10 filmes e documentários para o empreendedor em tecnologia se inspirar

10 filmes e documentários para o empreendedor em tecnologia se inspirar (1)

O cinema, como poderoso meio de comunicação que é, tem a magia de inspirar novos caminhos com suas ideologias, posições e representações sociais, não é mesmo? Pois foi pensando nesse potencial motivador que resolvemos elaborar uma lista de 10 documentários que irão turbinar os sonhos dos empreendedores da área da tecnologia! Confira agora mesmo 10 histórias de vida, de garra e superação que iluminarão seus direcionamentos, tornando-se o norte em sua trilha para o sucesso:

Piratas do Vale do Silício, de 1999

Essa é uma versão dramatizada sobre o nascimento e a rixa entre as duas principais empresas de tecnologia do mundo: a Apple e a Microsoft. Brigas de bastidores entre Steve Jobs e Bill Gates, a concorrência voraz do setor, as dificuldades enfrentadas pelos jovens empreendedores e a constante luta pela superação são retratados, o que rapidamente transformou esse em um verdadeiro clássico para os empreendedores de plantão.

A Rede Social, de 2010

Narra a história de Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Eisenberg), fundador do Facebook, mostrando seu espírito guerreiro, sonhador e criativo na rota de criação da maior rede social do planeta. A partir dos corredores da universidade de Harvard, em 2003, mostra, curiosamente, sua dificuldade em estabelecer relações sociais reais, o que impacta diretamente nos negócios. Na ocasião de sua estreia, apareceu em nada menos do que 78 listas de melhor filme do ano!

O Triunfo dos Nerds, de 1996

Inspirado no livro The Rise of Accidental Empires, escrito por Robert X. Cringely, o filme mostra o desenvolvimento dos computadores pessoais (PCs) nos Estados Unidos, em um período que compreende desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995. Conta com depoimentos de eternos ícones da tecnologia, como Bill Gates, Steve Jobs e Steve Wozniak, entre outros.

Welcome to Macintosh, de 2008

Trata-se de um documentário que explora as mais diversas maneiras por meio das quais as inovações da Apple transformaram o mundo moderno. Conta com inúmeras entrevistas com os envolvidos na criação do primeiro computador da maçã mais valiosa do mundo!

Hackers: Criminosos & Anjos, de 2007

Documentário curto, mas extremamente rico em informações feito pelo Discovery Channel. A filmagem mostra o quanto as empresas e o governo estão vulneráveis às intrusões e aos ataques virtuais, bem como o quanto a espionagem pode causar danos milionários às organizações.

Bill Gates: o Sultão do Software, de 1987

Mais uma biografia de um dos mais importantes ícones da história da tecnologia. Também bastante conciso, mas com muitos depoimentos riquíssimos sobre como Bill Gates se transformou no grande nome da computação no século XX.

Ciberguerrilha: a Arte da Guerra Virtual, de 2014

Publicidade enganosa, fraudes de toda a espécie, intrusões em sistemas e propagações de vírus: hackers controlam os conflitos cibernéticos, desviando milhões de dólares e exigindo uma resposta à altura das grandes potências. Mais um interessante documentário sobre os desdobramentos da guerra virtual.

Revolution OS, de 2001

Conta a história da filosofia do software livre, sua ideologia, entrevistas com seus ativistas e reflexões sobre o papel que a tecnologia irá desempenhar no futuro da sociedade globalizada.

O Menino da Internet: a História de Aaron Swartz, de 2014

Muito além de uma homenagem, o filme promove um debate bem interessante sobre o fluxo de dados na internet e o controle da informação. Usa, como plano de fundo, a história do jovem Aaron Swartz, programador e ativista norte-americano que enxergava na internet e na computação a chave para a mudança do mundo.

Google e o Cérebro do Mundo, de 2013

Trata sobre os audaciosos planos da empresa norte-americana de criar a maior biblioteca da história, digitalizando nada menos do que todos os livros já publicados no planeta (em todos os tempos). A ideia é criar um verdadeiro cérebro cultural supremo da humanidade. O documentário é cercado de discussões e entrevistas polêmicas sobre a iniciativa e sua viabilidade.

E aí, pronto para aprender um pouco mais sobre empreendedorismo com a saga dos grandes mestres da computação? Faça um cronograma e não deixe de conferir essas verdadeiras aulas gratuitas sobre como vencer no voraz universo competitivo da TI! E compartilhe sua listinha de favoritos aqui depois, ok?

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.