Como emitir nota fiscal MEI PA SEFAZ

businessman with question mask

Como emitir nota fiscal MEI PA

Quando se presta serviços como Microempreendedor Individual (MEI) ou qualquer outro tipo de trabalho autônomo, sempre surgem dúvidas sobre como emitir notas fiscais aos clientes, não é verdade? Por esse motivo, muitos profissionais simplesmente deixam de emitir o documento. Mas não é bem por aí, já que todo cliente tem, sim, o direito de receber a nota fiscal pelo serviço ou produto que consome. Para quem ainda não sabe, o MEI deve obrigatoriamente emitir nota fiscal dos serviços prestados a pessoas jurídicas, enquanto a emissão de nota para pessoas físicas é facultativa. Mas como exatamente emitir esse documento? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Para conseguir emitir notas fiscais MEI no Estado do PA, é preciso seguir alguns passos pra lá de básicos. Acompanhe:

1º passo

Antes de mais nada, você precisa entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará — e vale aqui ressaltar que essa não é uma opção disponibilizada em todos os Estados do Brasil — e fazer seu cadastro.

2º passo

Para conseguir emitir suas notas fiscais, clique na guia relativa ao Manual de Orientação, que terá todas as informações relacionadas ao MEI. Aí será direcionado para o programa automático que faz a emissão de notas fiscais avulsas, totalmente gratuito. E prontinho!

Emissão no SEFAZ

Ainda há a opção de emitir suas notas fiscais diretamente no escritório do SEFAZ do Estado do Pará. Nesse caso, diferentemente da nota emitida pela internet, o serviço não é gratuito, sendo necessário pagar uma pequena taxa para a emissão.

Viu como, de uma forma ou de outra, é muito simples para o MEI emitir notas fiscais no PA? Ficou ainda alguma dúvida? Comente e compartilhe seus questionamentos conosco!

 

UPDATE: Caso você ainda tenha dúvidas, confira nosso novo artigo: tire suas dúvidas a respeito da emissão de nota fiscal para mei.

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.