Aprenda como conseguir investidores para sua microempresa

Aprenda como conseguir investidores para sua microempresa

Por mais que tudo o que o empreendedor mais queira é ver seu negócio crescer, a verdade é que ele nem sempre dispõe de capital suficiente para colocar as ideias em prática. E quando isso acontece, uma ajudinha externa não só cai muito bem como acaba sendo necessária. O problema é que, na maioria das vezes, não é nada fácil encontrar alguém que se disponha a bancar esse progresso, sendo preciso, portanto, convencer um investidor de que o retorno acontecerá.

E essa é uma realidade tanto para os grandes empreendedores como para os Microempreendedores Individuais (MEI). Você é MEI e quer crescer ainda mais? Então confira já algumas dicas de como conseguir investidores que se interessem em aplicar dinheiro no seu negócio para ter mais chances de desenvolvimento e, certamente, aumentar seu prestígio no mercado! Vamos lá?

Conheça os tipos de investidores

De modo geral, os investidores brasileiros se apresentam divididos da seguinte maneira:

  • Angels individuais: tendo boas referências do MEI, podem levar de 2 a 8 semanas para investir valores em torno de 100 mil reais.
  • Grupos de angels: avaliam projetos em fóruns semestrais e podem investir de 200 a 500 mil reais em até 3 meses.
  • Fundos de capital (capital privado) – têm suas próprias regras e podem avaliar a empresa, não mantendo contato por longo tempo e ainda assim eventualmente reaparecendo com uma proposta. Outros podem ajudar a empresa informalmente durante algum tempo e depois planejarem um investimento formal. São possíveis investimentos de 200 mil a 1 milhão de reais entre 3 e 6 meses.
  • Fundos de capital (capital público): também têm suas próprias regras e um pouco mais de burocracia em seu regime. Podem levar de 3 a 6 meses em uma avaliação para investimentos de 1 a 5 milhões de reais.

Escolha um bom investidor

Agora que você já está a par de suas possibilidades, busque um investidor que se encaixe no perfil do seu projeto. Se sabe que sua proposta não corresponde aos interesses de certo investidor (seja individual ou em grupo), talvez não seja recomendável nem sequer apresentá-la. Vale conferir se é possível contar com uma subvenção econômica, uma vez que existem programas governamentais específicos para ajudar as pequenas empresas.

Exponha sua ideia de forma clara

Quando for apresentar sua ideia a qualquer que seja o tipo de investidor escolhido, seja suficientemente claro sobre o que deseja e sobre as vantagens que o negócio apresenta para o investidor. Para isso você precisa, claro, ter domínio sobre o projeto, além de ser muito claro e, de preferência, sucinto. Não tente enredar o investidor com palavras ambíguas ou se esconder em colocações evasivas. Aproveite esse primeiro momento para expor sua ideia com confiança para, quem sabe, conseguir mais tempo posteriormente para entrar em maiores detalhes.

Revele suas aptidões e qualidades

Depois de passada essa apresentação inicial, com a negociação de investimento tendo dado mais um passo para sua efetivação, revele, em um próximo encontro e com mais tempo para falar, sua capacidade empreendedora, seus objetivos e como é a organização da sua empresa. Demonstre que você é mesmo um empresário que deseja crescer e que tem potencial para isso, só precisando de um apoio financeiro.

Eleja o momento e o local adequados

Procure por seus possíveis futuros investidores em encontros de empreendedores e startups, competições de planos de negócio e, possivelmente, em conversas com amigos e outros empresários. A vantagem de procurar investidores em reuniões específicas é que as possibilidades obviamente são maiores e todos estão ali focados exatamente em encontrar boas parcerias.

Seguindo essas dicas certamente será menos complicado conseguir aquele investimento de que tanto precisa para fazer sua microempresa crescer! E nada de desistir logo na primeira tentativa, ok? Lembre-se de que o mundo dos negócios exige paciência e esforço, feito de muitos sucessos e fracassos ocasionais.

E que tal aproveitar o momento para conferir este post com dicas de como preparar sua empresa caso esteja procurando por investimentos? Só não deixe de comentar aqui para dividir suas impressões conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.