A antecipação de duplicatas é uma estratégia financeira que permite o recebimento ágil de valores referentes a vendas a prazo. Embora as duplicatas mercantis tenham perdido a sua força como título de crédito, o adiantamento de recebíveis ainda é útil para a empresa.
O objetivo do processo de antecipação de valores é garantir liquidez imediata no fluxo de caixa, permitindo a realização de movimentações financeiras, investimentos ou a cobertura de despesas inesperadas.
Neste guia completo, explicaremos como funciona a antecipação de duplicatas, qual a sua finalidade e como a empresa pode utilizá-las! Continue a leitura.
O que é adiantamento de duplicatas?
A antecipação de duplicatas, também conhecido como desconto de duplicatas, refere-se ao processo de recebimento adiantado do valor integral ou parcial, de vendas realizadas prazo.
A duplicata um título de crédito emitido pelo credor e sua validade se concretiza a partir da assinatura do devedor. O processo de emissão desse documento financeiro ocorre a partir da emissão da fatura, devendo conter todas as informações obrigatórias, conforme a Lei 5.474/68 (Lei da duplicata).
Por ser um título de crédito, a duplicata representa uma conta a receber em data futura. Mas, por meio do processo de desconto, a empresa pode converter esse recebível em liquidez antes do vencimento.
Ou seja, a antecipação de duplicatas funciona como uma operação de crédito, onde a instituição financeira adianta o valor à empresa, utilizando a duplicata mercantil como garantia de pagamento.
Leia também: o que é a Lei da Duplicata?
Quem pode fazer a antecipação de duplicatas?
O processo de antecipação de duplicatas pode ser solicitado por empresas de diversos segmentos. Desde que utilizem essa forma de recebimento em suas transações.
Assim, negócios de pequeno, médio e até mesmo grande porte podem solicitar o adiantamento dos fundos para otimizar a liquidez do fluxo de caixa.
Por ser uma modalidade simplificada de acesso ao crédito, é preciso entender como funciona para conseguirem solicitá-la, de forma eficiente, em uma instituição financeira.
Como funciona o desconto de duplicatas?
Ao possuir uma duplicata mercantil em mãos, independente da finalidade (comercial, industrial ou por prestação de serviços) e após o aceite do pagador, a empresa pode solicitar o crédito deste valor em conta. Nesse processo:
- Venda de duplicata: a empresa negocia o título de crédito com seu banco ou instituição financeira e realiza uma espécie de “venda” da duplicata;
- Antecipação de duplicata: recebe o valor antecipadamente e, no vencimento da duplicata, instituição financeira é quem receberá o pagamento do sacado.
Os valores a serem recebidos não são integrais, pois incidem juros e taxas sobre o valor adiantado, que são descontados na operação.
Assim, a instituição financeira que realiza a antecipação de duplicatas assume a responsabilidade pela cobrança do título – mas a empresa ainda segue corresponsável pelo cumprimento das obrigações.
Caso o sacado (pagador) não quite a pendência, as duplicatas passam a ser de responsabilidade da empresa que o emitiu (e solicitou o adiantamento), com a pendência gerada com a instituição.
Quais taxas a serem cobradas no desconto de duplicatas?
As taxas cobradas no processo de antecipação de duplicatas podem variar conforme a instituição financeira e o perfil da empresa.
De maneira geral, as principais taxas envolvidas nesse tipo de operação, são:
- Taxas administrativas: valor cobrado pela operação de crédito que será realizada, para cobrir as possíveis despesas da instituição. A porcentagem variam, podendo situar-se entre 1,13% a 5,66% ao mês, a depender da instituição, segundo o Portal do Fomento.
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): imposto cobrado pelas operações financeiras, com duas alíquotas: uma fixa pelo valor da operação e outra diária. O valor pode variar de 0,38% a 3,38%.
- Juros mensais: cobrada pela instituição financeira pela antecipação do valor do título. Calculada com base no vencimento do título, considerando a taxa básica de juros (taxa Selic).
Como registrar uma antecipação de duplicata?
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as duplicatas são registradas como ativo circulante ou não circulante, no balanço patrimonial da empresa.
Com o adiantamento dos valores das duplicatas, o registro acontece da mesma forma, considerando o valor líquido após a cobrança dos encargos da operação.
Além disso, o CFC estabelece diretrizes específicas a respeito da cobrança das taxas na contabilidade da empresa:
Os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira, na demonstração do resultado, pelo prazo do desconto da duplicata, utilizado a metodologia de taxa de juros efetiva.
Quais as vantagens de utilizar a antecipação de duplicatas?
Em comparação com outras linhas de crédito disponíveis no mercado, a antecipação das duplicatas pode ser uma boa estratégia para angariar fundos.
Mediante o pagamento de taxas de juros e administrativas que, em geral, são mais competitivas do que praticadas em empréstimos e financiamentos, a empresa tem acesso imediato a um capital que já lhe pertence.
É importante pesquisar, verificar e comparar as taxas oferecidas pelas instituições, para garantir que a operação seja verdadeiramente vantajosa para o negócio.
Além disso, é uma forma simplificada de acesso ao crédito. Enquanto outras modalidades podem exigir processos de análise mais rigorosos, a antecipação de duplicatas se baseia na existência de um título que representa uma prova de pagamento futura.
Em caso de não pagamento, a empresa continua responsável pela dívida, junto a instituição antecipadora.
Isso garante mais liberdade na gestão de capital de giro, proporcionando liquidez imediata e uma maior previsibilidade de receita.
Assim, é possível utilizar o capital liberado para investir em expansão, para pagar outras pendências ou para negociar melhores condições de pagamento com fornecedores.
Quais as alternativas à antecipação de duplicatas?
Como as duplicatas mercantis não são mais instrumentos financeiros amplamente utilizados por empresas, existem formas mais fáceis de acesso ao crédito.
Além das linhas de crédito tradicionais, que podem apresentar custo elevados de taxas e juros, existe a antecipação de recebíveis de cartão e boleto bancário.
O Asaas, por exemplo, oferece essa modalidade de crédito a empreendedores que buscam melhorar a liquidez do fluxo de caixa e precisam de capital para suas operações financeiras.
A concessão da antecipação de recebíveis é realizada mediante o desconto de taxas. Confira as taxas do Asaas aqui.
O processo de solicitação é bem simples e menos burocrático, em comparação com outras formas de crédito. Em uma cobrança avulsa ou venda parcelada, basta solicitar a antecipação e simular os valores líquidos a receber após os descontos.
Após uma breve análise de risco realizada pelo Asaas, e sendo a operação aprovada, o dinheiro fica disponível na conta em até 4h após o aceite.
Para ter acesso ao crédito antecipado, abra sua conta, conheça todos os recursos disponíveis e usufrua da antecipação de recebíveis no Asaas!