Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

O que é mPOS, como funciona e quais são as vantagens?

Pessoa pagamento pelo celular em uma maquininha de cartão, realizando o pagamento via mPOS.

Nos últimos anos, a tecnologia transformou radicalmente a maneira como as empresas conduzem suas operações comerciais. Uma das inovações mais impactantes nesse cenário é o mPOS (Mobile Point of Sale), que revolucionou o processo de transações financeiras.

Este recurso é responsável por facilitar as operações de pagamento, principalmente para cartões de crédito e débito. Ele proporciona eficiência e praticidade na jornada de compra do cliente, além de auxiliar o recebimento por parte das empresas.

Para saber sobre o que é o mPOS, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens da utilização deste sistema para uma empresa, continue a leitura!

O que é um mPOS?

Um Mobile Point of Sale (mPOS) é um sistema que utiliza dispositivos móveis para operar no processo de pagamento. Basicamente, ele permite que os comerciantes processem transações com cartões de crédito e débito, em qualquer local e a qualquer momento. 

Os dados dos cartões são criptografados e armazenados na nuvem para garantir a segurança das informações do cartão. Alguns dos sistemas também aceitam outras modalidades de pagamentos, como o Pix e carteiras digitais. 

Assim, o mPOS agiliza os processos de venda e pagamento, já que reduz os custos operacionais e melhora a experiência do cliente. Dessa maneira, permite o controle de recebimentos, independente do lugar em que o vendedor esteja. 

Qual a diferença entre mPOS, POS e TEF?

O mPOS, POS e TEF são sistemas de processamento de transações financeiras. Cada um deles tem uma função própria, mas estão presentes nas principais maquininhas que existem no mercado atualmente. 

A escolha de qual utilizar vai depender do tipo de negócio e do ambiente de vendas no qual a empresa está. Conheça a diferença entre os sistemas: 

Como funciona o mPOS?

O mPOS é uma solução de pagamento que permite a realização de transações financeiras por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pareados a uma maquininha de cartão

Seu objetivo é proteger os dados de cartão, criptografando e armazenando os dados na nuvem. Ele pode funcionar de duas formas:

Neste caso, a escolha vai depender do tipo de negócio e do planejamento estratégico que a empresa segue.

Assim, no aplicativo, é preciso selecionar a forma de pagamento desejada, com o valor e uma possível condição (parcelamento, por exemplo). Após a confirmação das informações, os dados são enviados para a maquininha. O cliente, então, realiza o pagamento da forma desejada. 

Após a comprovação do pagamento, há a emissão de um comprovante de vendas, enviado conforme as opções do app — geralmente por SMS, e-mail ou WhatsApp. 

Quais são as vantagens e desvantagens do mPOS?

O mPOS é uma solução eficaz para empresas que desejam aceitar pagamentos de forma conveniente e segura. Além de reduzir o tempo de espera do pagamento, ele também fornece recibos digitais imediatos, melhorando a experiência do cliente.

No entanto, a usabilidade de um mPOS pode ser vantajosa ou não para um modelo de negócio. É sempre importante entender como funciona a integração do sistema, as suas funcionalidades, mas também suas limitações. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas a respeito da gestão de pagamentos da empresa. 

Vantagens do sistema mPOS

O sistema mPOS pode ser vantajoso de diversas formas — afinal, como o próprio nome já sugere, ele é um sistema mobile. Como acompanha todo o processo de compra, traz grandes vantagens à empresa, como:

Desvantagens do sistema mPOS

Embora o mPOS traga consigo bastantes vantagens na usabilidade, sendo de simples integração e permitindo o recebimento independente do lugar, ainda assim, é preciso entender alguns pontos que podem ser desvantajosos para o negócio. Como, por exemplo: 

Quais são as alternativas de recebimento sem maquininha de cartão?

A internet proporcionou uma evolução nos meios de pagamento. Afinal, o cartão de crédito segue sendo uma das formas mais utilizadas no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre de 2024, foram mais de 22,1 bilhões de transações realizadas com o cartão. 

Porém, hoje, além dos métodos tradicionais para receber os pagamentos, como a maquininha de cartão, por exemplo, as empresas podem optar por tecnologias mais avançadas. E isso fica mais evidente principalmente para os pagamentos digitais. 

Existem algumas opções de serviços que algumas instituições financeiras, como o Asaas, oferecem: o link de pagamento e a função de pagamento sem maquininha. Confira: 

Link de pagamento

O link de pagamento é uma ferramenta muito utilizada para o recebimento de pagamentos online. Neste caso, o vendedor gera um link personalizado que direciona o comprador para uma página de pagamento online

Nessa página, o comprador insere as informações necessárias e confirma o pagamento. Assim, o vendedor recebe a notificação e o valor é creditado na conta, de forma rápida e simples.

É importante ressaltar que, no Asaas, é possível receber pagamento via link por diversos meios, como: cartão de crédito, boleto e até Pix, a depender de como a empresa realiza o recebimento, ou da forma que o cliente decidir. 

Aplicativo que substitui maquininha de cartão

Existem aplicativos de pagamentos que auxiliam o processo de compra. No Asaas, por exemplo, sua empresa consegue ter todos os recursos para gestão completa e automatizada, cobrando sem cartão de crédito via função “Cobrar Agora”. 

Esse recurso permite optar por um pagamento via Boleto/Pix, gerando um QR Code para pagamento instantâneo, ou por Cartão de crédito — o cliente deve digitar, no aplicativo Asaas, as informações do cartão para finalizar a transação.

Essa funcionalidade pode substituir a maquininha de cartão em situações que a rede está fora do ar, há algum problema no sistema ou onde o vendedor não esteja com a maquininha em mãos.

Assim, não há mais situações de perder uma venda por conta do pagamento: a conta digital do Asaas se encarrega de finalizar a venda para o comprador. 

Embora o mPOS seja uma opção mais vantajosa e avançada da tecnologia, é importante conhecer mais sobre formas de receber pagamento. Por isso, continue a leitura em nosso blog sobre Como receber pagamento sem maquininha.

Sair da versão mobile