As 5 vantagens de um negócio on-line

Modern Infographic on Tablet PC

Hoje em dia, com a força cada vez maior da internet, é comum que se desenvolva interesse na abertura de algum tipo de negócio on-line. No entanto, ainda pode haver uma certa insegurança com relação a essa ideia — principalmente por, muitas vezes, não se saber ao certo quais são as condições necessárias para que o projeto realmente traga retorno, para não se tornar somente uma fonte de expectativas frustradas. Pode-se, também, em muitos casos, desconhecer as inúmeras vantagens que essa possibilidade oferece ao empreendedor, não oferecendo a motivação necessária para que se tire efetivamente a ideia do papel.

Mas como saber se investir em um e-commerce, sua própria loja virtual, ou na criação de serviços inovadores que facilitem a rotina dos consumidores, como um aplicativo de celular, por exemplo, traz ou não bons resultados? Pois foi exatamente para ajudá-lo que resolvemos elencar algumas das inúmeras vantagens reais que você pode ter ao decidir montar seu próprio negócio virtual. Então confira já:

Baixo investimento inicial

O risco, nesses casos, geralmente é baixo e depende, principalmente, do tipo de negócio que você pretende abrir. Porém, tornar-se um empreendedor do mercado digital, em geral, não exige grandes investimentos logo no começo. E a menos que você opte por montar uma loja virtual, que precisa de um capital mínimo para se organizar o estoque inaugural, muitas vezes não é necessário nem mesmo ter dinheiro vivo para dar a largada inicial. Se a ideia do negócio for, por exemplo, criar softwares ou aplicativos para oferecer comodidades aos internautas interessados, muito provavelmente não serão necessários grandes gastos em um primeiro momento, já que o principal investimento é simplesmente sua boa e original ideia e seu próprio conhecimento para colocá-la em prática.

Maior alcance de público

A internet quebra barreiras geográficas e encurta distâncias, resultando em inegáveis vantagens para um negócio on-line. Anunciar seus produtos e serviços na web pode trazer uma excelente visibilidade à sua marca, alcançando pessoas em diversas partes do mundo, não se limitando necessariamente à região onde você atua — como muito provavelmente aconteceria com uma loja somente física, por exemplo. Com isso, sua empresa se expande muito mais rapidamente e tem a oportunidade de explorar diferentes partes do mercado, garantindo uma maior sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

Flexibilidade para trabalhar

Ter um negócio on-line permite que o empreendedor trabalhe de onde quiser, fazendo o seu próprio horário, uma vez que só precisa de um bom acesso à internet. E isso, claro, oferece maior flexibilidade, podendo ser uma excelente alternativa para quem deseja, por exemplo, ter mais tempo para passar ao lado da família, dos filhos ou até mesmo para quem quer viajar ou realizar outras atividades que seriam difíceis com uma jornada fixa.

Embora ter seu próprio negócio virtual não seja garantia de menos trabalho — pois, em geral, é preciso muita determinação para que ele efetivamente dê certo —, poder organizar sua própria agenda com certeza ainda é visto como grande vantagem por muitas pessoas.

Economia e simplicidade na gestão

Já falamos que para investir em um negócio on-line você geralmente não precisa gastar muito logo de início. E a boa notícia é que essa economia quase sempre perdura durante toda a vida útil do negócio na web. Uma loja virtual não demanda, por exemplo, gastos com o aluguel de um bom espaço para a recepção de clientes ou com móveis e decoração, o que também reduz significativamente os custos com iluminação e contratação de funcionários. Ainda que, em geral, você tenha que dispor de um local para o armazenamento de estoque, arcar com despesas de impostos, entregas e manter ao menos uma pessoa trabalhando no atendimento e na organização das negociações, sem dúvida alguma a economia com esses recursos é enorme.

Conveniência para os clientes

Essa talvez seja a maior vantagem de se manter um negócio virtual: a comodidade dos clientes. Com a correria do dia a dia, as pessoas estão cada vez mais acostumadas à facilidade de visitar sites, solicitando os produtos e serviços de que precisam diretamente por lá, sem precisar sequer sair de casa para providenciar alguma coisa. É um hábito que tem se tornado cada vez mais comum e que se mostra promissor para quem investe nesse segmento. Pode-se dizer até que, muitas vezes, os consumidores passam a preferir esse tipo de compra por encontrarem preços mais competitivos, já que, ao conseguir reduzir os gastos do negócio, você também consegue colocar um preço um pouco menor nos produtos à venda, o que, sem dúvida, atrai ainda mais clientes!

Agora que você já conhece melhor algumas vantagens de se investir em um negócio on-line, comente aqui e nos conte: como anda seu planejamento? Pronto para tirar a ideia do papel o jogá-la na rede? Compartilhe suas opiniões e seus projetos conosco! Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.