Plataforma de cobrança recorrente: solução para receber pagamento por assinatura

por Gestão de cobranças

Publicado em 25 de agosto, 2022 | Atualizado em 27 de dezembro, 2023

Uma plataforma de cobrança recorrente permite o recebimento de pagamentos por assinatura, que podem ser aplicados em intervalos diferentes, como mensal ou anual, com ou sem um prazo específico para finalizar.

É frequentemente utilizado por serviços de streaming, que apresentaram uma alta de 50% nos últimos dois anos, conforme indicado na pesquisa da NZN Intelligence. O formato de pagamento recorrente também é aplicado em mensalidades como escola, faculdade, academia, planos de saúde, entre outros. 

No entanto, a cobrança de assinatura recorrente tem alcançado diversos segmentos que encontram no sistema de pagamento recorrente uma oportunidade de criar produtos ou serviços. As possibilidades são variadas, como é o caso dos clubes de assinatura.

Neste conteúdo, saiba as vantagens de uma plataforma de cobrança recorrente e o que observar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio. Por fim, conheça os diferenciais do Asaas e veja como fazer uma cobrança recorrente na plataforma de forma simples e prática. Acompanhe!

Quais são as vantagens do sistema de cobrança recorrente?

Fazer a gestão de assinaturas sem contar com uma plataforma de cobrança recorrente pode ser um desafio, afinal é um formato de pagamento que exige controle e funciona melhor com automatização. Entre as vantagens de utilizar uma plataformas de pagamento recorrente, podemos citar:

Previsibilidade de recebíveis

Com uma plataforma de pagamento online, é possível visualizar todos os valores a receber em um controle de mensalidades prático e ágil. Assim, tomar decisões e criar novas estratégias financeiras fica muito mais fácil.

Redução da inadimplência

O software de cobrança recorrente permite o envio de lembretes automáticos para que o cliente não esqueça de efetuar o pagamento. A funcionalidade é útil para evitar a tarefa manual e auxiliar na redução da inadimplência.

Fidelização dos clientes

Uma plataforma de cobrança recorrente aumenta a credibilidade e o profissionalismo. Com isso, o cliente tem mais confiança e satisfação com o processo de pagamento, potencializando a chance de se tornarem clientes fiéis.

Como escolher a melhor plataforma de pagamento recorrente?

Na hora de escolher a plataforma de cobrança recorrente é importante buscar uma ferramenta completa. Tudo para garantir eficiência e praticidade na hora de receber os pagamentos do seu produto ou serviço por assinatura e fazer controle de pagamento mensal. Confira a seguir os recursos indispensáveis de uma plataforma de recorrência:

1. Oferecer diversidade nas formas de recorrência

É comum pensarmos na recorrência como cobrança mensal, como é no caso de exemplos que citamos anteriormente. Contudo, a assinatura recorrente pode ser aplicada em intervalos diferentes e é um aspecto que precisa ser contemplado na plataforma de cobrança recorrente.

No sistema para cobrança recorrente do Asaas, por exemplo, as cobranças recorrentes podem ser programadas de forma semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual. Assim, há várias opções para a venda recorrente, além da cobrança de mensalidade.

2. Possibilitar a antecipação de recebíveis na plataforma de recorrência

Receber crédito recorrente gera uma previsibilidade de caixa, como já vimos anteriormente. Nesse sentido, caso a empresa esteja passando por uma situação em que precisa utilizar o dinheiro, é importante contar com a opção de antecipar recebíveis.

Desse modo, não há necessidade de pedir empréstimos ou buscar outras vias de crédito. É possível utilizar um valor que já pertence à empresa, mas que seria recebido em datas futuras, evitando um endividamento. Isso pode ser feito pela plataforma de pagamento recorrente com o desconto de uma taxa.

3. Oferecer a régua de cobrança para facilitar o recebimento

Existem vários fatores que podem influenciar a inadimplência, e um deles é o simples esquecimento. Para evitar que o cliente se torne inadimplente, uma régua de cobrança permite estabelecer uma comunicação clara e respeitosa para lembrá-lo de efetuar o pagamento.

Com uma plataforma de cobrança recorrente, são enviados lembretes automáticos antes e após o vencimento com intervalos pré-definidos. A automatização evita a necessidade de uma equipe responsável pela tarefa, aumentando o controle da gestão de contratos. 

