Toda empresa que visa crescimento e escalabilidade deve buscar ferramentas de automação de processos, sejam eles financeiros, de vendas, marketing, logística, entre outros.
Principalmente as PMEs, por exemplo, acabam enfrentando um desafio: a infraestrutura e mão de obra para implantação de serviços automatizados. Pensando nessa dor, o Asaas se uniu a alguns parceiros para aprimorar a experiência do usuário, por meio de plugins.
A integração entre Asaas e Make (antigo Integromat) traz uma solução poderosa: automatizar seus processos financeiros com uma plataforma visual, intuitiva e sem necessidade de programação. Entenda a parceria!
O que é a Make, antiga Integromat?
A Make é uma plataforma iPaaS (Integration Platform as a Service) que permite criar cenários de automação com gatilhos, ações e buscas entre múltiplas ferramentas.
A ideia com esta plataforma é que todos os processos aconteçam de forma visual, simples e rápida. As integrações acontecem por meio de módulos e fluxos, sem códigos.
O Asaas firmou parceria com a plataforma para conectar a fintech com mais de 500 aplicativos disponíveis, que incluem: sistemas ERP, CRMs, formulários, BI, ferramentas de comunicação como Asana, Slack, etc.
Veja a lista completa de integrações da Make.
Como funciona a integração Asaas e Make?
Desta parceria, que visa simplificar o processo de integração e automação das empresas, existem diversos módulos que integram com a plataforma do Asaas.
Por exemplo, é possível criar gatilhos de cobrança e pagamentos de forma automatizada, em que levam a uma ação a outra plataforma.
Entre esses módulos, destacam-se ações como:
- Criar ou atualizar clientes após uma compra;
- Gerenciar assinaturas e demais cobranças (inclusive com cartão de crédito);
- Atualizar informações de cobranças, assinaturas ou configuração de emissão de nota fiscal.
Além de muitas outras. O Asaas ainda disponibiliza templates prontos no Make que facilitam ainda mais a criação das automações. Basta inserir credenciais e personalizar conforme necessário desejado.
Veja como funcionam os templates Make na documentação Asaas.
De maneira geral, a parceria com a Make funciona por meio da criação de um cenário desejado, por exemplo: uma cobrança seja gerada automaticamente após uma solicitação em um ERP.
Assim, deste cenário, é possível utilizar um conector, ou seja, o plugin disponível do Asaas na Make com outro sistema, para que eles conversem entre si. A partir de uma ação, um gatilho será gerado como resposta, e a integração acontecerá.
Isso diminui a necessidade de trabalho manual, tornando todos os sistemas necessários para o bom funcionamento da empresa integrados.
Vantagens da parceria entre Asaas e Make
Além de facilitar o trabalho dos colaboradores e os processos internos da empresa, utilizar a Make traz outros benefícios, como:
- Simplicidade: fluxo configurável via interface visual, sendo bastante amigável para usuários sem conhecimento técnico;
- Automatização inteligente: eliminação de tarefas manuais, como geração de cobranças, atualização de cadastros, notificações, etc.;
- Alta flexibilidade: dezenas de módulos, gatilhos e ações disponíveis na plataforma da Make;
- Escalabilidade imediata: criação de fluxos complexos com múltiplas etapas e integrações entre ferramentas diversas;
- Tempo e precisão: redução de erros humanos e uso da sua equipe para atividades estratégicas.
Conheça mais detalhes a respeito da parceria entre Asaas e Make na documentação oficial.