Começando a trabalhar como contador? Veja as dicas para se destacar no mercado

contador

No início de qualquer carreira, é necessário que o profissional invista um pouco mais de tempo e esforço para conquistar seu espaço no mercado. No ramo da contabilidade, não é diferente. O contador iniciante, após ter uma boa formação na área, precisa se dedicar a algumas práticas fundamentais para atrair clientes e garantir o sucesso de seu negócio. Por isso, destacamos as principais dicas para você começar da melhor forma na contabilidade e se sobressair em meio à concorrência. Veja a seguir!

Conheça o mercado

Para você acertar no planejamento de marketing e no oferecimento dos seus serviços, é essencial pesquisar e conhecer o mercado. É importante saber especialmente quais as maiores necessidades dos clientes em serviços de contabilidade, em quais épocas seu serviço será mais necessário e como é a demanda na sua cidade ou região. Os clientes sempre preferem investir em um contador que tenha conhecimento máximo no seu ramo de atuação. Portanto, com base nos dados sobre o mercado, defina um público-alvo, conheça suas características e preferências e assim direcione seus serviços a uma área específica da contabilidade em que você tenha mais conhecimento. Assim, você será conhecido como especialista em determinado ramo e estará capacitado para prestar um serviço de qualidade, atraindo mais clientes.

Invista em marketing pessoal

Quando você começa a atuar como contador, ainda não é muito conhecido no mercado e, por isso, o marketing é fundamental para dar visibilidade ao seu trabalho. Atualmente, temos a facilidade de investir em marketing de baixo custo, ou mesmo sem custo algum pela internet, de modo que esta é uma excelente ferramenta para a divulgação dos seus serviços. Tenha um site completo com seus dados, divulgação de serviços e formas de contato. Junto ao site informativo, é muito importante que você crie um blog ou uma página em rede social para interagir com seu público-alvo. Nestes espaços, você pode disponibilizar textos interessantes ligados à área contábil, de modo que seu público será atraído por causa do conteúdo de qualidade. Ali você também consegue conversar com as pessoas e responder às suas dúvidas. Com certeza, com o tempo, grande parte desses contatos se tornarão clientes por conhecerem seu trabalho e ter confiança no atendimento. Os métodos tradicionais de marketing, como entrega de cartões de visita e panfletos de divulgação, também são válidos. Outra possibilidade é a realização de palestras gratuitas para seu público-alvo sobre assuntos da contabilidade que sejam úteis às pessoas. Você investe seu tempo, mas ganha grande visibilidade.

Capte e mantenha clientes

A captação de clientes se dá mediante as estratégias de marketing. No entanto, você também pode ser mais ativo e entrar em contato por e-mail, correspondência ou telefone com clientes em potencial. Mantenha um cadastro de antigos e prováveis clientes, oferecendo periodicamente serviços úteis ao contexto de cada um. Para manter os clientes já conquistados, em primeiro lugar preste sempre um serviço de qualidade. Depois, habitue-se a se relacionar bem com seus clientes, dialogando com eles, entendendo suas necessidades e estando sempre à disposição. Um atendimento solícito e de qualidade é o diferencial que fideliza clientes e os estimulam a indicar seu trabalho.

Faça parcerias

Construir bons relacionamentos com outros profissionais para troca de informações é uma das principais formas de captar clientes em início de carreira. Portanto, desenvolva seu networking e crie relacionamentos especialmente com profissionais de áreas complementares a sua, para que vocês possam indicar um ao outro quando houver oportunidade. Às vezes, é necessário oferecer uma comissão por indicações bem-sucedidas, porém ainda assim essa prática é vantajosa, já que você cria uma base de clientes bem rica para o futuro.

Tenha um bom sistema de cobrança recorrente

Após a captação de clientes, você precisa de uma infraestrutura para atendê-los com eficiência. Portanto, também invista em um software que integre seus contratos e profissionalize a cobrança de seu negócio. Nesse contexto, um bom software de cobrança recorrente irá fornecer diversas formas de pagamento para o seu cliente, como por boleto, cartão de crédito e transferência bancária. Além disso, este sistema centraliza as operações, facilitando o acesso rápido de informações e automatizando a cobrança de várias contas com datas de vencimento e períodos de vigência diversos. Desse modo, você aumenta a produtividade do seu negócio, reduz margens de erro e garante segurança nas operações. O seu cliente se sente seguro de contar com os seus serviços, o que o fideliza e gera ainda mais indicações. Com essas dicas o contador dedicado irá se sobressair, conquistar clientes e lucrar. Você já segue estas dicas? Conte-nos como você faz para se destacar no mercado!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.