Quais as características de um administrador e como se destacar?

por Gestão de Negócios

Publicado em 23 de outubro, 2017 | Atualizado em 20 de dezembro, 2023

Diariamente, são delegadas muitas obrigações às mãos do administrador. Para dar conta das responsabilidades diárias, esse profissional precisa ter visão sistêmica e ser capaz de gerir não só os processos empresariais, mas também os processos humanos.

Cabe também ao administrador solucionar os problemas ocasionais, eliminar os gargalos que atravancam a produtividade e desenvolver estratégias que alavanquem o desenvolvimento da organização.

Os desafios postos para um bom administrador são inúmeros e aumentam à medida que a competitividade do mercado se acirra. Por isso, é importante se preparar para as mudanças no ramo e manter o desempenho acima da média, levando o negócio para mais perto do sucesso.

A melhor forma de se adaptar às mudanças no mercado empresarial é conhecer as exigências do ramo e traçar planejamentos para gerenciar a organização. Especialmente após o estabelecimento das novas tecnologias, os mercados têm sofrido modificações constantes. Uma empresa que quer se manter atual deve saber lidar com as novas realidades e adotar novos posicionamentos.

Um gestor moderno deve manter sua equipe atualizada e colocar a empresa em evidência. Para isso, vale desenvolver algumas características que fazem um bom administrador. Vamos conhecê-las?

7 Características de um administrador

Descubra quais são as características de um administrador e como desenvolvê-las:

1. Comunicação inclusiva

Um diferencial competitivo é um fator que agrega valor às organizações e destaca a empresa de suas concorrentes. Ter uma comunicação efetiva é um desses fatores que potencializa a qualidade da gestão e eleva o nível produtivo do grupo.

Para que bons resultados sejam alcançados, o bom administrador deve saber dialogar não só com seus clientes, mas também dar voz à sua equipe. É preciso lembrar que o gestor moderno é inimigo do orgulho e, por isso, não deve ignorar a participação de seu time nas decisões importantes.

A abertura ao diálogo pode resultar em redução de custos e em uma equipe de colaboradores mais motivada. O time é parte fundamental da empresa e merece ser ouvido. Por isso, não ignore opiniões apresentadas pelos parceiros de trabalho e não engesse as tomadas de decisões.

2. Contorno às adversidades

Nenhuma empresa está imune a situações de conflito e muitas delas exigirão a participação do gestor.

O bom administrador deve saber contornar as ocasiões adversas e contornar os inconvenientes. Para conseguir lidar com os problemas de maneira racional é necessário que o gestor saiba fazer uma separação de seu âmbito pessoal durante essas resoluções de conflitos.

Aqui, a capacidade de ouvir comprova outra vez a sua eficiência. Ser capaz de ouvir todas as partes envolvidas nos problemas e ponderar suas argumentações são características que se espera de um bom administrador.

3. Timing

O jargão “tempo é dinheiro” tem mais peso no ramo empresarial. Afinal, dinheiro perdido não volta fácil! Por isso, o gestor moderno precisa trabalhar seu timing a fim de reconhecer boas oportunidades de negócio e engrenar nelas de maneira acertada.

É isso que vai tornar a organização mais competitiva: a capacidade de avaliar situações proveitosas e extrair o melhor das oportunidades.

4. Flexibilidade

Não adianta ficar dando murro em ponta de faca. O administrador moderno deve saber da importância de reconhecer a eficiência das estratégias. Se uma ação não surtiu o efeito planejado, é hora de flexibilizar os planos.

O bom gestor precisa ser capaz de admitir as falhas e se abrir para o novo, entendendo o momento de dar passos adiante e adotar novas ideias. Isso exige maturidade e ousadia da gestão, características importantes em um administrador que quer elevar o nível da companhia.

Para te ajudar nesta tarefa, existem sistemas de gestão financeiras que podem ser eficiente para seus processos empresariais. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e busque por ferramentas que possam automatizar e facilitar as atividades do seu negócio.

