Ao longo dos anos, o Asaas tem buscado fortalecer seu portfólio de soluções não somente com desenvolvimento interno, mas também por meio de aquisições estratégicas.
Como forma de estratégia de crescimento da empresa, as compras foram cuidadosamente planejadas para expandir a oferta de produtos. Isso, portanto, consolidou a empresa como uma plataforma completa para a gestão de negócios no Brasil.
Em um mercado competitivo, onde a eficiência e a integração de serviços são cruciais, as aquisições de empresas como a Base ERP, Code Money e NexInvoice foram marcos na jornada da fintech. Conheça as 3 aquisições do Asaas.
A estratégia por trás das 3 aquisições do Asaas
As aquisições do Asaas ao longo dos anos demonstram uma estratégia clara de crescimento focado na complementaridade de serviços.
Ao invés de construir cada funcionalidade do zero, a empresa optou por integrar soluções já consolidadas no mercado. A ideia é acelerar o desenvolvimento de seu ecossistema, sem perder de vista a qualidade dos processos.
Esse movimento não só expande a gama de produtos, mas também reforça o posicionamento do Asaas como uma plataforma robusta, que oferece mais do que apenas pagamentos.
Com isso, o objetivo é liberar o potencial dos empreendedores, centralizando a gestão financeira e permitindo que eles se dediquem ao que realmente importa: o crescimento de seus negócios.
Foi com esta mentalidade que as 3 aquisições do Asaas – até aqui – aconteceram. Conheça as empresas que fazem parte do ecossistema:
Base ERP, com o oferecimento de serviços de gestão
A primeira aquisição, em 2021, foi a da startup curitibana Base ERP. A compra marcou a entrada do Asaas em um segmento complementar ao de pagamentos e cobranças: a gestão operacional.
Ao integrar o software de ERP do Base, o Asaas passa a oferecer aos seus clientes acesso a funcionalidades essenciais, como: emissão de notas fiscais de produto, controle de vendas, estoque e orçamentos, tudo em uma única plataforma.
A ideia, com isso, foi trazer mais elementos para simplificar a rotina dos empreendedores. Utilizando as funcionalidades, sobra mais tempo para focar no crescimento de seus negócios.
Na época da aquisição, a compra do Base ERP já estava prevista após uma rodada de investimentos. Com o negócio, a equipe e o CTO da Base, Hugo Stephan, foram integrados ao Asaas.
O modelo de cobrança, sem mensalidade e com pagamento por transação, também foi um diferencial que se alinhou à proposta de valor do Asaas.
Atualmente, o ERP é gratuito para clientes da conta digital do Asaas.
Code Money, visando expansão para pessoas físicas
Ainda em 2021, o Asaas realizou sua segunda aquisição: a carteira digital catarinense Code Money. A compra permitiu que a fintech expandisse sua atuação para o público de pessoas físicas.
A Code Money era conhecida por sua tecnologia que transformava códigos QR em soluções de pagamento para pequenos estabelecimentos, além de oferecer financiamento de boletos.
A aquisição da Code Money reforçou a capacidade do Asaas de oferecer um ecossistema financeiro mais amplo, conectando as operações de pagamento de empresas a soluções de consumo, o que beneficiava os negócios de seus clientes.
NexInvoice e a automação de contas a pagar
Em 2024, o Asaas anunciou a aquisição da NexInvoice, uma startup paulista especializada em automação de contas a pagar.
Essa compra garantiu ao Asaas o oferecimento de uma solução completa para as finanças das empresas. Isso porque, agora, a plataforma abrange tanto o contas “a receber” quanto o “a pagar”.
Rodrigo Schittini, CEO e fundador da NexInvoice, destacou a importância da aquisição para o mercado, em entrevista à Startupi:
O tempo gasto administrando contas a pagar pelos donos ou principais gestores das pequenas empresas pode passar de 20 horas mensais. Este tempo é muito valioso e queremos liberá-lo para que estas pessoas foquem no core do seu negócio, em estratégia, vendas e execução, declara.
O cofundador e presidente do Conselho do Asaas, Piero Contezini, reforçou a visão por trás da compra:
O Asaas tem sido reconhecido por sua excelência em soluções de contas a receber, e estamos continuamente aprimorando nossas funcionalidades de contas a pagar. Esta aquisição faz parte de nossa estratégia para fortalecer nossa oferta e melhorar a experiência dos clientes, afirma.
Após o aporte de R$ 820 milhões pela BOND, o Asaas traça novas estratégias de aquisição de empresas para complementar seu portfólio de serviços.