4. Permitir o pagamento recorrente no cartão de crédito, boleto bancário e Pix

Outro fator a considerar em um sistema de vendas recorrente é a diversidade de formatos de pagamento. No Asaas, vender por assinatura é bem simples, com a possibilidade de pagamento no cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

A vantagem do Pix está no recebimento instantâneo e para cobranças recorrentes fica disponível ao cliente através de um QR Code no boleto de pagamento. Assim, o consumidor tem duas opções de pagamento em uma.

5. Possibilitar a emissão de nota fiscal mensal dos pagamentos

A emissão de nota fiscal é uma tarefa que pode ser automatizada em um sistema de controle de assinaturas. Ao emitir a cobrança ao cliente, a nota fiscal também é gerada conforme data e valor de pagamento. 

Como usar a plataforma de cobrança recorrente do Asaas?

Agora que você já sabe o que um sistema de cobrança de mensalidade e assinatura precisa ter, veja como é feita a geração de uma cobrança na pagamento recorrente Asaas:

  • Clicar em “Criar cobrança”;
  • Insira os dados da cobrança;
  • Configure descontos, juros e multa;
  • Informe os dados do cliente;
  • Configure o envio de lembrete automáticos, se desejar;
  • Pronto, cobrança criada!

Como vimos, uma plataforma de venda recorrente deve contar com uma série de funcionalidades e recursos que facilitem a gestão financeira do seu negócio. Para aumentar a facilidade de criar cobranças em qualquer lugar, o Asaas conta com um aplicativo de cobrança recorrente.

É possível fazer cobrança recorrente por aplicativo?

O aplicativo do Asaas é completo e oferece todos os recursos que o seu negócio precisa para receber e gerenciar pagamentos. Com uma interface simples e intuitiva, gerar as cobranças de assinatura não tem complicações. 

A solução oferece diversidade nos métodos de pagamento, emissão de notas fiscais, antecipação de recebíveis e cobranças automatizadas. Além disso, o Asaas não tem nenhuma mensalidade, você paga apenas pelos serviços que utilizar.

Se você quer um aplicativo para assinatura, crie a sua conta no Asaas agora mesmo e automatize as suas cobranças com facilidade. O sistema de cobrança de mensalidade do Asaas está disponível para Android e iOS.

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Chega de cobrança manual. Venda uma vez e receba sempre: ofereça planos de assinatura e fidelize seus clientes. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de um homem e nele está escrito: Gestão de mensalidades Ofereça a opção de cobrança recorrente com facilidade e rapidez. Clique e saiba mais.

6 Comentários

  1. daniel gilson

    Gostaria de saber o valor do servico de cobranca recorrente no cartao de credito?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Daniel

      Você pode consultar as taxas do Asaas aqui: https://www.asaas.com/precos-e-taxas
      *Nessa página também é possível fazer simulação de vendas no cartão de crédito.

      Responder
  2. Paulo Minosso

    Não estou conseguindo entender quanto minha empresa vai pagar de taxas se cobrar pelo crédito recorrente via cartão de crédito.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Paulo

      Você pode verificar todas as taxas do Asaas aqui: https://www.asaas.com/precos-e-taxas. Nesta página também é possível fazer a simulação de vendas no cartão de crédito.

      Caso continue com dúvidas, pode nos contatar pelos canais de atendimento:

      0800 009 0037
      0800 009 0037 (mensagens por WhatsApp)
      contato@asaas.com.br

      Responder
  3. Netilo

    Para sanar a dúvida da galera, via link, o prazo para o dinheiro estar em sua conta é de 32 dias, mais 2% até o presente momento.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Netilo

      Agradecemos a colaboração. Apenas para complementar: Se o recebimento for via cartão o prazo de compensação é de 32 dias mesmo, porém, a taxa de uma cobrança de em cartão pode variar de acordo com a quantidade de parcelas. Você pode consultar essa informação no menu de taxas do seu cadastro.

      Hoje (12/04/2024) trabalhamos com essas taxas:
      – Taxa padrão à vista: 2,99%;
      – Taxa padrão para parcelamento de 2 à 6 parcelas: 3,49%;
      – Taxa padrão para parcelamento de 7 à 12 parcelas: 3,99%.

      A taxa só é cobrada se a cobrança for paga, e é descontada no momento da compensação da cobrança.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.