O que é lifetime value? Aprenda tudo que você precisa saber

Dez em cada dez especialistas em mercado afirmam: é muito mais fácil vender novamente para cliente do que conquistar novos compradores. Mas para conseguir fidelizar sua clientela, toda empresa precisa adotar uma série técnicas e estratégias específicas — além de acompanhar constantemente as informações de marketing e vendas e contar com suporte de diversas ferramentas. Tudo isso com um só objetivo final: aumentar o Lifetime Value dos seus clientes.
Neste post, selecionamos algumas informações importantes sobre o Lifetime Value e as estratégias das grandes empresas para aumentar essa métrica. Confira!
O que é Lifetime Value
Lifetime Value, ou LVT, é a tradução para “Valor Vitalício do Cliente”. O próprio nome já define seu significado: o Lifetime Value é a métrica que avalia o valor total que um cliente terá durante seu período de relacionamento com a empresa.
Para aumentar o faturamento e manter o negócio saudável e lucrativo, todo o planejamento do ciclo comercial, financeiro e operacional de uma empresa precisa ter essa métrica como guia. Para calcular o Lifetime Value corretamente, é necessário saber:
- Quanto tempo, em média, os clientes permanecem como clientes da empresa;
- Quantas vezes por ano os clientes compram algo da empresa;
- Quanto, em média, os clientes consomem a cada compra (ticket médio).
Se um cliente realiza uma compra na mesma empresa 4 vezes ao ano, por exemplo, com ticket médio de R$ 500 por compra, e se relaciona com a empresa há dois anos, o seu Lifetime Value será de 4 x 500 x 2 = R$ 4.000.
Estratégias para aumentar o Lifetime Value
O Lifetime Value de uma empresa pode se alterar por conta de vários fatores, como mudanças na estratégia comercial, alterações no mix de produtos/serviços oferecidos e nas sazonalidades de vendas. Existem diversas práticas e técnicas que podem ser aplicadas em um negócio para aumentar o seu LTV. Confira as mais utilizadas no mercado pelas grandes empresas:
Investir em relacionamento
Promover uma boa comunicação — tanto com os potenciais clientes quanto com quem já é comprador da empresa — é uma excelente forma de fortalecer o relacionamento entre ambas as partes.
A maioria das empresas disponibiliza diversos canais de comunicação para manter o contato com seus usuários, além de alocar profissionais exclusivos para atendê-los. Tudo isso acaba gerando um sentimento de confiança nos clientes, contribuindo para a sua retenção.
Automatizar ações de divulgação e marketing
Com a ajuda da tecnologia, é possível notificar seus leads de forma automática sempre que necessário. Ao enviar mensagens em intervalos programados e segmentar o conteúdo de acordo com o perfil e o histórico do cliente, é possível aumentar bastante a eficiência do seu funil de vendas. O resultado disso é o aumento da sua taxa de concretização de compras.
A ferramenta mais utilizada é a divulgação de produtos/serviços via e-mail marketing, com mensagens curtas e objetivas. O SMS marketing também é outra alternativa. Por meio dela, são enviadas ofertas personalizadas por mensagem de celular, com um retorno quase sempre imediato.
Aumentar o Ticket Médio
O ticket médio dos clientes de uma empresa é um indicador sólido do seu faturamento. Sendo assim, todo empresário trabalha sempre para aumentar esse indicador o máximo possível.
Existem algumas estratégias para conseguir isso: o up-selling, por exemplo, é uma técnica que sempre vai sugerir um produto/serviço adicional no momento que o cliente estiver comprando. O cross-selling funciona da mesma forma, mas sugerindo produtos complementares ao adquirido.
Se bem utilizadas, essas duas técnicas agregam valor à demanda dos clientes, e ao mesmo tempo aumentam o ticket médio — e, consequentemente, o Lifetime Value.
Fazer pesquisas de satisfação do cliente
Conhecer a opinião dos clientes e realizar pesquisas de satisfação é outra ferramenta interessante para aumentar o Lifetime Value. Saber como anda a avaliação da empresa entre seus compradores — e sempre atuar para melhorar esse quadro — é trabalhar para aumentar a qualidade do que está sendo oferecido.
Um cliente satisfeito tende a manter seu relacionamento com a empresa por mais tempo. Além de comprar mais por mais tempo, ele também pode agir como promotor da marca, recomendando e atraindo novos compradores de forma.
Agora que você já sabe a importância do Lifetime Value como ferramenta para aumentar o faturamento de um negócio, aprenda também como calcular o Lifetime Value de clientes para uma empresa de Saas!
0 comentários