Como emitir nota fiscal eletrônica de serviço

Como emitir nota fiscal eletrônica de serviçoA nota fiscal eletrônica de serviço é um documento digital que serve para comprovar operações relacionadas à circulação de mercadorias e à prestação de serviços. Essa nota vem sendo implantada como alternativa à nota de papel, trazendo maior credibilidade e facilidade para seus usuários. Para o Microempreendedor Individual (MEI), a emissão de nota fiscal eletrônica ainda não é obrigatória, mas caso ele opte pelo sistema, pode garantir algumas vantagens para seu negócio. Quer saber como emiti-la? Pois confira e aprenda:

Como funciona

1º passo

Para passar a emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, você precisa primeiramente criar sua assinatura digital, uma espécie de certificado que substituirá sua assinatura manual. Sem ela não tem como provar que realmente foi sua empresa quem gerou o documento.

2º passo

O próximo passo é credenciar sua empresa na Secretaria da Fazenda do Estado em que o negócio se encontra, sempre tendo em conta que para cada região existe um SEFAZ com exigências específicas sobre os dados necessários para o cadastro. Por isso, sempre consulte a legislação local relacionada, ok?

3º passo

Como o sistema de nota fiscal eletrônica de serviços funciona a partir de um software de gestão e emissão específico, esse é o momento de adquiri-lo. Isso pode ser feito gratuitamente nos portais das Secretarias da Fazenda, optando por uma versão mais simples, ou por meio da compra de um software mais completo, indicado para empresas maiores por possuir mais funcionalidades.

4º passo

Agora é só preencher os campos direitinho e gerar suas notas fiscais eletrônicas de serviço em dois tempos! Simples, não?

Versão de teste

Para quem ainda está migrando para o sistema eletrônico e não sabe ao certo como proceder na hora de emitir as notas, é possível contar com uma versão de teste, que permitirá aprender todas as etapas necessárias para a geração dos documentos fiscais sem erros.

Viu como é fácil? Ficou ainda com alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.