5. Redução de custos

Realizar demissões nunca é uma tarefa agradável. E o bom administrador sabe que, com dedicação e criatividade, é possível reduzir custos e a necessidade de enxugar os recursos humanos. Vamos trabalhar campanhas de redução de gastos na empresa a fim de controlar melhor as despesas.

O gestor moderno, afinal de contas, não lida apenas com o fator humano, mas também deve estar inteirado das finanças da empresa e saber das ações necessárias ao setor, assim podendo traçar planos de economia que possibilitem o funcionamento adequado da organização.

6. Busca e partilha de conhecimento

O bom administrador pratica a chamada aprendizagem constante. Afinal, se o mercado não para de evoluir, é preciso que os profissionais acompanhem esse movimento ascendente a fim de lidar com novas lógicas de gestão e trabalho. Se você lidera uma equipe, é muito importante estar constantemente atrás de conhecimento para agregar ao seu time.

Mas, de nada adianta adquirir conhecimentos e guardá-los para si. Os aprendizados que o administrador captura serão úteis não só para ele, mas para todos os colaboradores da organização. Adquirir saberes e não partilhar transforma o administrador em um chefe antiquado, sem noção da importância do trabalho conjunto.

E não basta que o gestor adquira conhecimentos e os repasse. A equipe também tem fome de saber. Por isso, invista sempre na formação do time, incentivando que os colaboradores participem de cursos, palestras, oficinas e workshops. Além de se tornar mais apto ao trabalho, quando o time aprende se torna mais motivado e desempenha suas funções com maestria.

7. Autoconfiança

Um gestor tem mesmo muitas responsabilidades dentro da empresa. Por isso, uma característica essencial ao bom administrador é a capacidade de enxergar suas obrigações na organização.

Para exercer suas competências, o administrador precisa ter confiança — é a partir dela que o gestor conseguirá tomar as devidas decisões, se planejar para enfrentar os riscos, ser capaz de desenvolver a motivação da equipe e traçar estratégias que potencializem os resultados da empresa.

É importante que o gestor não misture a autoconfiança com presunção. O orgulho é inimigo de um profissional da gestão que quer desenvolver seu diferencial competitivo. Por isso, não deixe o ego falar mais alto e não se acanhe na hora de contar com a ajuda dos colegas de trabalho quando for necessário.

Agora você  já conhece as melhores estratégias de como ser um bom administrador e conduzir a sua equipe para contornar os problemas e interagir de maneira produtiva. Curtiu as nossas dicas? Para se manter atualizado e não perder as nossas próximas postagens, assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Bruno Klabunde

    O administrador moderno deve saber lidar com a Interdisciplinaridade que pode se ser exigida no mercado atual e ser bastante versátil. Creio que para ser um profissional qualificado nesse ramo se faz necessário ter uma visão sistêmica, um poder de interpretar a organização por suas partes, ser bom com cálculos, mas saber se comunicar de maneira eficaz com pessoas também. Liderar pra mim é liderar com o exemplo, com o hábito de ouvir, com a capacidade de falar calmamente e ter controle emocional. Administração é ter um senso grande de organização, é entender de psicologia, economia, gestão de pessoas, noções estratégicas e todas os variados conhecimentos que mostram a abrangência dessa área. Para esse área, a inovação também, não é um pecado, pode se pensar fora da caixa também para propor soluções diariamente. Enfim, acabei vendo que você escreve para a empresa Asaas, empresa no qual entrei em contato faz algum tempo e pedi algo referente a uma vaga de emprego que tinha. Sempre quero aprender. E caso, tenha alguma vaga para estudante de letras e administração, estou aberto a conversa. Abraços. Você escreve muito bem.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Bruno

      Agradecemos a sua contribuição com informações ricas para complementar o nosso conteúdo. Para ficar por dentro das vagas e se candidatar, acompanhe a nossa página de carreiras: https://asaas.gupy.io/

      Boa sorte e sucesso!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.