Como emitir nota fiscal de serviço

Como emitir nota fiscal de serviço

Se você acha que a nota fiscal só precisa ser emitida quando há uma troca entre produto e dinheirinho pra lá e papel oficial pra cá, saiba que está redondamente enganado! Assim, se seu negócio comercializa serviços, também tem essa obrigação! Mas como emitir uma nota fiscal de serviço? Pois confira e aprenda, antes tarde que nunca:

Como funciona

A NF-e é o mesmo documento usado para os demais modelos de comércio, de papel, mas agora o documento não é impresso, uma vez que todas as informações são armazenadas em um sistema on-line. Como se cadastrar e o que fazer a partir daí? Veja:

Passo a passo

Os dois primeiros documentos necessários para a emissão de uma nota fiscal de serviço são, antes de mais nada, um certificado digital, fornecido por empresas ligadas ao governo, e uma autorização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Estado em que sua empresa atua.

Depois de obter o registro e a autorização da Secretaria, você só tem que escolher uma empresa para hospedar o software da NF-e — os preços variam de acordo com o número de NF-e que a empresa planeja oferecer e de acordo com a hospedagem que escolheu para seu software — e colocar o serviço para funcionar!

Vantagens da nota

A NF-e tem validade jurídica garantida pela assinatura por meio do tal certificado digital, que funciona como um reconhecimento legal da fatura on-line. Existem algumas empresas que fornecem esse certificado, de modo que você só tem que escolher em qual sua empresa se encaixa melhor.

A nota eletrônica é importante por fornecer um melhor controle sobre as transações da SEFAZ, instituição responsável pela verificação de todos os estágios da circulação de mercadorias, fazendo o uso de arquivos eletrônicos para tornar o processo mais rápido e a vigilância cada vez mais segura.

Viu como o processo nem é tão complexo assim, trazendo vantagens para todos os envolvidos? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.