5 dicas para conhecer seus concorrentes

Competition

Mesmo que não admitam, fato é que seus concorrentes sempre querem arrebanhar seus clientes para aumentar sua fatia no bolo do mercado. Mas sabia que você não só pode conhecer sua concorrência extremamente bem, como pode até virar o jogo? O segredo é descobrir seus pontos fracos, assim como seus bons atributos, de modo a conseguir pensar em estratégias para superá-los, conquistando ainda mais espaço junto a seu público-alvo.

Se você tem um pequeno ou médio negócio ou ainda está estreando no mercado, essa postura pode ser altamente eficaz para a sobrevivência de sua empresa, até que se estabilize e comece a crescer. Então que tal descobrir algumas valiosas dicas para analisar melhor sua concorrência e colocar essa estratégia logo em prática? Acompanhe:

Cheque as redes sociais

Não tenha dúvida: se você ainda não investe no marketing nas redes sociais, saiba que muitos de seus concorrentes já estão por lá, tirando o máximo de proveito dessas poderosas ferramentas. Assim, investigue fatos interessantes e até mesmo obtenha ideias sobre estratégias de marketing ao averiguar o que as empresas de seu segmento estão fazendo no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Pinterest, no Instagram e em tantas outras mídias do tipo. Analise menções de ofertas da concorrência, bem como as impressões que os clientes têm sobre seus produtos, por meio dos comentários e do nível de engajamento nas campanhas lançadas.

Pergunte aos clientes

Falar com os clientes é uma das melhores — e mais baratas — formas de coletar informações realmente relevantes para as empresas. Porém, neste caso, não tente uma abordagem tão direta e de largo alcance. Quando ganhar um novo cliente, trate de descobrir os produtos e serviços que ele usou previamente, bem como por que mudou para você. Coletar uma boa quantidade dessas histórias vai dar uma ideia muito clara sobre o que os concorrentes têm oferecido à clientela, assim como o que estão deixando de oferecer.

Verifique com os fornecedores

Se você trabalha em um segmento de mercado no qual praticamente os mesmos fornecedores entregam materiais para sua empresa e para boa parte dos concorrentes, que tal fazer algumas perguntas simples, sem comprometer a ética do negócio? Pode-se, dessa forma, obter informações simples sobre o volume de encomendas de determinado produto por mês ou os meios de transporte mais usados, por exemplo, de modo que possa aperfeiçoar sua logística e sua gestão de estoques.

Coloque-se como consumidor

Uma boa ideia para conhecer mais a fundo como os concorrentes tratam os clientes é comprar produtos com eles e analisar o desenvolvimento do relacionamento com cada empresa, tanto nas etapas anteriores à compra quanto no pós-venda. Você pode testar, por exemplo, o atendimento prestado pelos vendedores, a navegação no site e diversos outros fatores que podem ajudar a entender as razões de um eventual destaque que determinado concorrente apresenta. E, é claro, examine também a qualidade e as propriedades dos produtos adquiridos, comparando com os que sua empresa oferece ao mercado.

Contrate funcionários concorrentes

Pode ser interessante abastecer seu time com parceiros e funcionários que antes trabalhavam para seus concorrentes, não só por conta de suas capacidades profissionais, mas também para ter a oportunidade de saber mais sobre como essas empresas operam por dentro, quais são suas metas e como é seu ritmo de trabalho. Acerque-se de inovações e procedimentos que você ainda não conhecia!

Para que uma empresa se dê bem na atividade que pretende exercer, precisa conhecer seus concorrentes, fazer um bom estudo de mercado e entender como captar mais clientes. Não é nenhum bicho de sete cabeças, não concorda? Pois então comente aqui e nos conte que técnicas utiliza para conhecer a competição! Já adotou alguma inovação ou característica que tirou de algum rival de mercado para fazer com que sua marca crescesse? O que você tem feito para superar seus concorrentes? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.