwares, etc. 

Considerando somente os meios de pagamento, geralmente há uma cobrança de taxa administrativa para o uso do recurso específico. Por exemplo, no Asaas, há uma taxa para emissão de cobranças via Pix, boleto e cartão, descontados somente após a quitação da fatura. 

Confira as taxas do Asaas. 

Além disso, existem os custos indiretos de uma cobrança, que quando mal estruturada, gera retrabalho, tempo gasto pela equipe financeira e aumento da inadimplência

Por isso, optar por plataformas que reúnem tudo em um só lugar, costuma gerar economia no médio e longo prazo.

Existe um passo a passo para fazer uma cobrança?

Sim. Apesar de cada negócio ter suas particularidades, existe um fluxo básico durante o processo de cobrança. 

Muitas empresas realizam esse passo a passo manualmente. Mas, é importante ressaltar que existem diversas plataformas, como o Asaas, por exemplo, que realizam esse processo automaticamente. 

Além de centralizar todas as informações financeiras da sua empresa, também diminui o tempo gasto com a realização das atividades manuais. 

Porém, considerando os passos gerais para fazer uma cobrança, é possível ressaltar alguns deles, como: 

Com esses passos, principalmente por meio da implementação de uma régua de cobrança, você garante mais dinamismo no seu processo de cobrança

A partir disso, o recebimento se torna mais eficiente, com um controle de inadimplência mais efetivo, mantendo a saúde do fluxo de caixa. 

Quanto tempo leva para compensar uma cobrança?

Esse prazo pode variar, a depender da forma de pagamento escolhida, se é uma cobrança à vista ou a prazo, entre outros fatores. 

Mas, de maneira geral, é possível determinar os seguintes prazos para cada meio de pagamento. O Pix, por exemplo, é instantâneo, cai em segundos após a finalização da transação.

Já o boleto pode levar até 3 dias úteis após o pagamento, podendo ser compensado no mesmo dia, a depender do horário e da plataforma. 

Por fim, na compensação de pagamento por cartão de crédito, dependerá do contrato com a adquirente, podendo variar de 2 a 30 dias. É o prazo de compensação mais demorado, mas pode ser reduzido com o auxílio do recurso da antecipação de recebíveis, por exemplo.

Conheça a antecipação de recebíveis no Asaas. 

Ter clareza sobre esses prazos ajuda a planejar o fluxo de caixa e a evitar problemas de liquidez.

Quais plataformas posso usar para fazer cobrança?

É possível contar com diferentes caminhos para estruturar o processo de cobrança, considerando sempre o que funciona para a sua empresa. 

Cada modelo tem vantagens e limitações, e entender essas diferenças ajuda a tomar decisões mais estratégicas

Conheça algumas das plataformas disponíveis para fazer cobranças:

O grande diferencial das plataformas modernas está na centralização e automação. Em vez de usar diferentes ferramentas para cada etapa (emissão, envio, conciliação e acompanhamento), tudo é feito em um só lugar

O Asaas, por exemplo, é uma fintech regulamentada pelo Banco Central, que auxilia pequenas e médias empresas na gestão financeira. Com diversos recursos disponíveis, auxilia na criação de cobranças. 

Veja, nas próximas linhas, como usar a plataforma para realizar cobranças. 

Como fazer cobrança no Asaas?

Diferente das soluções tradicionais, que somente emitem cobranças, a plataforma do Asaas oferece apoio na jornada completa, do cadastro do cliente até aos recursos para identificar e combater os casos de inadimplência. 

Além disso, existem outras funcionalidades que se somam à criação de cobranças: diversas formas de pagamento, tipos de cobrança (por assinatura, recorrentes, à vista ou parceladas), personalização de réguas de cobrança, entre outros. 

Veja o processo de como fazer cobrança no Asaas:

Depois da criação da cobrança, você poderá acompanhar em tempo real o status da fatura. O painel mostra todos os pagamentos recebidos, atrasados ou pendentes, com notificações instantâneas de movimentações.

Em outras palavras, o Asaas não somente ajuda a cobrar. Ele oferece uma visão completa da saúde financeira do negócio e coloca você no controle de todas as etapas da jornada de recebimento.

Cobre seus clientes com mais rapidez e agilidade, crie sua conta digital Asaas

Sair da versão mobile