Como emitir nota fiscal pessoa física

Como emitir nota fiscal pessoa física

A verdade é que o Microempreendedor Individual (MEI) só está obrigado a emitir notas fiscais quando negocia com pessoas jurídicas. Já em relação às pessoas físicas, se for devidamente solicitada pelo comprador, a emissão pode, sim, ser feita. Mas, no caso, como emitir essa nota? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Há alguns anos, o governo brasileiro decidiu mudar o processo para emitir a nota fiscal, criando a nota eletrônica, que está gradualmente substituindo o documento anteriormente vigente. Aí entra a nota fiscal avulsa, modelo que pretende facilitar a vida do MEI, pois está disponível diretamente no site da SEFAZ. Veja como é simples:

Passo a passo

Para utilizar de fato essa opção, o MEI deve, antes de mais nada, preencher um formulário on-line para se cadastrar. Após esse preenchimento, o usuário receberá uma senha, podendo, então, passar a desfrutar do serviço. A liberação leva em média 2 dias úteis. Vale destacar que o serviço é gratuito quando solicitado pela internet, onde também é possível emitir a 2ª via da nota fiscal.

Documentos necessários

Para emitir uma nota fiscal pessoa física, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Cédula de identidade — ou outro documento equivalente — e CPF do comprador;
  • Comprovante de residência também do comprador.

O MEI já não tem que digitar todos os dados nas notas fiscais, uma vez que o sistema pode ser adaptado para exportar automaticamente as informações, evitando, assim, a necessidade de contratar alguém exclusivamente para executar a tarefa. O preenchimento on-line também reduz as chances de erros no preenchimento do documento fiscal, o que já é uma ajuda e tanto!

Viu só como a nota fiscal avulsa pode economizar tempo e facilitar suas transações diárias? Isso sem contar que também reduz os custos de longo prazo, bem como o desperdício de papel, uma vez que a nova fatura está disponível on-line! Se só traz benefícios, o que ainda está esperando para se cadastrar? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.