Como emitir nota fiscal passo a passo

Como emitir nota fiscal passo a passo

Emitir notas fiscais é tarefa primordial para qualquer empresa, certo? Afinal de contas, a emissão desse documento comprova o fechamento de um negócio, seja ele a venda de um produto ou a contratação de um serviço, fornecendo os direitos do cliente, contribuindo para a receita do governo e ainda servindo como controle do faturamento mensal da empresa. Mas você ainda tem dúvidas sobre como emitir essas notas? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Agora chegou a hora de se tornar um expert no assunto. Pronto para aprender a emitir praticamente qualquer tipo de nota fiscal em pouquíssimos passos? Então fique de olho:

Qualquer estabelecimento

Em primeiro lugar, é preciso ir a uma gráfica e pedir a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). Depois de preenchida, parta rumo à prefeitura. Ao também ser aprovado por lá, retorne à gráfica para que ela imprima um bloco de notas fiscais para você.

Prestadores de serviço

Para prestadores de serviços, a nota fiscal pode ser emitida tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. Mas é importante deixar claro que não há obrigação para a emissão desse documento para cliente pessoa física, a não ser que o mesmo exija.

Comércio e indústria

Você deve entrar no site da Secretaria de Fazenda do seu Estado e procurar pela opção de nota fiscal da série 1, direcionada aos setores de revenda e transporte, por exemplo. A emissão da nota fiscal nesse caso é gratuita.

Nota eletrônica

Caso exista a possibilidade de emitir notas fiscais eletrônicas no seu Estado e você se enquadre como um Microempreendedor Individual (MEI), saiba desde já que terá que cumprir os mesmos requisitos de uma empresa comum, de outra categoria, ok?

Agora que você já sabe como é simples, comente aqui e nos conte se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto! Participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.