5 lições de empreendedorismo tiradas de séries de TV

5-licoes-de-empreendedorismo-tiradas-de-series-de-tv.jpeg

 

A inspiração para começar um novo negócio pode vir de qualquer lugar. Geralmente, a origem de uma empresa vem com as experiências de vida dos seus gestores, e a forma com que interagimos com os meios de comunicação acaba sendo muito importante para a construção boas ideias e lições de empreendedorismo.

Se você é um empreendedor e quer tirar proveito do seu tempo livre, saiba que é possível assistir séries de TV e aprender bastante, só é preciso focar na direção certa. Apresentaremos uma lista com alguns seriados, bem como as principais liçoes de empreendedorismo que podemos extrair deles.

Certamente essa avaliação mudará sua forma de interagir com a TV. Bom, sem mais delongas, vamos lá!

House of Cards

A capacidade de se relacionar bem e exercer sua influência é algo que não pode faltar em uma personalidade empreendedora. A temática gira em torno de um sistema baseado exatamente nisso: a política norte-americana.

Em diversos momentos, é possível aprender com o personagem Francis Underwood como a liderança e a aptidão de convencer as pessoas pode ser a chave para o sucesso na sua carreira profissional. Interagir com esse tema pode fazer com que o empreendedor conheça algumas falhas comuns e saiba como contorná-las.

Breaking Bad

Walter White, com seus conhecimentos em ciência e química, desenvolveu um produto único (e azul) para um mercado totalmente dominado por outras facções criminosas. Rapidamente seus “cristais” unicamente puros ganharam fama diante dos consumidores.

Existe uma grande diferença entre um inventor e um empreendedor, questão bem explorada pelo enredo da série, em que é possível acompanhar os passos do desenvolvimento desse investimento “não tão convencional” de White e do seu sócio, Jesse Pinkman.

Orange is The New Black

Muitos acreditam que alguns tipos de investimento nunca podem dar certo. Piper, em Orange is The New Black, mostra como é possível gerir um comercio de calcinhas, mesmo em um ambiente improvável — no caso, a cadeia.

Ser um administrador nem sempre é algo fácil, entretanto, quem pretende acompanhar a série logo perceberá algumas habilidade que precisam ser treinadas, e como o bom uso delas, podem fazer, de qualquer negócio, um grande sucesso.

Shark Tank

A série fala sobre o contexto de alguns empreendedores com um plano de negócios já desenvolvido, que pretendem adquirir a participação de um dos “Sharks”, investidores milionários de sucesso.

Além de ser uma ótima base de inspiração, a série ensina sobre a importância de administrar bem um negócio e como isso pode atrair um investimento externo capaz de fazer com que uma pequena empresa se transforme em um grande negócio.

Mad Man

Essa aclamada série retrata o poder do mercado publicitário e como funcionavam os processos criativos na América do Norte da década de 60. É possível acompanhar histórias reais de marcas como Heinz, Lucky Strike e Kodak.

O protagonista Don Draper possui características bem marcantes e transmite uma série de lições sobre a importância de investir nos colaboradores, assumir riscos e conhecer bem o perfil dos seus clientes.

De fato, a personalidade empreendedora pode ser aprendida e aprimorada. Por meio disso, fazer com que o tempo ocioso se torne uma atividade produtiva é algo muito importante. As séries de TV que elencamos acima mudarão sua forma de pensar algumas coisas, logo, não deixe de buscar novas lições de empreendedorismo e o caminho do sucesso estará ainda mais próximo!

E você? Conhece alguma outra série que pode inspirar empreendedores? Que tal deixar seu comentário aqui? Participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.