Como emitir nota fiscal para outro país

Como emitir nota fiscal para outro país

Para exportar mercadorias existem, basicamente, dois métodos: a exportação direta, por meio da qual o vendedor trata diretamente com o comprador de outro país, e a exportação indireta, quando é um terceiro que destina a mercadoria. Mas independentemente da forma de exportação escolhida, a nota fiscal deve existir. E como emitir esse documento em uma situação tão específica? Pois confira e aprenda:

Cuidados essenciais

Para emitir uma nota fiscal para outro país é preciso tomar alguns cuidados especiais, a fim de que não ocorram problemas com os serviços ou com a mercadoria. Confira algumas informações importantes sobre esse processo:

  • O cliente a ser beneficiado com o produto deve residir no exterior;
  • É preciso verificar se há alguma diferenciação nos impostos;
  • O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) deve se iniciar sempre com o dígito 7 — como 7.100, por exemplo;
  • Informar o local de embarque (porto ou aeroporto) ou de transposição de fronteira (para transporte terrestre) é obrigatório.

Como funciona

Para quem pretende fazer o processo pela primeira vez, alguns cuidados devem ser tomados no momento de efetivamente se preencher a nota fiscal:

  • No campo de preenchimento onde se pede o endereço devem ser colocados os dados relativos ao Estado, enquanto onde se pede o município deve ser inserido o país de destino;
  • Nunca preencha campos que pedem CEP, CNPJ, UF e inscrição municipal;
  • Os demais campos podem ser preenchidos normalmente.

Saiba que caso os resultados dos serviços se localizem no Brasil, serão tributados com base no município, mesmo que o pagamento tenha sido feito fora do país, ok?

Viu como basta ter atenção para emitir notas fiscais para outros países? Ficou ainda alguma dúvida ou quer acrescentar alguma informação? Comente aqui e divida suas impressões e seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.