5 dicas de relaxamento para empreendedores

Por Diego Contezini
Publicado em 14 de novembro, 2016 | Atualizado em 23 de setembro, 2020

5-dicas-de-relaxamento-para-empreendedores.jpeg
 
Geralmente, nossos posts são voltados para os cuidados com a sua empresa, visando garantir o seu sucesso. Hoje, porém, queremos cuidar da saúde do empreendedor e mostrar que um profissional calmo e relaxado toma melhores decisões, engaja melhor os funcionários e, o melhor de tudo, sabe aproveitar o próprio sucesso.
Mostraremos aqui 5 dicas simples e rápidas de relaxamento para empreendedores, para que você consiga aplicá-las no dia a dia sem prejudicar a rotina dos negócios. Acompanhe!

1. Utilize lembretes para dar uma pausa e respirar

Quando a rotina do trabalho torna-se corrida e conturbada, nada melhor que contar a respiração e relaxar. E, para tornar isso um hábito eficaz, o ideal é utilizar lembretes para dar uma pausa e respirar.
Existem aplicativos disponíveis para smartphones e tablets que ajudam nesse quesito, notificando em pequenos intervalos que é hora de inspirar e expirar. Além disso, eles propõem exercícios para que você faça tudo corretamente. Porém, se você não é adepto das tecnologias, colar um post it em um local de boa visibilidade também é uma dica válida.

2. Faça pequenos alongamentos ao longo do dia

Chega um momento do dia em que todo o corpo parece doer, seja por ficar sentado por horas na mesma posição ou fazendo tarefas repetitivas e desgastantes. Nessa hora, é importante lembrar que uma das melhores técnicas de relaxamento de empreendedores de sucesso é fazer pequenos alongamentos ao longo do dia.
Entrelaçar os dedos à frente do corpo, girar mãos e punhos no sentido horário e anti-horário, mover a cabeça ao longo do colo e estender os músculos das pernas são bons exemplos. Além de serem atividades rápidas e simples, você melhora a postura, a elasticidade e promove relaxamento.

3. Descanse os olhos

Se você é um empreendedor que fica por longos períodos usando computador, o exercício de relaxamento dos olhos, também conhecido como palming, é uma excelente dica. Além de descansar os olhos, você também relaxa o rosto e a coluna cervical.
Sente-se em posição ereta e coloque as duas mãos sobre os olhos, impossibilitando a entrada de luz. Permaneça assim por alguns minutos e depois abra os olhos lentamente. Repita o procedimento pelo menos duas vezes, o resultado é incrível.

4. Faça pequenos intervalos

Você pode achar que trabalhar o máximo de horas possível sem intervalo é sinônimo de produtividade, mas, na verdade, isso pode ter o efeito contrário, atrapalhando seu humor e contribuindo para seu estresse. Por isso, não deixe de fazer pequenos intervalos entre uma tarefa e outra.
Uma boa dica é usar a Técnica Pomodoro. Criado por Francesco Cirillo, o método consiste em fazer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de total concentração em determinada atividade. Após 4 pausas, o intervalo deve ser maior, entre 15 e 30 minutos. Seguindo-a, você se sentirá muito mais calmo e apto para tomar grandes decisões.

5. Ouça algumas de suas músicas favoritas

A música é capaz de despertar os mais diversos sentimentos e sensações, e, além de transmitir uma boa energia, ela também pode ajudar no relaxamento e na redução do estresse.
Quando fizer um intervalo, aproveite para colocar os fones de ouvido e pôr uma boa playlist pra tocar. Não se esqueça de dar o play apenas em musicas que você sabe que contribuirão para o seu bem estar — do contrário, você pode causar o efeito inverso!
Aplicar essas técnicas de relaxamento para empreendedores no seu dia a dia é sinônimo de um trabalho com menos problemas e de funcionários mais satisfeitos. Gastando apenas alguns minutos do seu expediente, você promove grandes resultados e ganhos.
Esperamos que essas dicas sejam úteis e te mostrem o quão importante é ter qualidade de vida no trabalho. Quais outras técnicas você costuma utilizar no seu dia a dia? Não deixe de comentar!

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais