Para manter o equilíbrio das entradas e saídas financeiras, algumas estratégias podem ser adotadas para a adequação de pagamentos.
Por exemplo, todo pagador tem o direito de antecipar parcelas. Assim, obtém-se um maior desconto referente aos juros, além da eliminação da pendência financeira. Para as empresas, essa ação também pode ser benéfica, já que aumenta o capital de giro.
Pensando nisso, explicaremos como funciona o pagamento antecipado para o recebedor e para o pagador, além das vantagens de utilizar este método. Continue a seguir!
Quando vale a pena realizar o pagamento antecipado?
Embora essa possibilidade de quitação das pendências financeiras possa ser utilizada sempre que o consumidor necessitar, exige cuidado e estratégia.
Afinal, nem todas as instituições podem oferecer condições vantajosas para realizar esta ação. Ou, às vezes, pode valer mais a pena guardar o dinheiro em um investimento do que realizar a quitação, se não houver cobrança de juros pela parcela.
Portanto, essa ação deve ser considerada somente se o valor já estiver separado para esse fim e caso não haja penalidade ou cobrança de taxas. Além disso, é importante verificar a possibilidade da liberação do crédito após a quitação, caso sejam compras feitas em cartão.
Quais são as formas de antecipar pagamento?
Existem diversas formas de realizar o pagamento adiantado, tudo dependerá das políticas internas da empresa, das condições contratuais da compra e de como atua a instituição financeira.
Geralmente, os consumidores optam por duas vertentes: a quitação integral ou parcial da fatura em aberto. Embora o nome de ambas já explique como funcionam, falaremos a seguir:
- Antecipação parcial de pagamento: pagamento de parte do saldo devedor. Utilizada para adiantamento de serviços ou produtos, em que a operação financeira se divide em duas partes: antes e após o recebimento/concretização do serviço.
- Antecipação integral: pagamento total da pendência, antecipando todas as parcelas existentes. Apesar de envolver um montante maior, economiza-se mais nos juros futuros.
Em ambos os casos, o funciona o pagamento antecipado não se altera,são apenas diferentes maneiras de realizar o processo.
Como funciona o pagamento antecipado?
O pagamento antecipado envolve a quitação de pendências financeiras antes de seus vencimentos, sejam essas faturas de curto, médio ou longo prazo.
Por exemplo, em caso de pagamentos parcelados, é possível adiantar o pagamento de parcelas futuras. Ou, ainda, na contratação de um serviço ou compra de produto, é possível pagar antes do recebimento/disponibilização daquilo que está sendo pago.
É possível utilizar o pagamento antecipado em várias modalidades de compra: empréstimos, financiamentos, compras a prazo, contratação de serviços, etc.
O que acontece se antecipar as parcelas?
O processo de antecipação apenas adianta pagamentos futuros. Ou seja, é necessário possuir o dinheiro total do valor antecipado para a quitação.
Algumas instituições permitem antecipar uma única compra no cartão de crédito, por exemplo, subtraindo o valor parcelado das faturas futuras.
No entanto, é sempre importante verificar com o banco ou instituição financeira como o processo funciona antes de fazê-lo.
Quais os benefícios de realizar o pagamento antecipado?
Ao falar de como funciona o pagamento antecipado e, assim, apresentar suas vantagens, é importante analisar essa condição de pagamento de duas formas: para os pagadores e para os recebedores.
Afinal, são vantagens diferentes de realizar ou receber os valores de cobrança antes do prazo de vencimento. Por isso, explicaremos cada vantagem para ambos os envolvidos separadamente:
Vantagens do pagamento antecipado para pagadores
Para os pagadores, o processo funciona da seguinte forma: existe uma pendência futura que exige pagamento. Ele pode optar por antecipar o valor e quitar a dívida, ou esperar o prazo de vencimento.
No caso de antecipar, existem algumas vantagens que o consumidor pode experienciar:
- Diminuição do valor total pago devido à incidência de juros, uma vez que se elimina o risco de inadimplência de pagamentos futuros;
- Obtenção de condições especiais de pagamento, como descontos ainda maiores no pagamento à vista;
- Melhoria no equilíbrio de pendências financeiras futuras;
- Liberação de crédito para outras emergências;
- Redução do risco de esquecimento de pagamentos;
- Redução do tempo total de pagamento, principalmente em casos de financiamentos;
- Melhores condições de crédito futuro, já que a antecipação pode ser um indicativo de baixo risco para o pagador.
É importante ressaltar, ainda, que o Código de Defesa do Consumidor prevê a legalidade da antecipação de pagamentos. No Artigo 52, § 2º, destaca-se esse direito:
É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.
Vantagens de antecipar pagamento para recebedores
Para recebedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, por outro lado, há outras vantagens em receber os valores antecipadamente.
O pagamento antecipado representa um menor risco de inadimplência por parte dos pagadores. Além disso, o recebimento dos valores das vendas, permite sua utilização para equilibrar o fluxo de caixa ou investir no negócio.
Assim, a necessidade de usufruir de outras linhas de crédito para empresas é mitigada, como empréstimos, por exemplo, em momentos de emergência.
No entanto, alguns modelos de negócio não suportam ou não conseguem se beneficiar do pagamento antecipado – principalmente no que se refere à antecipação de parcelas de cartão de crédito, por exemplo.
Uma alternativa a este problema é usufruir de plataformas, como o Asaas, que oferecem a opção de antecipação de recebíveis, a qual pode ser solicitada mesmo que o cliente final não antecipar um pagamento.
Como é feita a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis permite que empresas recebam de maneira adiantada valores que seriam compensados no futuro.
Essa modalidade de crédito é mais vantajosa do que empréstimos empresariais e outros tipos de financiamento, uma vez que possuem taxas fixas de contratação – e a empresa recebe os recursos que já receberia futuramente.
No Asaas, esse processo é bastante simples, e pode ser solicitado por pessoa física e jurídica, mediante pagamento de taxa. Confira as taxas do Asaas aqui.
É possível antecipar parcelas de diferentes clientes e cobranças, com o recebimento dos valores na conta digital Asaas, após análise interna.
Assim, o fluxo de caixa se mantém equilibrado e saudável, e a empresa pode dispor de capital para realizar diversas ações.
Para usufruir dessa e de outras funcionalidades disponíveis na plataforma, conheça a antecipação de recebíveis no Asaas!