O Asaas, sempre visando fortalecer seus pilares e cultura, desenvolveu um importante programa para o desenvolvimento e aprimoramento de suas equipes: os Propulsores da Inovação.
A iniciativa do time de Melhoria Contínua incentiva colaboradores a proporem soluções para desafios internos. Com isso, visam aprimorar os processos, trocar conhecimento e aproveitar novas experiências entre áreas.
O programa é multidisciplinar, e busca levantar insights e aprendizados entre os diversos times da instituição financeira. A ideia, com isso, é melhorar mesmo nos detalhes. Conheça o programa!
Conheça o projeto Propulsores da Inovação
O projeto foi lançado para garantir que a inovação e as soluções criativas fizessem parte da rotina da empresa. Segundo a fintech: “assim como um propulsor impulsiona um foguete, pessoas comprometidas com melhorias impulsionam a empresa”.
Dessa maneira, todos os colaboradores podem se candidatar a fazer parte da equipe. A partir disso, atuam primariamente em suas áreas para disseminar a cultura de melhoria contínua.
Para se tornar um propulsor da inovação, algumas características notáveis dos colaboradores são: perfil analítico, disciplina, responsabilidade e organização, além da possibilidade de conciliação dos deveres do projeto com as atividades do dia a dia.
Os participantes acabam aprimorando diversas skills, como análise crítica e capacidade de resolução de problemas. Isso oferece maior visibilidade para liderar os projetos dentro do time.
Case de sucesso dos Propulsores
Um exemplo de como funciona o projeto pode ser o da área de Combate à Crimes Financeiros (CCF). A rotina da área era marcada por alto volume de informações distribuídas em mais de oito planilhas, com cerca de 100 abas interligadas a diferentes setores.
O cenário resultava em lentidão, aumento da complexidade operacional e risco de inconsistências. O projeto Propulsores da Inovação identificou a oportunidade de reorganizar processos e implementar ferramentas de melhoria contínua.
Diversas foram as mudanças, como a implementação do PDCA, o Value Stream Mapping (VSM) e o Tempo Takt. Com apoio da equipe de Melhoria Contínua (MEC), o projeto ganhou estruturação metodológica e acompanhamento técnico.
Com isso, já experienciou alguns resultados bastante satisfatórios:
- Redução de até 50% no Tempo Médio Operacional (TMO) em algumas tratativas;
- Reorganização de planilhas, que ficaram mais leves e objetivas, reduzindo de aproximadamente 100 para 80 abas;
- Melhoria na experiência dos times, que agora contam com processos mais ágeis e claros.
Com os feedbacks coletados após a mudança, a experiência de todo o time foi melhorada, tornando o processo mais claro.
Com o seu compromisso em continuar crescendo e inovando, o Asaas incentiva aos colaboradores sempre questionarem processos obsoletos ou dificultosos, a fim de melhorá-los e tornar a experiência da equipe mais fluída.
Esse é somente um dos projetos que incentiva os colaboradores a darem um passo adiante. Veja outras iniciativas, conheça a cultura do Asaas.
