Como emitir nota fiscal avulsa MEI

Por Redação Asaas
Publicado em 25 de junho, 2015 | Atualizado em 19 de janeiro, 2022

A nota fiscal avulsa costuma ser a forma mais fácil e simples para os MEIs emitirem notas fiscais. Porém, nem todos os Estados brasileiros oferecem esse tipo de documento. Então, antes de mais nada, consulte a Secretaria da Fazenda do seu Estado para saber se a nota avulsa é ou não uma opção válida para seu empreendimento. Mas e para efetivamente emiti-la? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Depois de checar se seu Estado oferece essa facilidade para os empreendimentos, siga nosso passo a passo e emita notas avulsas sem um pingo sequer de dificuldade:

1º passo

Para emitir a nota fiscal avulsa, o MEI precisa se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu Estado. Normalmente é possível realizar o cadastro pela internet mesmo e de forma totalmente gratuita, bastando, para isso, procurar pelas opções de emissão de documentos para empresas e selecionar a opção desejada.

Será necessário preencher um cadastro com seus dados para gerar uma senha ou um protocolo. Também é possível fazer esse cadastro em um escritório da SEFAZ, mas, nesse caso, já há um custo pelo serviço.

2º passo

De posse de sua senha ou de seu protocolo, dirija-se ao órgão fiscal indicado na hora do cadastro com os documentos exigidos para finalizar o processo. Em Minas Gerais, por exemplo, o MEI deve se dirigir ao prédio da AF ou da SIARE que registrou sua pendência.

Os documentos necessários para a conclusão do procedimento podem variar de Estado para Estado, mas normalmente não passam do CPF ou do CNPJ e de um documento de identidade.

Versão eletrônica da nota avulsa

Também existe a possibilidade de emitir uma versão eletrônica da nota avulsa, conhecida como NFA-e. Mas a verdade é que ainda são poucos os Estados que oferecem esse serviço. De qualquer maneira, o procedimento para emiti-la é o mesmo da nota fiscal avulsa tradicional.

Viu como é simples emitir notas fiscais avulsas durante e continuar evoluindo no seu empreendimento?

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas