Entenda como lidar com a concorrência e sair na frente

por Comercial e Vendas

Publicado em 8 de janeiro, 2015 | Atualizado em 20 de dezembro, 2023

Quando você encontra seu concorrente em um evento do segmento ou em uma situação inusitada do dia a dia, qual é sua reação? Vira as costas e sai correndo? Cumprimenta com um sorriso amarelo e diz que está com pressa?

Se a resposta foi positiva para alguma dessas reações, chegou a hora de mudar sua postura! Saber lidar com a concorrência, em qualquer que seja a situação, é essencial e pode, inclusive, trazer muitas vantagens. Quer saber como e por quê? Então acompanhe:

Como lidar com a concorrência?

Lidar com a concorrência é uma parte fundamental de qualquer negócio ou empreendimento. A concorrência pode ser uma fonte de inspiração e motivação para melhorar e inovar, mas também pode ser desafiadora. Aqui estão algumas estratégias para lidar com a concorrência de maneira eficaz:

1. Faça benchmarking com seus concorrentes

O benchmarking nada mais é do que enxergar seu concorrente como uma fonte de dados e informações importantes para seu próprio negócio. O que ele faz de melhor? E no que ele falha? Ao detectar os pontos fortes e fracos do seu competidor, você acaba construindo um diferencial competitivo, destacando-se no mercado e ganhando a liderança.

O benchmarking é visto, muitas vezes, como uma cópia das ações do concorrente, mas, na verdade, vai muito além disso, permitindo que se compreenda as razões pelas quais seu concorrente faz o que faz. Por meio da análise de concorrência, sua empresa conseguirá tirando insights importantes para que você possa superá-lo e inovar.

Essa é uma estratégia de melhoria constante, e, portanto, deve ser levada a sério, lembrando-se de sempre manter a ética.

2. Mapeie oportunidades

Essa dica pode vir a causar um certo desconforto, mas, confie, é válida: o que você acha de ser cliente do seu concorrente? Parece absurdo? Mas não é! Para compreender melhor o funcionamento do negócio da competição, nada melhor do que utilizar seus serviços ou adquirir seus produtos.

Como consumidor, você consegue verificar com maior precisão o que pode ser melhorado e quais são as falhas de competência do concorrente para, assim, desenvolver uma estratégia de inovação para seu próprio negócio, solucionando esses erros e ganhando em vantagem competitiva. Em vez de bater de frente com sua concorrência, aprenda com ela e se torne mais hábil em sanar as necessidades do seu público-alvo!

3. Inspire-se com boas atuações

Cases de sucesso não servem para dar inveja, mas, sim, para que se possa aprender com a experiência de outra empresa e implementar melhorias em seu próprio negócio. Para cada case de sucesso com o qual você tiver contato, registre as lições aprendidas, reflita sobre elas e verifique como elas podem contribuir para que seu negócio melhore.

Conforme a dimensão do case, é possível engajá-lo em veículos jornalísticos e, assim, proporcionar o marketing orgânico dentro da sua empresa.

4. Seja único

Não queira ser uma cópia do seu concorrente! Isso não vai torná-lo mais atrativo para o mercado. Diferentemente disso, busque se destacar por suas qualidades únicas, evidenciando o que você oferece de melhor para seus clientes.

Se for preciso, foque em um nicho de mercado mais específico, que precise de um atendimento diferenciado. Lembre-se, afinal, que nem sempre ser o maior significa ser o melhor. Avalie friamente, portanto, seu posicionamento perante o mercado e foque naquilo que você faz com excelência.

Quanto mais diferenciais seu negócio tiver, mais argumentos para conquistar clientes também terá e mais poeira sua concorrência vai comer. Sendo assim, vá em frente e mostre quem é sua empresa e a que ela veio.

Lembre-se de organizar seus resultados

A concorrência é uma fonte de inspiração, de geração de insights e de obtenção de informações valiosas, portanto, analise o seu mercado e aguarde as informações que podem ser valiosas. Aproveite ao máximo tudo o que seus concorrentes podem lhe oferecer de útil e organize suas ações de melhoria!

Neste caso, para facilitar a coleta de suas informações internas, você pode recorrer a um sistema financeiro automatizado, assim como o Asaas, que facilite o gerenciamento de seus processos de forma fácil e eficiente.

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.