6 dicas para se relacionar com seu cliente

6 dicas para se relacionar com seu cliente

O ótimo atendimento ao cliente e a construção de relacionamentos mais sólidos e confiáveis com o público precisam ser foco diário de todo empreendedor, certo? Pois é por isso que as iniciativas para melhorar o relacionamento com os clientes devem fazer parte das estratégias da organização, independentemente de seu porte e de sua área de atuação, indo desde a prospecção dos consumidores, passando pelo processo de fidelização e chegando ao pós-venda. Quer saber como se relacionar melhor com seus clientes durante todo esse percurso? Então confira agora mesmo nosso post de hoje:

Seja educado e solícito

A primeira impressão pode até não ser a que fica para sempre, mas a verdade é que é muito difícil mudá-la depois. Como só se tem uma chance de causar uma boa primeira impressão, garanta que sua equipe use os pronomes de tratamento adequados para o momento e atenda com solicitude qualquer pessoa que entrar em contato com seu estabelecimento.

Agilize o atendimento

Mesmo que o cliente seja compreensivo, ele quer ser atendido o mais rapidamente possível. Assim, ensine seus colaboradores a não deixar os clientes esperando por muito tempo na loja. Se não for viável dar a atenção adequada de imediato, por conta do excesso de tarefas e atendimentos simultâneos em ocasiões de pico de vendas, treine sua equipe para fazer um contato breve com os clientes e informá-los de que serão atendidos em breve. Acredite: essa atitude super simples já faz toda a diferença!

Foque no longo prazo

Muitos funcionários tentam empurrar produtos para os clientes já no primeiro contato, mas é bem melhor ouvir a real demanda desse consumidor em potencial e oferecer soluções que efetivamente funcionem para ele — ou sugerir produtos e serviços próximos — em vez de tentar convencê-los a levar algo que, a princípio, não seria seu foco. Quando a empresa simplesmente atropela o cliente com uma infinidade de itens que não correspondem às suas demandas, ele pode se assustar e passar a não acreditar na marca. E isso definitivamente influencia compras futuras! Lá se vai uma ótima oportunidade de garantir lucros a longo prazo.

Ofereça atenção ao cliente

A intenção é que os clientes se sintam bem-vindos e confortáveis na sua loja, não é mesmo? Por isso, os colaboradores devem mostrar diligência e cuidado, criando a impressão de que as pessoas que estão sendo atendidas são realmente importantes para a empresa.

Dê boas orientações

O atendimento deve ser eficiente a ponto de a pessoa saber informações úteis e interessantes sobre os produtos em exposição. Assim, sua equipe deve evitar os jargões técnicos, a não ser que estejam lidando com um cliente altamente especializado e investigativo. É melhor usar termos simples, desde que sem maneirismos ou gírias, que mostrem aos compradores a conveniência e as vantagens dos produtos, a fim de que eles realmente entendam como poderão ser beneficiados por suas funcionalidades.

Leve as reclamações em consideração

Quando os compradores aparecem com queixas ou sugestões, enxergue esse momento como uma grande oportunidade para efetivamente melhorar seu negócio. Essas reclamações devem ser verificadas com muita atenção, a fim de melhorar os processos, e você nunca deve se esquecer de dar retorno aos clientes que fazem esse tipo de contato, indicando o que será feito para resolver o caso.

Tenha em mente que se as ações de atendimento e relacionamento da sua empresa não forem satisfatórias, os clientes dificilmente ficarão inclinados a comprar o que você oferece no mercado. Dessa forma será muito mais difícil fidelizar um comprador ou conseguir que ele divulgue sua marca positivamente. Melhor tomar providências o quanto antes, não acha?

Como você e sua equipe têm se relacionado com sua clientela ultimamente? Pronto para fazer algumas mudanças? Comente aqui e divida suas experiências e impressões conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.