Conversão de vendas: transformando os visitantes de seu site

Conversão de vendas

Se aumentar o tráfego de um site antes era visto como o único obstáculo de empresas que vendem seus produtos online, hoje o desafio é transformar esses visitantes em consumidores. Para alcançar esse objetivo, o primeiro impulso de grande parte de pequenas ou médias companhias é a venda direta, porém o processo de compra é algo mais complexo e tal estratégia pode muitas vezes não ser produtiva.

Um caminho muito aconselhado para este modelo de negócio é realizar uma boa gestão de Leads (são os contatos dados à empresa pelos próprios visitantes). Ter um banco de dados de pessoas que entraram em seu site e administrá-lo de forma a promover a venda é um processo longo, porém traz resultados eficazes.

Considerando esta prática de gerenciamento e experiência do usuário, listamos sugestões práticas para transformar seus visitantes em consumidores, gerando assim a conversão de vendas. Confira!

Ofereça conteúdo de qualidade

Um visitante pode ser levado ao seu site por vários caminhos além da procura de serviço prestado ou do produto ofertado. Oferecer informações de qualidade e correlatas à mercadoria ofertada, que sejam interessantes e relevantes, é uma excelente maneira de conseguir em troca os dados do usuário, que, neste caso, é considerado um prospect qualificado, ou seja, um cliente em potencial.

Crie uma landing page atrativa

Para coletar dados dos usuários com precisão, o recurso mais utilizado é a página de entrada, mais conhecida como landing page. Geralmente são utilizadas em forma de pop-up, têm pouco texto, um título atrativo e fornecem os campos para que usuário cadastre informações como nome, e-mail (esse é de extrema importância) e telefone.

Para isso, um conteúdo mais específico, que se relacione diretamente ao objeto de interesse do seu possível cliente, pode ser disponibilizado para o usuário se ele preencher os dados solicitados na landing page.

Mantenha contato com o cliente

Com e-mail em mãos, é hora de fomentar o contato com o cliente de forma a educá-lo e estimulá-lo à compra. Esse é um processo delicado, pois enviar e-mails com muita frequência ou com conteúdo irrelevante não é um prática bem vista. Por isso, assegure-se de enviar informativos com conteúdo de qualidade antes dos produtos em si e em uma periodicidade razoável.

Use uma interface direta

Preste atenção no layout utilizado em seu site. Uma comunicação visual bem executada é uma ferramenta essencial para transformar o usuário em comprador. Às vezes, simples decisões como retirar as itens da barra de navegação ou elementos em torno da mensagem de destaque — um banner com desconto, por exemplo — encurtam o caminho do usuário à compra.

Ofereça caminhos simples e rápidos

É importante se preocupar com a experiência do usuário em todas as etapas da aquisição, caso contrário, ele pode desistir. Primeiramente, disponibilize um processo de compra rápido e informativo, deixando claro quantos passos há e em qual o usuário está naquele momento. Além disso, é importante mostrar que o site é seguro para se fazer transações bancárias, além de tornar fácil o acesso para o atendimento ao consumidor.

Tais passos são fundamentais para que seu negócio não só angarie novos compradores, aumentado, assim, as vendas, mas também para que construa um modelo de fidelização de clientes. Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.