Como emitir nota fiscal para cliente

Como emitir nota fiscal para cliente

O processo de emissão de notas fiscais costuma ser uma dúvida frequente de empreendedores iniciantes, assim como a escolha do tipo de nota a usar. Quer resolver essas questões de uma vez por todas? Então confira e aprenda agora mesmo, passo a passo, a emitir notas fiscais para seus clientes:

Como funciona

Se você também está cheio de dúvidas sobre o assunto, essa é a hora de esclarecê-las. Você vai ver como a emissão de notas não tem nada de complicado:

1º passo

Antes de mais nada, você deve solicitar uma autorização para emitir notas fiscais na Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do seu Estado. Dependendo de onde seu negócio está localizado, essa solicitação pode ser feita até mesmo pela internet, simplesmente preenchendo um formulário on-line.

2º passo

Se seu Estado trabalha com notas fiscais avulsas eletrônicas, você precisará ir até um posto da SEFAZ para pegar os dados de acesso ao sistema. Alguns Estados, como Minas Gerais, disponibilizam a solicitação via internet mesmo. Em caso de dúvidas, vale consultar o SEBRAE.

3º passo

Com a autorização concedida, basta preencher os campos exigidos e emitir o documento! Ah, e você deve guardar os comprovantes de compra de mercadorias e também as notas fiscais de vendas, que devem fazer parte do relatório de faturamento mensal da empresa.

Observação mais que válida: caso você seja um Microempreendedor Individual (MEI), não é necessário emitir nota fiscal para pessoas físicas — a não ser que elas exijam —, mas apenas para clientes que possuam CNPJ.

Tipos de nota fiscal

  • Nota fiscal comum: utilizada por empresas em geral;
  • Nota fiscal avulsa: utilizada por pessoas físicas, como autônomos e até mesmo MEIs, para facilitar a emissão de nota por parte do empreendedor;
  • Nota fiscal avulsa eletrônica: permite que você utilize a nota fiscal pela internet, gratuitamente, sendo uma versão digital da nota avulsa — infelizmente ainda disponibilizada em poucos Estados.

Viu como na prática a teoria não é nada complicada? Ficou ainda alguma dúvida sobre o processo? Então comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.