5 tendências do mercado empreendedor para os próximos anos

 

Estamos nos aproximando de 2020 e todo o mercado empreendedor precisa saber disto: a qualidade dos produtos e dos serviços vai melhorar. E muito! Não estamos falando do Brasil em grau especulativo. Estamos dizendo que uma das formas encontradas pelos empresários nacionais para conquistar mais clientes é aprimorando a entrega do seu produto. E acrescentando valor ao atingir um nível de qualidade antes considerado impensável.

Se você mora em uma das grandes capitais, já deve ter pegado um Uber. Há mais de uma década, se um taxista tratasse mal o seu cliente, a única ação que poderia ser feita era guardar ressentimento. Agora, todos os passageiros podem se expressar, o que mantém o nível do serviço da empresa holandesa extremamente alto.

Fora isso, o empreendedorismo vai estar ainda mais difundido, e todas as empresas vão possuir potencial para crescer rapidamente em um nível considerado surreal há algum tempo. Essas são algumas das tendências para os próximos anos. Além delas, neste post, você vai poder acompanhar mais 5 tendências apontadas como as verdadeiras inovações do mercado empreendedor para os próximos anos. Confira!

Novos negócios devem surgir

Nossa sociedade está cada dia mais inclusiva, moderna, receptiva e tolerante com as diferenças. Isso abre leques e novos ramos de atuação. A celebração de casamentos LGBTs é algo que pretende ganhar corpo nos próximos anos, depois da formalização do casamento de pessoas do mesmo sexo. Já os modelos de B2B sustentáveis também são oportunidades iminentes. As grandes companhias estão se preparando para reduzir os impactos dos processos produtivos no meio ambiente. Um nicho interessante para o mercado empreendedor, que queira investir em novas tecnologias e serviços para atendê-las.

O foco deixa de ser no empreendedor

Estamos em meio a uma crise econômica. E para sobreviver, as empresas novas precisam se antecipar. Isso significa olhar para atrás e aprender com os últimos casos de sucesso. Analisando os modelos de startups, chega-se à conclusão de que é importante focar em disrupção. Isso quer dizer criar um monopólio temporário, ou em outras palavras, um mercado novo. Para conseguir isso, o caminho é tirar o foco do empreender e investir em novas tecnologias. E buscar respostas para resolver o problema das pessoas sob uma nova ótica.

A tecnologia vai impactar diretamente no mercado empreendedor

Uma das maiores tendências apontadas para os próximos anos é a queda das hierarquias burocráticas em nome de redes tecnologicamente integradas. Pareceu difícil de entender? Na verdade você já vive isso. Já ouviu falar do Airbnb? Do site de ensino Duolingo? Do de financiamento KickStarter? É exatamente isso: tirar o intermediário, como o corretor de imóveis, por exemplo, e negociar diretamente com o dono. Talvez o maior exemplo ainda seja o YouTube, que quebrou o modelo hierárquico de divulgação de vídeos por estúdios.

A automação também é uma das principais tendências, como por exemplo, os softwares especializados em gestão de assinaturas.

O smartphone vai ser indispensável

Existem duas coisas que ainda não é possível fazer do seu smartphone: escrever um livro ou programar softwares. O mundo mobile conecta os seres humanos de simplesmente todas as formas. Até para conhecer pessoas novas! Meio bilhão de pessoas vão acessar a internet pela primeira vez nos próximos cinco anos, e a chance de fazer isso por uma plataforma mobile é muito alta.

Os mercado fragmentados vão estar em alta

Já que estamos falando em unir as pessoas, uma tendência é juntar um mercado que antes era totalmente fragmentado e que não conseguia se unir para oferecer um serviço completo, com eficiência. Exemplos são o Hotel Urbano ou ainda os sites de passagens aéreas. Não basta apenas criar um marketplace. É preciso buscar as oportunidades de mercado corretas. Lembre-se que a visão, como um todo, é de suma importância.

Esperamos que essas tendências tenham inspirado o seu lado empreendedor e que você veja, em algumas delas, a chance de revolucionar o mercado empreendedor. Se você gostou deste artigo, que tal conhecer um pouco mais sobre o lucro real e o presumido?

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.