Qual a importância da credibilidade e imagem da empresa no mercado?

Por Diego Contezini
3 de novembro, 2020

Quantas vezes você ouviu a seguinte frase: “a primeira impressão é a que fica”? Esse ditado não se aplica apenas às pessoas. Quando um negócio quer gerar credibilidade no mercado, ele precisa estar atento à imagem da empresa.

Assim, criar e cuidar dos aspectos que tangem os valores e princípios de uma organização é fundamental para a conquista dos clientes e, claro, para retenção de talentos. Afinal, é a partir dessas ideias e ideais que os usuários externos visualizam a forma de trabalho de um empreendimento.

Para que você compreenda de uma vez por todas a importância da credibilidade no mercado, neste post, falaremos sobre a imagem da empresa e como conquistá-la gradativamente. Leia atentamente e confira!

Conteúdo

Por que cuidar da imagem da empresa?

A percepção de imagem está diretamente ligada a como a organização é conhecida no ambiente externo. Logo, quando esse cenário é criado, qualquer ação de ler ou ouvir uma mensagem que tenha o nome do empreendimento trará à tona o modo como os consumidores veem o estabelecimento.

Dessa forma, buscar estruturar solidamente e transmitir os valores da empresa é fundamental para a continuidade dos negócios. Ao expandir a missão, visão e os princípios de uma organização e consolidar sua marca, grava-se seu modo de trabalhar nas pessoas.

Obviamente, esse processo não é um caminho curto, na verdade, podemos mencionar que se trata de uma árdua tarefa, já que existem ramos que precisam estar constantemente atentos, pois a volatilidade da reputação é maior comparada a outros setores.

A partir do momento que a empresa internaliza como regra apresentar sempre o melhor para seu cliente e, além disso, se propõe a executar tais tarefas com excelência, ela passa a aumentar seu índice de satisfação.

Mesmo em situações controversas, é possível trabalhar em prol da imagem da empresa, buscando sempre o aprimoramento desse quesito, construindo uma reputação sólida.

Como fortalecer a imagem da empresa?

Como mencionado, conquistar o público e criar essa credibilidade tão almejada pelos gestores não é uma tarefa fácil, porém, é não impossível. Existem etapas e procedimentos que quando bem elaborados contribuem para essa conquista.

A seguir, veja dicas de como melhorar a credibilidade do negócio.

Estabeleça um valor justo

Independentemente da qualidade dos produtos, o cliente espera pagar um valor justo pela sua compra. Atualmente, a concorrência está a um passo de qualquer pessoa, logo, uma procura na internet já possibilita ao consumidor um vasto número de opções do mesmo produto.

Dessa forma, procure apresentar aos clientes um item de qualidade e, acima de tudo, com o valor apropriado ao requisitado, assim, quando ele comparar os valores do seu produto com os de um concorrente, não achará que está sendo enganado.

Invista em treinamento

Não é de hoje que as empresas têm percebido que seus colaboradores são uns dos principais bens da empresa, afinal, são eles os responsáveis pela primeira aproximação com o consumidor.

Diante disso, investir para que eles tenham ferramentas apropriadas para desenvolver suas atividades é primordial para o sucesso do atendimento. Quando o vendedor é bem treinado, ele é capaz de proporcionar uma ótima experiência ao cliente e, certamente, isso ficará presente na memória da pessoa que sairá satisfeita da loja, gerando positividade na imagem da empresa.

Tenha um time alinhado

Criar um ambiente corporativo é o principal fator para formar uma equipe que busca por ideais alinhados à organização. Com isso, toda a visão da empresa deverá ser explanada, desde o momento da contratação e, principalmente, na retenção de talentos. 

Por esse motivo, construa um alicerce para seu empreendimento, ou seja, tenha um time alinhado. Quando se tem uma equipe fechada, popularmente falando, todos caminham em prol de um mesmo objetivo e isso fica perceptível aos clientes.

Faça pesquisa de credibilidade

O que não é conhecido não há como ser mensurado, sendo assim, como você gostaria de gerar mais credibilidade para a imagem da empresa se você não sabe ao certo o que os consumidores estão falando sobre ela?

Muitas vezes, o setor de marketing trabalha incessantemente na busca do registro da marca, elencando fatores essenciais para isso, no entanto, a repercussão junto aos consumidores não é exatamente como a empresa gostaria.

Por isso, busque ferramentas para analisar qual é a imagem da empresa no mercado, como ela é vista perante seus concorrentes e quais os pontos devem ser melhorados.

Aprimore os canais com o cliente

A melhor propaganda é a que o cliente que faz. Essa afirmação é o que garante o sucesso de um empreendimento. Sendo assim, o gestor precisa estar atento ao que o consumidor busca, além de quais seus principais desejos.

Uma maneira excelente para isso é aprimorar os canais com o cliente, para tanto, utilize a tecnologia para aperfeiçoar o atendimento e escute o que eles têm a dizer para a melhoria do negócio.

Quais fatores comprovam a importância da imagem da empresa?

Aplicar todas as dicas mencionadas sem ver os resultados é frustrante, por isso, avalie constantemente os fatores que são influenciados com o processo de gerar credibilidade à imagem da empresa.

Agora, veja algumas vantagens de se investir na imagem da empresa.

Fidelização dos clientes

Quando a marca prioriza o engajamento, alinhado ao que o cliente procura, a empresa consegue estreitar essa relação. Logo, esse consumidor não é um eventual comprador, e sim um cliente ativo do seu negócio, que dificilmente procurará um concorrente, pois acredita na política apresentada pela organização e se sente alinhado com isso.

Propagação da marca

Com os processos bem alinhados para aumentar a credibilidade da imagem da empresa, os resultados ocorrem em um efeito cascata. Desse modo, ao se tornar um cliente fiel, o próprio consumidor faz a divulgação da empresa, atraindo novas pessoas que, futuramente, poderão virar compradores do empreendimento.

Atribuição na imagem da empresa

A atribuição de aspectos positivos na imagem da empresa é fundamental para a alavancagem dos negócios. Certamente, esses atributos afetarão a decisão do consumidor ao realizar ou não uma compra.

Além disso, outras organizações começarão a ver seu empreendimento com outros olhos, aumentando as possibilidades de novas parcerias. Esse é outro fator que expande os nichos de mercado.

Se você está em busca de novos clientes e de uma estruturação promissora da imagem da empresa com base nos princípios institucionais que seu empreendimento acredita, siga as dicas mencionadas até aqui, alinhando as particularidades do empreendimento. 

Obviamente, esse processo não ocorre do dia para noite, existem etapas e processos que precisam ocorrer para obter o aprendizado e chegar aos resultados almejados.

Agora que você sabe a importância da imagem da empresa e táticas para alcançar esse patamar, conheça 8 passos para ganhar a confiança do seu cliente e aumentar sua credibilidade no mercado!