O que todo vendedor de doces artesanais deve saber para chegar ao sucesso!

Depositphotos_14144016_s

Como anda seu negócio de venda de doces artesanais? Você sabia que, para chegar ao sucesso, aumentar suas vendas e seus rendimentos, existem certos passos que você deve seguir? Pois entenda que esse tipo de negócio, realizado por profissionais com uma certa flexibilidade, atende a clientes de todos os tipos e gostos, e, por isso, é importante que suas atividades sejam devidamente divulgadas e que a apresentação dos produtos seja a melhor possível, para que a qualidade do produto transpareça. Para que você consiga os melhores resultados na divulgação e na demanda por seu produto, listamos aqui algumas dicas essenciais sobre esse tipo de venda. Quer saber mais? Então confira:

Atendimento ao cliente

Pessoalidade e bom relacionamento com os clientes são fundamentais para que esse negócio efetivamente dê certo. Para os consumidores, o empreendedor que decide se aventurar pelo caminho da venda de doces artesanais deve se identificar diretamente com o produto ofertado. Com essa expectativa, eles esperam de você extrema cordialidade e um bom relacionamento interpessoal. Assim, procure atender bem seus clientes, ouvindo e solucionando quaisquer que sejam suas reclamações.

Individualização de pedidos

A diferenciação do comércio de doces artesanais está justamente no processo tradicional e não industrializado de sua produção. Por essa razão, quanto mais você puder atender a pedidos individuais, maior será a valorização do seu trabalho. Se algum cliente, por exemplo, expressar o desejo do consumo de doces com ingredientes diferentes daqueles que você utiliza atualmente, por que não tentar atender a esse pedido? Muito provavelmente, por meio dessa estratégia, você aumentará seu número de clientes, além de fidelizar seus já fiéis consumidores.

Relevância da experiência

A experiência conta muito nesse ramo. Por mais que se possa aprender novas receitas em livros e cursos de culinária, os anos de experiência na cozinha proporcionam maior conhecimento sobre pequenos truques de preparo, ingredientes secretos e melhores formas de conservação, por exemplo. Quanto mais experiência você adquirir no ramo, mais diferenciada será a qualidade de seus produtos.

Apresentação

Não subestime o poder de atração de produtos bem apresentados. Procure ao máximo utilizar embalagens bonitas, criativas e sofisticadas. Ainda que seu negócio seja menor e não haja muito dinheiro para investimentos iniciais, é possível encontrar soluções de embalagens baratas, mas de extremo bom gosto. A apresentação diz muito sobre seu negócio e não deve ser negligenciada!

Oferta de degustações

Que tal oferecer pequenas amostras de seus doces aos clientes? Essa é uma forma de garantir a venda, já que os clientes que aceitam degustações muito provavelmente já estão interessados em consumir seus produtos. Separe versões de amostra de seus doces e ofereça aos clientes indecisos. Você vai se surpreender com o resultado dessa estratégia!

Fidelização dos clientes

Não se esqueça de se esforçar para fidelizar seus clientes. Mas como fazer isso? Comece por meio da confecção de cartões com seu telefone e e-mail de contato, por exemplo. Essa é uma boa forma de receber encomendas e de divulgar seus negócios. Posteriormente, anote dados de seus clientes — principalmente seus endereços de e-mail — para que possa entrar em contato, avisando sobre novos produtos e promoções.

Socialização na rede

Redes sociais — como Facebook, Instagram e Twitter — podem ser uma opção interessante de divulgação de seus negócios e promoção de vendas. No Twitter, por exemplo, você pode anunciar suas informações e contato. No Facebook, você pode criar uma página personalizada e postar fotos e informações sobre seus produtos. Já o Instagram é uma ótima ferramenta para publicar fotos de seus doces e atrair novos clientes!

E então, qual das nossas dicas vai ser mais útil para alavancar seu negócio artesanal? Ainda tem dúvidas ou alguma sugestão para enriquecer nosso lista? Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco suas experiências e impressões!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.