Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

O que é mPOS, como funciona e quais são as vantagens?

Pessoa pagamento pelo celular em uma maquininha de cartão, realizando o pagamento via mPOS.

Nos últimos anos, a tecnologia transformou radicalmente a maneira como as empresas conduzem suas operações comerciais. Uma das inovações mais impactantes nesse cenário é o mPOS (Mobile Point of Sale), que revolucionou o processo de transações financeiras.

Este recurso é responsável por facilitar as operações de pagamento, principalmente para cartões de crédito e débito. Ele proporciona eficiência e praticidade na jornada de compra do cliente, além de auxiliar o recebimento por parte das empresas.

Para saber sobre o que é o mPOS, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens da utilização deste sistema para uma empresa, continue a leitura!

O que é um mPOS?

Um Mobile Point of Sale (mPOS) é um sistema que utiliza dispositivos móveis para operar no processo de pagamento. Basicamente, ele permite que os comerciantes processem transações com cartões de crédito e débito, em qualquer local e a qualquer momento. 

Os dados dos cartões são criptografados e armazenados na nuvem para garantir a segurança das informações do cartão. Alguns dos sistemas também aceitam outras modalidades de pagamentos, como o Pix e carteiras digitais. 

Assim, o mPOS agiliza os processos de venda e pagamento, já que reduz os custos operacionais e melhora a experiência do cliente. Dessa maneira, permite o controle de recebimentos, independente do lugar em que o vendedor esteja. 

Qual a diferença entre mPOS, POS e TEF?

O mPOS, POS e TEF são sistemas de processamento de transações financeiras. Cada um deles tem uma função própria, mas estão presentes nas principais maquininhas que existem no mercado atualmente. 

A escolha de qual utilizar vai depender do tipo de negócio e do ambiente de vendas no qual a empresa está. Conheça a diferença entre os sistemas: 

Como funciona o mPOS?

O mPOS é uma solução de pagamento que permite a realização de transações financeiras por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pareados a uma maquininha de cartão

Seu objetivo é proteger os dados de cartão, criptografando e armazenando os dados na nuvem. Ele pode funcionar de duas formas:

Neste caso, a escolha vai depender do tipo de negócio e do planejamento estratégico que a empresa segue.

Assim, no aplicativo, é preciso selecionar a forma de pagamento desejada, com o valor e uma possível condição (parcelamento, por exemplo). Após a confirmação das informações, os dados são enviados para a maquininha. O cliente, então, realiza o pagamento da forma desejada. 

Após a comprovação do pagamento, há a emissão de um comprovante de vendas, enviado conforme as opções do app — geralmente por SMS, e-mail ou WhatsApp. 

Quais são as vantagens e desvantagens do mPOS?

O mPOS é uma solução eficaz para empresas que desejam aceitar pagamentos de forma conveniente e segura. Além de reduzir o tempo de espera do pagamento, ele também fornece recibos digitais imediatos, melhorando a experiência do cliente.

No entanto, a usabilidade de um mPOS pode ser vantajosa ou não para um modelo de negócio. É sempre importante entender como funciona a integração do sistema, as suas funcionalidades, mas também suas limitações. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas a respeito da gestão de pagamentos da empresa. 

Vantagens do sistema mPOS

O sistema mPOS pode ser vantajoso de diversas formas — afinal, como o próprio nome já sugere, ele é um sistema mobile. Como acompanha todo o processo de compra, traz grandes vantagens à empresa, como:

Desvantagens do sistema mPOS

Embora o mPOS traga consigo bastantes vantagens na usabilidade, sendo de simples integração e permitindo o recebimento independente do lugar, ainda assim, é preciso entender alguns pontos que podem ser desvantajosos para o negócio. Como, por exemplo: 

A evolução do mPOS para pagamentos sem maquininha (Tap on Phone)

A internet proporcionou uma evolução nos meios de pagamento. Afinal, o cartão de crédito segue sendo uma das formas mais utilizadas no Brasil. Segundo a Abecs, no primeiro semestre de 2024, foram mais de 22,1 bilhões de transações realizadas com o cartão. 

Porém, hoje, além dos métodos tradicionais para receber os pagamentos, como a maquininha de cartão, por exemplo, as empresas podem optar por tecnologias mais avançadas. E isso fica mais evidente principalmente para os pagamentos digitais. 

Embora o mPOS seja uma solução prática para aceitar pagamentos com mobilidade, ele ainda depende de um leitor de cartão externo, o que pode gerar custos adicionais e limitações de uso. 

Pensando nisso, surgiram as soluções Tap on Phone, que transformam o próprio smartphone do vendedor em um terminal de pagamento por aproximação, sem necessidade de hardware adicional.

O Asaas Tap é um exemplo dessa evolução. Com ele, você aceita pagamentos por cartão e carteiras digitais diretamente no celular, sem mensalidade e com taxas acessíveis. 

Além disso, todas as transações ficam integradas à conta digital Asaas, permitindo controlar vendas presenciais e digitais em um único lugar, gerar relatórios detalhados e acompanhar seus recebíveis.

Comece a usar o Asaas Tap e transforme seu celular em um terminal de pagamentos completo.

Sair da versão mobile