Em resposta ao crescimento acelerado e à necessidade de integração entre áreas de negócio e práticas de gestão de pessoas, o Asaas instituiu em junho de 2021 seu time de HR Business Partners (HRBP).
Com uma atuação consultiva e estratégica, a iniciativa aproxima o departamento responsável pelos recursos humanos, a área de People, dos desafios reais das demais áreas.
A ideia, com isso, é promover apoio efetivo à liderança e à evolução organizacional. Veja o papel do HRBP no Asaas nas próximas linhas.
Papel estratégico entre o negócio e o HRBP no Asaas
Os HRBPs atuam como ponte entre líderes e o departamento de People. Sua missão vai além de processos operacionais: são consultores estratégicos que coletam demandas das áreas, avaliam métricas e resultados, e propõem soluções alinhadas à cultura e aos objetivos da empresa.
A atuação da área é integrada e costuma apoiar, por exemplo:
- Empoderamento de líderes para formar equipes de alta performance;
- Acompanhamento e suporte em posições críticas e de liderança;
- Participação no planejamento e execução dos OKRs das áreas;
- Integração entre líderes e iniciativas de RH (clima, cultura, carreira).
Em termos operacionais, o time de HRBP também atua no monitoramento de indicadores de pessoas, execução de processos como planejamento orçamentário, gestão de performance, planos de desenvolvimento individuais, cargos e salários e desenvolvimento de carreira.
Saiba mais sobre o que é planejamento empresarial.
Por que o Asaas criou a área de HRBP na companhia?
O time nasceu a partir de percepções internas de que as lideranças precisavam de apoio mais próximo nas questões de pessoas.
Além da necessidade de tornar a área de RH mais conectada à realidade dos times. Conforme as demandas da organização aumentam, o time também busca se adequar.
Alguns aprendizados já identificados:
- Limitação de capacidade: com expansão da empresa, o time percebeu que não conseguia abraçar todas as demandas. Logo, priorização e estruturação tornaram-se essenciais.
- Antecipação é chave: para dar suporte adequado, o time precisa antecipar demandas das áreas, agir proativamente e estar sempre alinhado com os objetivos do negócio.
Como resume Nicole Nielson, Coordenadora do time de DHO: “A área de HRBP não é uma área com uma entrada e uma saída exata… o resultado desse trabalho é maravilhoso”.
Estrutura prática e presença ativa do time de HRBP
Hoje, o time do Asaas é composto por 4 colaboradores e dedica-se a grupos de áreas correlatas, como Tecnologia, Operações, Vendas, Administrativo/Financeiro, etc.
No dia a dia, atuam com rituais como:
- Grupos focais: reunindo lideranças para se desenvolverem por meio de interações, em encontros com temas específicos;
- Reporte de indicadores de gestão de pessoas: potencializa a eficiência da organização, por meio do acompanhamento de indicadores (admissão, efetivação, inclusão, desligamentos, headcount, banco de horas, etc.);
- Plano de vôo: apoio ativo aos gestores em diversas fases do processo, com ênfase na mediação das calibrações;
- Pesquisas de opinião: acompanhamento e fomento do engajamento dos colaboradores nas pesquisas, e posterior análise aprofundada dos resultados de cada área, cruzando os dados com demais informações relevantes;
- Participação nos rituais das áreas: em processos como revisão de OKRs, planejamento estratégico, reuniões de líderes, entre outros.
Essa imersão permite que o time de HRBP esteja antenado aos desafios específicos de cada área e colabore de forma mais assertiva.
Desde sua implantação, o time de HRBP já contribuiu com a construção de trilhas de onboarding funcional, reestruturação de áreas, avaliação 360°, programas de sucessão, reconhecimento, melhoria nos processos de desligamento e na cultura organizacional, entre outras iniciativas.
À medida que o Asaas cresce, o time de HRBP também planeja evoluir seu modelo, incorporar novos profissionais e fortalecer cada vez mais seu papel como impulsionador de performance e cultura.
Abra sua conta digital Asaas e comece a aprimorar sua gestão!
