Como escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio

ponto comercial

A escolha do ponto comercial é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento. Mesmo que o empresário realize investimentos significativos e faça um bom planejamento, seu projeto estará fadado ao insucesso caso abra as portas no endereço errado. Por outro lado, sabendo adequar a pesquisa às necessidades do negócio, serão altas as chances de o empreendedor ver seu negócio decolar!

A maioria dos empresários sabe a importância do ponto comercial, mas tem dúvidas na hora de escolher. Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Acertar pode ser mais fácil do que você imagina! Há algumas questões fundamentais a serem observadas na hora de realizar a pesquisa do ponto comercial e você vai conhecê-las agora!

Procure localidades com bom fluxo de consumidores em potencial

Você sabe onde o seu consumidor está? Por onde ele circula e quais seus hábitos de consumo? Encontrar respostas para essas perguntas é fundamental na hora de definir a escolha do ponto comercial.

Primeiro o empresário deve avaliar se a melhor opção é a rua ou os centros comerciais, para depois escolher opções com bom fluxo de potenciais consumidores para seu negócio. Isso quer dizer que apenas movimento alto não adiantará de muita coisa. Se você pretende abrir uma casa de sorvetes finos, destinados a pessoas com poder aquisitivo mais alto, não será boa ideia instalá-la em vizinhanças com poder aquisitivo menor. Mesmo que a região seja muito movimentada e concorrida, não haverá pessoas dispostas a pagar pelo preço do seu produto.

Saiba usar a concorrência a seu favor

O cenário ideal para qualquer empresário é a identificação de uma área com alto potencial de consumo e ainda pouco explorada pelo segmento em que atua. Faça uma pesquisa e verifique! Se não conseguir bons resultados, use a concorrência a seu favor! É comum que determinadas ruas ou quarteirões acabem concentrando estabelecimentos de uma mesma atividade, sendo que esse mesmo princípio norteia os shoppings centers.

Saiba que essa não é uma ideia ruim. Os consumidores tendem a buscar esse tipo de região na hora das compras, em razão da facilidade de deslocamento entre os estabelecimentos e também da variedade de produtos a que terão acesso. O resultado é casa cheia sempre e o segredo é criar estratégias para se diferenciar!

Compare vários imóveis antes de escolher

Depois que você tiver escolhido a melhor localidade para instalação do seu negócio, é hora de definir o melhor imóvel. O ideal é pesquisar várias opções e fazer comparações para identificar qual unidade atende melhor às suas necessidades. Alguns pontos essenciais para análise são: espaço interno, tamanho da fachada e preço. Verifique também se será necessário realizar investimento para reforma de instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo. Se os custos das obras forem muito altos, podem tornar o ponto financeiramente inviável.

Observe o lado externo do imóvel

Na hora de escolher o ponto comercial, é fundamental que também seja observado o lado externo do imóvel. Verifique se há segurança, se existem boas áreas de estacionamento e se a limpeza é adequada. A poluição visual também é fator importante, portanto, evite pontos que tenham placas e postes na frente, ou que tenham a visão da fachada prejudicada por fios de eletricidade ou obstáculos maiores, como viadutos e passarelas. A vizinhança também deve ser observada: você não vai querer instalar seu negócio ao lado de um terreno baldio, por exemplo.

Verifique a legislação e o contrato

Encontrou o ponto ideal para sua empresa? Ótimo! Antes de fazer a mudança é preciso atenção às questões burocráticas. Primeiro leia o contrato e verifique se concorda com todas as cláusulas previstas, inclusive prazos e multas. Em seguida verifique se o imóvel está regular na prefeitura, ou seja, se possui o Habite-se e se todos os impostos estão em dia. Também é importante verificar se a lei de zoneamento permite a atividade naquela localidade. Verifique ainda se há exigências de órgãos como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.

Gostou das dicas? Ótimo! Para terminar apenas tenha em mente que quanto mais ampla for sua pesquisa, melhor. Não fique com a primeira opção que lhe parecer adequada. Você poderá estar perdendo a chance de encontrar um imóvel ainda melhor e de faturar ainda mais no seu novo negócio! Portanto, arregace as mangas e comece a procurar seu novo ponto comercial desde já!

Ainda tem alguma dúvida? Deixe aqui seus comentários! Queremos saber sua opinião sobre o assunto.

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.