7 livros sobre finanças que todo microempreendedor deve ler

Por Editor Asaas
1 de dezembro, 2015

7 livros sobre finanças que todo microempreendedor deve ler
Ser o próprio chefe e alcançar a tão sonhada autonomia financeira é o sonho de muitos microempreendedores, que buscam novas oportunidades em meio ao competitivo mundo dos negócios. Mas nem sempre, temos a experiência e conhecimento necessário para administrar as nossas tarefas, por isso, alguns livros sobre finanças podem ser a melhor estratégia para alcançar o sucesso profissional.
Não importa o tamanho da empresa que está abrindo ou o tipo de negócio que irá investir, ele apenas trará bons resultados, se você conseguir entender como funciona o mercado e quais são as suas chances de sobreviver nele. Por isso, contar somente com o talento profissional não é mais suficiente para um microempreendedor, além deste precioso requisito é necessário saber conciliar outras tarefas financeiras, assim como organizar o tempo de forma eficaz para quem trabalha sozinho.
E para te ajudar a adquirir mais conhecimento sobre o mercado de trabalho, selecionamos 7 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler. Estas referências, com certeza, serão uma bagagem necessária para seus negócios. Confira!

Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros

Este livro escrito por Gustavo Cerbasi e Rafael Paschoarelli, retratam com clareza a importância de saber interpretar os números da empresa, utilizando as informações contábeis como oportunidades para direcionar melhor as estratégias. Com uma linguagem simples e objetiva, este livro contribui para qualquer microempreendedor, e você não precisa ser um expert em contabilidade para compreender o conteúdo e aplicá-lo.

Contabilidade e Finanças para Não Especialistas

Este livro escrito por vários colaboradores e publicado pela editora Pearson Education, é ideal para quem precisa se especializar em conteúdos sobre finanças. Diversos temas podem ser encontrados, como gestão de caixa, governança corporativa e gestão do capital, entre outros. Assuntos que podem ser muito úteis e solucionar qualquer dúvida do microempreendedor.

Matemática para Empreendedores

Nem sempre sabemos lidar com os números com eficiência, no entanto, sempre podemos aprender. O autor James Teixeira quis mostrar neste livro que qualquer microempreendedor que sabe utilizar corretamente as ferramentas matemáticas, minimizará as probabilidades de fracasso.

Imposto de Renda das Empresas

Ter o próprio negócio é também cumprir obrigações tributárias, por isso, é necessário conhecer tudo sobre legislação e impostos. Ao ler este livro, você descobrirá junto com o autor Hiromi Higuchi, conteúdos sobre leis, decretos, atos administrativos, entre outros assuntos que vão te ajudar muito a compreender suas contribuições.

Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores

Sabemos que nem todos os microemprendedores podem ser identificados com um perfil financeiro. Porém, o conteúdo deste livro, escrito por Steven Rogers, revela o aprendizado sobre processos que envolvem a elaboração, criação e desenvolvimento de estratégias de negócios.

Finanças Corporativas – Teoria e Prática

Informações importantes sobre os princípios financeiros são o assunto base deste livro, escrito por Aswath Damodaran. Além disto, você encontrará uma leitura apoiada em exemplos de empresas reais que alcançaram o sucesso através de diversos conhecimentos sobre investimento de capital.

Mercado Financeiro

E por último, mas não menos importante, o livro Mercado Financeiro, escrito por Alexandre Assaf Neto, oferece uma visão completa ao microempreendedor sobre o funcionamento financeiro de empresas, além dos riscos e metas que devem ser consideradas.
Se você também é um microempreendedor e tem alguma indicação de livro sobre finanças, não deixe de compartilhar conosco! Traga suas referências para ajudar outras pessoas que estão na mesma empreitada que você!