4 empreendedores brasileiros que vão inspirá-lo profissionalmente

4 empreendedores brasileiros que vão inspirá-lo profissionalmente

Dentre as muitas características normalmente usadas para definir o sucesso no empreendedorismo, disciplina e determinação estão sempre presentes. Nesse contexto, empresários que já garantiram um lugar sólido no mercado acabam servindo como bons exemplos para inspirar aqueles que estão apenas começando. E foi pensando nisso que resolvemos listar no post de hoje alguns empreendedores brasileiros de sucesso, com o propósito de, com suas histórias, ajudá-lo a se inspirar profissionalmente. Pronto para aprender com suas trajetórias? Confira:

Luiza Trajano

Luiza Helena Trajano é o nome por trás da rede de lojas Magazine Luiza. Tudo começou no final da década de 50, quando os tios de Luiza inauguraram a loja A Cristaleira, que tinha como foco o varejo da cidade de Franca, em São Paulo. Com o estrondoso crescimento da loja, em 1983 já era possível encontrar A Cristaleirapresente em diversos outros Estados do Brasil. Em 1991, o nome da rede mudou, passando finalmente paraMagazine Luiza, com Luiza iniciando o comando direto da marca. E juntamente com a troca do nome surge também a implantação de um novo modelo de gestão, baseado na valorização dos colaboradores e, claro, dos clientes. Já em 1992, a rede era de longe a pioneira do setor no país e, um pouco mais tarde, tornou-se uma das primeiras a explorar o mercado e-commerce em terras tupiniquins.

Samuel Klein

O criador das Casas Bahia, uma das marcas mais conhecidas do Brasil, é um polonês visionário com uma história de vida incrível. Klein nasceu na Polônia bem no período da Segunda Guerra, foi levado para um campo de concentração juntamente com sua família judaica e acabou tendo seus cinco irmãos e sua mãe mortos. Ele felizmente conseguiu escapar. Depois de ter vivido em Israel e na Alemanha, Samuel Klein veio para o Brasil e se instalou em São Caetano do Sul. Trabalhava lá como mascate e oferecia seus itens de cama, mesa e banho de porta em porta. Depois de cinco anos de muita luta, finalmente conseguiu juntar dinheiro para abrir sua primeira loja. Aí nasciam as famosíssimas Casas Bahia. O nome do negócio foi dado em homenagem a seus clientes, que eram majoritariamente nordestinos, principalmente baianos.

Como a loja, desde o começo, se propôs a vender produtos divididos em várias parcelas para seus clientes, acabou ficando rapidamente conhecida e se popularizando entre todos aqueles que não tinham condições para comprar seus bens à vista. Klein faleceu em 2014, deixando seus filhos na administração do negócio.

Robinson Shiba

Quando Robinson Shiba ainda cursava Odontologia, fez uma viagem para os Estados Unidos e observou que por lá havia uma grande quantidade de estabelecimentos que vendiam comida chinesa em caixas. Voltando para o Brasil, notou que aqui a moda era entregar pizzas, chegando rapidamente à conclusão de que trazer um bom delivery chinês para o mercado brasileiro seria um sucesso! Por não ter capital na época, o sonho foi adiado por alguns anos, tanto que só em 1992 Shiba abandonou a Odontologia para investir no seu próprio negócio. Nesse mesmo ano inaugurou a primeira unidade do China in Box em Moema, São Paulo. Depois, a empresa entrou para a Associação Brasileira de Franchising e começou a rodar seu sistema de franquias. Hoje já são mais de 130 franquias abertas, colocando o empreendimento na posição de maior do segmento delivery de comida oriental da América Latina!

Romero Rodrigues

Nascido em São Paulo e formado em engenharia elétrica, Romero Rodrigues criou a famosa marca Buscapéaos 21 anos. Tudo começou quando ele precisou procurar por um modelo específico de impressora na internet e não conseguiu achar as informações técnicas ou os valores que tanto buscava. Percebeu a partir dessa experiência que seria ótimo se existisse um negócio para solucionar tal necessidade. Com mais três amigos, criou a marca em 1998, assumindo ele mesmo o comando. Com um orçamento inicial ínfimo, elaboraram sistema, layout e pagaram a hospedagem. Em 2009, o negócio se internacionalizou e foi vendido para o Narpers. Hoje em dia, Romero Rodrigues lidera mais de 20 unidades de uma mesma companhia, além de ser conselheiro de gigantes como a Endeavor e a Movile.

Viu como esses empreendedores brasileiros com histórias de sucesso servem de inspiração para muitos que querem iniciar seu próprio negócio? Quer conhecer mais um? Confira um pouco da trajetória de Luiz Quinderé, criador do Brownie do Luiz, e aproveite o momento de aprendizado para conhecer também aslições que todo empreendedor deve tirar dos fracassos!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.