O pagamento anual pode ser uma estratégia vantajosa de cobrança. Seus benefícios são notados, principalmente, na oferta de produtos ou serviços contínuos e de longa duração.
Para a implementação desse modelo de pagamento, é preciso organização e estudo de viabilidade por parte da empresa. Afinal, por ser um único pagamento para um ano, geralmente os valores são mais altos.
Um sistema de cobranças pode auxiliar na manutenção desses pagamentos recorrentes, garantindo a cobrança no prazo e a renovação automática. Para saber mais sobre o que é, como funciona e outras particularidades do pagamento anual, continue a leitura.
O que é pagamento anual?
É bastante simples entender o que é pagamento anual: é um modelo de transações financeiras que acontecem em um período de 12 meses entre elas.
Geralmente, esse modelo é bastante para negócios que utilizam de cobranças de assinaturas, mas também pode-se encontrar os pagamentos anuais em outros tipos de serviço.
Esse modelo de transação funciona como uma cobrança “pré-paga”, já que o cliente usufruirá do que foi pago pelo período de 1 ano até a próxima renovação.
Além isso, também oferece uma maior flexibilidade em descontos, uma vez que sua cobrança é feita uma vez só, no início da contratação do produto ou serviço.
Qual a diferença entre cobrança anual e mensal?
Nos pagamentos anuais, os contratos têm vigência de um ano. Pode ser uma modalidade mais vantajosa, já que oferece maior custo-benefício, ao contrário de outros tipos de pagamento.
No pagamento mensal, por outro lado, o contrato se renova e a cobrança é refeita a cada 30 dias. Assim, não há tanta margem para negociação dos valores, os quais são cobrados integralmente pelo período.
Contudo, vale ressaltar que esse método proporcione maior flexibilidade no cancelamento a prestação do serviço, caso seja necessário.
Como funciona o pagamento anual?
Nessa modalidade, a empresa receberá os valores da transação integralmente, como em um pagamento à vista. Com isso, o cliente poderá ter acesso ao produto ou serviço oferecido pelo período vigente do contrato, sem necessidade de pagamentos adicionais.
Com os planos anuais, é possível oferecer algumas formas de pagamento mais tradicionais:
- Cartão de crédito;
- Boleto à vista ou boleto com QR Code;
- Cartão de débito;
- Pix.
É por conta do recebimento integral dos valores que, na hipótese de um eventual cancelamento do plano anual, o reembolso geralmente não fica disponível, já que o cliente pagou para usar e ter acesso aos recursos durante 1 ano inteiro.
É comum, inclusive, incluir no contrato cláusulas com multas para a finalização do serviço antes do período. Afinal, a ideia é que o cliente utilize o que contratou pelo período estipulado.
Quais empresas podem utilizar o pagamento anual?
Existem diversos nichos que se utilizam bastante do pagamento anual para a manutenção e satisfação de clientes. É possível que o cliente contrate outros modelos de transação antes, para então seguir para o anual após o conhecimento e aprovação do produto/serviço.
Alguns dos nichos mais comuns de empresa que utilizam dos planos anuais são:
- Academias;
- Escolas (instituições de ensino, escolas de idiomas, etc.);
- Serviços por assinatura: TVs por assinatura, internet, streamings de vídeo, música, clubes de assinatura, jornais, etc.;
- Serviços de tecnologia: empresas de hospedagem de sites, softwares, sistemas, etc.;
- Seguradoras, entre muitos outros.
Dessa forma, são serviços que oferecem maior flexibilidade na periodicidade da assinatura para definir o prazo de pagamento.
Quais os benefícios de implementar o pagamento anual?
A implementação desse tipo de pagamento em um negócio deve ser bem analisada pelas equipes financeira e administrativa. Isso porque o preço deve ser atrativo e, também, é necessário que o produto ofertado, faça sentido ser pago anualmente.
Para auxiliar nessa análise, apresentaremos alguns benefícios de implementar a modalidade de pagamento anual em uma empresa.
Previsibilidade financeira
Como os planos anuais são pensados para fidelização do cliente, é incomum deparar-se com o cancelamento dos contratos. Com isso, é possível ter previsibilidade de recebimentos durante o período.
Além de previsibilidade de receita, já que o valor de um plano anual deve ser dissolvido pelos 12 meses seguintes, esse tipo de pagamento ainda proporciona mais estabilidade para o fluxo de caixa da empresa.
Diferencial competitivo
A depender do nicho de atuação de uma empresa, oferecer a possibilidade de pagamento anual pode se tornar uma grande vantagem competitiva em comparação à concorrência.
Com a possibilidade de oferecer melhores preços e uma grande variedade de opções de pagamento, o cliente se sente mais confortável para escolher o que for melhor para ele no momento.
Diminuição da inadimplência
Como essa modalidade de pagamento já engloba o período de um ano, o seu negócio sofrerá menos com a inadimplência. Afinal, é muito mais fácil de manejar uma renovação após 1 ano, do que manter o cliente pagando em dia mensalmente.
Dessa maneira, a empresa gasta menos recursos para garantir a manutenção do cliente, uma vez que ele terá acesso pelo período estabelecido, trabalhando mais ativamente para a manutenção do pagamento anual perto do período de vencimento.
Melhora na retenção e fidelização de clientes
Com os pagamentos anuais, é muito mais fácil um cliente continuar utilizando o seu serviço pelo tempo estabelecido sem a obrigatoriedade de pagamento mensal. Além de também ter uma menor taxa de cancelamento de assinatura.
Outro ponto a ressaltar é que geralmente os clientes acabam esquecendo de cancelar os planos, uma vez que eles já estão integralmente pagos.
Criação de uma régua de cobrança personalizada
Com essa modalidade de cobrança recorrente, também é possível configurar notificações automáticas quando o período contratual estiver chegando ao fim. Elas podem acontecer próximas ao vencimento ou até mesmo após o prazo.
No Asaas, por exemplo, quando a primeira cobrança é feita no cartão de crédito, ambos os lados são avisados sobre a confirmação do pagamento. Na renovação, somente o cliente é avisado.
Assim, é possível configurar os prazos de envio desses lembretes por meio da régua de cobrança, para o cliente saber sobre a renovação.
Como fazer cobrança anual?
Embora as cobranças de nível anual sejam mais fáceis de acompanhar do que pagamentos mensais, ainda assim, é possível utilizar um sistema para automatizar a operação.
Existem plataformas que oferecem a possibilidade de criar uma cobrança por assinatura, escolhendo a frequência na qual o cliente receberá a fatura para pagamento. O Asaas oferece essa forma de cobrança gratuitamente, com muitas outras soluções que podem facilitar a gestão do negócio.
E todo o processo é automatizado, sem a necessidade de realizar as configurações em todas as renovações.
Por isso, optar por um sistema que realize essa cobrança recorrente é bastante vantajoso para a empresa.
Conheça o sistema de cobrança de assinatura do Asaas
O Asaas oferece todo o suporte necessário para quem está buscando uma plataforma para implementar o modelo de pagamento anual. Com a criação de uma cobrança por assinatura, o cliente receberá a cobrança automaticamente, no período estabelecido.
Para criar uma cobrança no Asaas é fácil, basta:
- Criar uma conta no Asaas;
- Acessar “Criar Cobranças”;
- No método de pagamento, escolher “Assinatura”;
- Definir a frequência desejada, neste caso, “Anual”;
- Preencher o restante dos campos, escolher uma forma de enviar os lembretes de pagamento e pronto!
Implementar essa modalidade de pagamento em seu negócio é simples e sem burocracia. Comece a usar agora mesmo, abra a sua conta digital PJ no Asaas.