Cabelereira a domicílio? Veja como oferecer melhores serviços a seus clientes

Happy Woman Getting Haircut

O setor de prestação de serviços da área da beleza é um dos que mais cresceram no Brasil nos últimos anos. Embora muitos segmentos tenham sofrido com a crise econômica, a procura por tratamentos estéticos não passou por alterações muito grandes. Aliado a isso, o conforto de receber um profissional em sua residência, em horários diferenciados, fez com que a atuação de cabeleireiras a domicílio ganhasse destaque no ramo.

Entre os grandes atrativos para atuar a domicílio, tem-se a possibilidade de organizar melhor os próprios horários e, também, a diminuição de custos com montagem e manutenção de um estabelecimento próprio. E para aproveitar essa onda de crescimento, captando novos clientes e mantendo um serviço de alta qualidade, é preciso que o profissional da área da beleza tome alguns cuidados. Quer saber quais? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Diferencie confiança de intimidade

A prestação de serviço na casa do cliente cria um ambiente de intimidade diferente daquele encontrado nos salões de beleza, afinal, para que alguém sinta segurança em receber você em sua residência, é preciso estabelecer uma relação de mínima amizade e boa confiança. Porém, embora esse tipo de atendimento tenha um caráter mais próximo, é fundamental que a prestadora de serviços mantenha uma postura profissional, não exagerando no tom pessoal do serviço, sendo discreta e respeitando sempre os horários e as condições previamente combinados.

Profissionalize os pagamentos

Manter uma postura mais formal também pode evitar alguns constrangimentos em relação às cobranças. O prestador de serviço normalmente se sente bastante desconfortável ao ter que tratar de recebimentos em atraso, não é mesmo? Uma boa saída para fugir desse tipo de situação é investir em serviços e softwares que organizam as datas de pagamento e geram possibilidades diversas de cobrança. Oferecer a possibilidade de se fazer a quitação por meio de boleto, por exemplo, é uma forma muito eficiente e profissional de receber pelos serviços prestados. Além disso, por ser uma atividade que não oferece um retorno financeiro fixo, é importante que você mantenha o controle das suas contas e tenha completa segurança nos recebimentos.

Divulgue seus serviços

O crescimento do atendimento em domicílio depende, em grande parte, de indicações de uma ampla rede de contatos. Como, no caso, não há um estabelecimento físico, o próprio profissional carrega a identidade do serviço. Assim, a divulgação do trabalho depende da recomendação de clientes para parentes, conhecidos e amigos.

No entanto, para ir além do boca a boca, vale a pena investir em formas simples e eficazes de marketing, como a distribuição de folders e cartões de visitas, por exemplo. Outra possibilidade que não gera custo algum é difundir seus serviços nas redes sociais. Registre seus principais trabalhos e monte um bom álbum de fotos no Facebook, por exemplo. Você pode se surpreender com o resultado de uma ação tão simples!

Personalize o atendimento

Como você vai atuar na casa do cliente, considere realizar um serviço personalizado, adequando-se às características de cada ambiente. Leve apenas o equipamento necessário, principalmente se o local do atendimento for muito pequeno, separe os produtos de preferência do cliente e indique itens e novidades que possam agradar, baseando-se nas informações que já possui sobre suas predileções.

Seja flexível, mas organizada

O profissional que atende em domicílio tem a vantagem de poder montar seu quadro de marcações e oferecer a prestação de serviços em horários a critério do cliente. É importante estar sempre disponível para atender ou encaixar alguma cliente em cima da hora. Porém, em função dessas múltiplas possibilidades, é importante que o profissional mantenha sempre uma agenda rigorosamente organizada, para não se atrapalhar e comprometer a pontualidade. Tenha sempre em mente a duração de cada serviço e leve em consideração elementos como trânsito e outros possíveis contratempos. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Aposte na diversificação

Esteja sempre por dentro de todas as inovações do mercado da beleza, pois surgem, a cada dia, diferentes técnicas e produtos. Pesquise tendências e referências estéticas em revistas, na internet e até nas novelas para saber quais são as principais novidades. Faça cursos constantemente para se atualizar ou aperfeiçoar algum procedimento. Quanto mais você aprender, mais opções pode oferecer aos clientes, apresentando uma cartela de serviços sempre diversificada e moderna.

A incerteza financeira é uma das grandes angústias do profissional que atua no mercado de beleza em domicílio. Para fidelizar clientes e obter maior segurança no faturamento mensal, saiba divulgar bem o seu serviço, ofereça uma boa variedade de opções e mantenha uma postura simpática e profissional. Com algumas atitudes simples você pode garantir seu caminho para uma carreira de muito sucesso!

E você, tem outras dicas para prestar melhores serviços como cabeleireira a domicílio? Comente aqui e compartilhe conosco suas sugestões e experiências. Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.