Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Aprenda tudo sobre o Pix Automático liberado aos usuários em 2025

Pessoa segura celular e realiza pagamento por aproximação. Ela está configurando o Pix Automático, para garantir recorrência de cobrança.

Depois da criação do Pix, em 2020, pelo Banco Central, esse modelo de pagamento instantâneo tornou-se o mais utilizado pelos brasileiros. O BC divulgou, em 2024, em pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, que o Pix é utilizado por cerca de 76,4% da população. 

Por se tratar de uma transação fácil de fazer, bastando possuir informações como chave Pix ou QR code, o Banco Central busca novas funcionalidades para o sistema. Uma delas é Pix Automático, com lançamento oficial previsto para a metade de 2025

Para entender o que é o Pix Automático, qual é a proposta do BC, como ele funcionará e outras informações a cerca desta nova funcionalidade, continue a leitura!

O que é o Pix Automático?

Essa nova modalidade do Pix permitirá o pagamento de cobranças recorrentes automaticamente, mediante liberação do proprietário da conta. Ou seja, o pagador permite o envio automático do dinheiro, via pagamento instantâneo, ao recebedor. 

Assim, cobranças periódicas, como: contas de serviço, mensalidades, aluguéis, etc., poderão ser agendados para pagamento via Pix. A ideia é facilitar o pagamento e o recebimento dos valores automaticamente. 

Da mesma forma que o agendamento será automático e fácil de fazer, o cancelamento das transações programadas também será simples: pela própria instituição ou solicitando à empresa recebedora. 

Essa função do Pix amplia a capacidade de otimizar os processos financeiros internos, tanto de empresa quanto de consumidores pessoa física, que poderão ter mais praticidade na sua rotina.

Autorização prévia do pagador para o Pix automático

Uma das regras do Pix Automático é que todas as transações feitas nessa modalidade devem ter uma autorização prévia do pagador. 

Ou seja, o indivíduo deve aceitar o serviço de pagamento automático, dentro do ambiente da sua conta.

Uma vez autorizado, o Pix Automático começa a funcionar imediatamente, sem que o cliente precise fazer novas autenticações para as transações futuras.

Além disso, o Banco Central também já informou que o cliente poderá cancelar o Pix Automático a qualquer momento.

Contratação do serviço de Pix Automático

Outro fator importante a ser destacado é que as empresas interessadas poderão escolher entre diferentes prestadores de serviços para usar o Pix Automático. 

O serviço pode ser contratado diretamente com a instituição bancária em que a empresa possui conta, por meio de uma API Pix. Outra opção é utilizá-lo por meio de um intermediador de pagamentos alternativo.

Também vale ressaltar que, essa flexibilização só poderá acontecer por conta do compartilhamento de dados, que acontece com o Open Finance.

Saiba mais sobre o que é Open Finance e como ele funciona.

Novas tentativas de cobrança após falha

Outra informação importante sobre o Pix Automático é que a instituição financeira ficará responsável por fazer novas tentativas de cobrança, caso a transação não seja realizada por falta de saldo ou outro motivo. 

O Banco Central esclareceu que no futuro irá divulgar um manual com informações específicas sobre essas condições de cobrança.

Mecanismo especial de devolução

As novas regras do Pix Automático também preveem o uso de um mecanismo especial de devolução, que será acionado quando houver suspeitas de fraudes ou falhas operacionais durante uma transação. 

Nesse caso, quando a instituição financeira identificar um golpe no Pix ou falha nos sistemas, ela poderá devolver o dinheiro do Pix Automático para o cliente.

Por fim, ainda existem muitas dúvidas sobre o que vai acontecer com o Pix nos próximos anos. Contudo, ainda não há informações concretas sobre a pauta. É importante sempre aguardar atualizações sobre o Pix pelo Banco Central.

Qual a diferença entre Pix Automático e débito automático?

A principal ideia com a criação do Pix Automático é facilitar o processo de pagamento, além da contratação. 

Atualmente, o débito automático depende de negociações entre diversas instituições para a modalidade funcionar. Isso torna o processo burocrático e aumenta os custos na produção.

Já no Pix Automático, o consumidor, ao contratar um serviço, poderá simplesmente optar pelo pagamento dentro do seu aplicativo bancário, recebendo apenas uma notificação de confirmação de pagamento. 

Outra diferença entre ambos, é que o débito automático pode levar até 45 dias para ativação, enquanto no Pix Automático, é instantâneo

Qual a diferença entre Pix Automático e Pix Agendado Recorrente?

