Como emitir nota fiscal de importação

Como emitir nota fiscal de importaçãoTambém chamada de nota fiscal de entrada de importação, esse documento permite a entrada formal de produtos e mercadorias em uma empresa por meio de processos de importação. Mas é claro que para emitir a nota fiscal de importação é preciso obedecer a certa regrinhas. Quer saber quais? Pois confira e aprenda:

O que é preciso saber para emitir a nota?

Antes de mais nada, você precisa saber que a emissão da nota fiscal de importação é sempre feita pelo importador, no caso com o português como língua, em valores de moeda nacional e geralmente em forma de nota fiscal eletrônica. Além disso, a nota de importação é emitida após o despacho aduaneiro e antes do carregamento da mercadoria para a empresa.

Como essa nota é um documento interno, não é preciso enviar qualquer cópia para o exportador. Assim, a emissão de uma única via — que inclusive pode ser enviada de forma eletrônica — é mais que suficiente, sendo destinada ao carregamento da mercadoria. Quando emitida a nota fiscal de importação, o transporte da mercadoria é finalmente liberado para transitar do local de origem até seu destino.

Mas o que deve conter o documento em si?

Na descrição da nota fiscal de importação devem constar detalhes da mercadoria — como peso e volume, por exemplo — e sua classificação nos documentos de embarque. Também devem ser mencionadas despesas adicionais e o número de registro da Declaração de Importação (DI).

E sobre as encomendas de terceiros?

A importação feita por meio de encomendante contratado é legal, mas deve ser feita com cuidado para evitar eventuais problemas com a aquisição da mercadoria. Para mais informações, consulte a Instrução Normativa SRF de número 634, de 2006, que estabelece requisitos sobre a atuação de pessoas jurídicas em importações procedidas por encomenda de terceiros.

Viu como basta conhecer um pouco mais sobre o processo para ver que emitir nota fiscal de importação não é nenhuma missão impossível? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.