7 dicas essenciais de como fazer um negócio dar certo

 

Boa parte das empresas começa bem pequena e, com o tempo, planejamento e investimentos, começa a crescer. Com a sua não é diferente.

Afinal, você trabalha para isso. Descobrir como fazer um negócio dar certo é o sonho de dez entre dez empreendedores.

Obviamente não existe uma receita pronta. Tudo depende do tipo de negócio, do seu perfil de empreendedor, das condições do mercado no momento e, principalmente, das suas habilidades como gestor.

Que tal algumas dicas muito importantes para garantir o sucesso de seu negócio? Confira e faça seu negócio dar certo!

1- Estude sempre

Essas habilidades não são natas. Mas podem ser adquiridas e dependem unicamente de seu esforço.

Estude o mercado, estude a concorrência, estude sua empresa. Leia bastante, faça cursos de empreendedorismo e gestão. Assim, você poderá descobrir maneiras mais eficientes  de fabricar o seu produto ou prestar o seu serviço.

Ou ainda, descobrir uma lacuna de mercado, enxergar uma oportunidade. Seja qual for o ramo do seu negócio, é importante que você conheça profundamente os processos.

2- Esteja preparado para fazer a gestão do negócio

Gerir significa conhecer cenários, tomar decisões. Mas para tomar decisões com segurança, é preciso estar de posse do máximo possível de informações.

Ser empresário não significa apenas produzir e vender. Quando se é dono de seu próprio negócio tem-se que lidar com as questões burocráticas; aquelas necessárias para se cumprir a legislação trabalhista e tributária.

Qual o seu nível de conhecimento sobre esses assuntos? Pode parecer incrível, mas, muita gente começa um negócio próprio sem saber quais impostos incidem sobre sua atividade.

3- Automatize

Hoje em dia, existe uma infinidade de programas e softwares voltados para atividades próprias da administração. Quase tudo pode ser automatizado.

Você não precisa mais perder tempo com o controle de estoque ou recursos com um sistema de  cobrança desorganizado. Várias outras atividades podem ser automatizadas: emissão de notas fiscais e controle financeiro.

A automação também pode ser uma aliada importante das vendas. Favorece o acompanhamento de pedidos, devoluções, trocas e a integração com o estoque, permitindo que o vendedor tenha informação em tempo real sobre disponibilidade de produtos.

4- Faça da tecnologia um aliado

Automatize atividades, economize com mão-de-obra. Assim, você poderá direcionar tempo e esforços para aquilo que realmente interessa: fazer a empresa crescer.

5- Estimule a cooperação em seus colaboradores

Um fator determinante para o sucesso de sua empresa são os colaboradores. Afinal, pouco adianta ter a estrutura adequada, a melhor ideia de produto ou serviço e até mesmo uma demanda garantida, se a atuação de sua equipe for sofrível.

Engaje seus colaboradores. Para isso tenha uma estratégia de gestão de pessoas que valorize a cooperação e o espírito empreendedor.

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas têm a necessidade de se preocupar com a gestão de seu pessoal. Não é preciso soluções mirabolantes e dispendiosas. Invista na capacitação, incentive e premie os bons resultados. Crie uma atmosfera positiva no ambiente de trabalho. Incentive e apoie o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

6- Lance mão de estratégias de marketing eficazes

Engana-se quem pensa que é dispendioso investir em marketing e que isso esteja fora do alcance das empresas pequenas. Hoje, é possível desenvolver uma estratégia de marketing eficaz sem gastar muito.

Se você recebe clientes em sua empresa ou tem um ponto de venda, por exemplo, fique atento: você pode usar seu espaço para comunicar suas ofertas e promoções. Para isso lance mão de cartazes, faixas, banners e totens.

Capriche na vitrine, na escolha das cores e da iluminação. Esteja presente nas redes sociais, afinal, é aí que está a maioria das pessoas.

7- Interaja com seus atuais e potenciais clientes

Tenha mente, porém, que para todo esse esforço valer a pena, é preciso que sua empresa dê lucro. Afinal, é ele quem garantirá a sua existência e dará as condições necessárias para seu crescimento. Agora, que você já sabe como fazer um negócio dar certo, mãos à obra.
Qual a sua receita para que um negócio dê certo? Quais são as perspectivas de crescimento para sua empresa? Como você se prepara para isso? Escreva um comentário abaixo!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.