O Pix automático só poderá ser utilizado para pagar pessoas jurídicas. Inicialmente, a ideia é permitir que clientes comuns possam pagar serviços de forma automática.

Porém, o Pix agendado recorrente também é outra modalidade que se tornou obrigatória em 2024, que poderá ser utilizado para pagar pessoas físicas

Nesse caso, o Pix agendado pode ser usado para realizar doações, pagar mesadas, aluguéis entre pessoas físicas e outros tipos de serviços que envolvem contas PF — como pagamento de diaristas, educadores físicos, terapia, etc.

Como funciona o Pix Automático? 

O Banco Central já divulgou a jornada de uso da funcionalidade, disponível no dia 16 de junho de 2025.

Dessa maneira, o Pix Automático será utilizado para o pagamento de algumas contas categorizadas para empresas, como: contas de luz e água, escolas, academias, condomínios, alugueis, parcelamentos de empréstimos, e mais. 

No entanto, conforme divulgado pelo BC, o recurso funciona da seguinte maneira:

Para os recebedores, ou seja, para as empresas, para oferecer o Pix Automatico, é obrigatória a adesão ao serviço com uma instituição financeira autorizada.

Assim, a instituição explicará o que é necessário para a implementação da funcionalidade, e como o Pix Automático será oferecido ao cliente. A partir disso, é possível configurar as faturas, segundo o acordado entre as partes.

Para o recebedor, por outro lado, é possível escolher como realizar o Pix Automático, perguntando quais as opções que a empresa oferece: no site do recebedor, via QR Code, via proposta enviada na fatura ou após o primeiro pagamento.

Quais os benefícios do Pix Automático?  

O Pix automático oferece algumas vantagens, tanto para clientes que realizam o pagamento, quanto para as empresas e prestadores de serviços que recebem as transações.

Para os clientes pagadores, existe uma maior facilidade em quitar suas faturas. Sem precisar realizar o processo de forma recorrente e manual, o consumidor ganha mais autonomia e se livra da burocracia financeira. Além, também, de oferecer maior controle do orçamento, com limite máximo da parcela que será cobrada. 

Por outro lado, para as empresas que recebem os valores, existem mais benefícios, como: 

Use o Asaas para pagar via Pix Automático

O Asaas, além de oferecer emissão de notas fiscais, sistema de notificação, antecipação de recebíveis e outras ferramentas, também permite o uso do Pix Automático para quitar diversas contas e despesas.

Veja como funciona o processo:

1. Jornada de iniciativa do pagador

Como o próprio nome já indica, a jornada de pagamento é iniciada pelo pagador, que informa à empresa a vontade de adesão ao pagamento automático, e recebe a confirmação. 

Por exemplo, em uma mensalidade de academia, basta avisar o estabelecimento a intenção de pagamento via Pix Automático. A academia, portanto, cadastra o pagador e a recorrência e, mensalmente, ele receberá a notificação do débito. 

2. Jornada por adesão QR code

Neste caso, o pagador vai realizar a leitura do QR code Pix e contratar o pagamento automático. Ou seja, a empresa disponibilizará esse código e o pagador escolherá a opção Pix Automático. 

Assim, após a leitura do código, a recorrência será ativada e o pagador receberá, mensalmente, a notificação de débito

3. Jornada de pagamento por adesão automática 

Parecido com a adesão por QR code, o pagador já realiza o primeiro pagamento imediatamente após o envio do código. Ou seja, o estabelecimento te envia o código para a adesão e pagamento da primeira fatura. 

Assim, automaticamente após a leitura, o pagador já receberá a notificação de pagamento. É uma forma bastante indicada para mensalidades, por exemplo, ou para serviços de streaming, que já permite o uso do produto/serviço na compensação do pagamento. 

4. Jornada de adesão após o primeiro pagamento

Esse exemplo de jornada do Pix Automático consiste em utilizar a recorrência após o primeiro pagamento de alguma conta de serviço/produto. Ou seja, depois do primeiro depósito, a empresa pode enviar uma solicitação para a adesão à recorrência. 

Por exemplo, no pagamento da primeira mensalidade de uma academia, a empresa pode enviar um convite para a adesão ao Pix Automático. E, assim, mensalmente, o valor será cobrado automaticamente. 

Abra a sua conta e conheça as demais funcionalidades do Pix no Asaas, para tornar o processo de recebimento da sua empresa mais eficiente e dinâmico! 

Sair da versão mobile