Como otimizar as operações financeiras para reduzir custos

por Gestão Financeira

Publicado em 9 de novembro, 2020 | Atualizado em 30 de janeiro, 2024

Contar com finanças saudáveis e consistentes é parte dos maiores desejos de qualquer empreendedor. Apesar desse sonho exigir cuidado, visão analítica e o acesso às ferramentas certas, ele é completamente possível e pode ser realizado por empreendedores inteirados nas melhores práticas ao lidar com suas operações financeiras.

Você sabia que, quando manejadas de forma adequada, as transações realizadas em seu negócio são capazes de reduzir custos? Isso impacta nos resultados do empreendimento, no lucro obtido ao final de cada ciclo e, até mesmo, no relacionamento com os clientes.

Com essas informações em mente, se deseja saber como otimizar os custos da sua empresa, prossiga com a leitura!

Por que é importante dar atenção às operações financeiras?

Contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, empréstimos, cobranças: esses exemplos representam transações comumente realizadas nas empresas. Por serem fundamentais, alguns empreendedores pensam que o gasto com elas não pode ser reduzido e acabam pagando além do que devem ao realizá-las.

A verdade é que, com a ferramenta certa em mãos, é mais que possível otimizar recursos em termos de operações financeiras. Ela permite que você reduza os gargalos dos processos de pagamento, minimize os gastos com a emissão de boletos, envie cobranças que maximizam seu caixa, emita notas e documentos etc.

A escolha da opção certa também é imperativa. Afinal, existem opções variadas disponíveis — mas nem todas serão ideais à realidade percebida no momento atual. O amparo do software perfeito para você implica em uma série de vantagens, como:

  • permite que uma maior quantidade de dinheiro na hora de aprimorar os setores da empresa;
  • impede que gastos desnecessários componham o orçamento;
  • direciona um montante às melhorias contínuas nos processos;
  • torna o relacionamento com o cliente automatizado e ágil;
  • evita mal-estar durante cobranças;
  • otimiza a lucratividade do negócio etc.

Deseja contar com esses benefícios? Então confira as melhores sugestões a serem seguidas na hora de reduzir custos com as operações financeiras de sua empresa!

Como escolher a ferramenta ideal?

Nem toda tecnologia que se adaptará às suas necessidades, ao cenário atual da organização e à equipe. Por isso, é preciso analisar as especificidades de seu negócio antes de tomar a decisão final.

Analise o orçamento da empresa

O planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo da organização desempenha um papel fundamental na escolha do melhor software — voltado a cada necessidade. Afinal, ele norteia a gestão em relação ao corte de despesas ou ao redirecionamento de investimentos.

Coloque na ponta do lápis todos os valores disponíveis na hora de bancar as operações financeiras do negócio. Faça isso de forma preventiva, ou seja, já incluindo no orçamento uma margem a ser gasta com possíveis desafios.

Preveja custos inesperados

Para definir corretamente a margem voltada aos imprevistos, é importante realizar análises de micro e macroambiente. A observação do fluxo de caixa dos últimos tempos pode ajudar nesse sentido. Essa atitude é relevante uma vez que ele controla tudo o que entra e sai da empresa.

Somente ao entender quais pontos afetam a companhia de forma externa (política, economia, comportamento etc.) e interna (comunicação entre os colaboradores, público, valores organizacionais etc.) será possível prever, com maior precisão, os eventos capazes de gerar gastos inesperados.

Avalie a saúde financeira

Com o orçamento — e a devida visão analítica em relação ao futuro — mapeados, é hora de conferir o cenário real em que se encontra a empresa. Esse fator é chamado de saúde organizacional. O Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado (DRE) tendem a ser grandes aliados na avaliação.

Ao realizar todos os passos sugeridos, é possível que o empreendedor tenha uma boa noção do que esperar. Será que o negócio está caminhando para uma maior lucratividade ou na direção do endividamento? Em ambos os casos, a ferramenta certa tende a trazer melhores resultados.

No primeiro, ela é capaz de otimizar as operações financeiras e ajudar o empreendedor a chegar onde deseja com maior facilidade. Já no segundo, ela pode atuar de forma a maximizar as operações já existentes, torná-las mais eficientes e, assim, aprimorar os resultados.

Escolha o software

Ao saber quais são os obstáculos enfrentados pelo negócio, se torna simples consertar os pontos que geram gargalos e manter os que trazem lucratividade. É aí que o software que melhor se adéqua à situação entra. Ele deve ir além da emissão de boletos, permitindo que você:

  • simplifique o recebimento e o envio de pagamentos;
  • adiante recebíveis;
  • envie links de pagamento;
  • receba por meio de diferentes métodos (cartão, transferência etc.);
  • profissionalize a comunicação com seus clientes;
  • recupere cobranças vencidas, entre outros fatores.

Basicamente, para ser capaz de usar as operações financeiras de seu negócio ao seu favor na hora de reduzir custos, é preciso estar a par da realidade e contar com um serviço que atue como uma maquininha de cartão gratuita e digital em mãos.

Dessa forma, você eliminará custos desnecessários com aluguel e mensalidade, por exemplo, e reaplicará esse montante na própria empresa, melhorando-a continuamente.

Monitore

Por mais útil que ela seja, contar com a ferramenta ideal par seu negócio não é suficiente. É preciso monitorar os resultados obtidos por meio dela compará-los aos antigos. Uma vez comprovada a funcionalidade do software, é possível ajustá-lo constantemente às mudanças sofridas nas operações financeiras da empresa.

Caso ainda encontre gargalos, é importante reunir-se com a equipe e discutir as melhores possibilidades na hora de aproveitar o melhor que a solução inovadora escolhida tem a oferecer.

As operações financeiras de qualquer companhia são inevitáveis e essenciais para o sucesso do negócio. Contudo, ao otimizar os processos que as envolvem (como recebimento e pagamento de contas) você reduz gastos operacionais e se torna capaz de reinvestir o que sobrar na própria organização. Dessa forma, você passa a colher resultados cada vez melhores!

Se você deseja conhecer uma ferramenta totalmente voltada à automatização financeira de sua empresa, crie uma conta gratuita no Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.