Como posso fidelizar os clientes?

fidelizar

Conquistar novos clientes consiste em uma árdua tarefa, implicando custos de marketing e esforços de captação. Mais barato e mais assertivo do que isso é a fidelização dos clientes atuais.

O custo é menor, mas o esforço e a dedicação precisam ser totais para que as ações de retenção não se voltem contra seu negócio e te façam perder clientes ao invés de fidelizá-los. Listamos algumas dicas para te ajudar neste processo. Confira:

Destaque-se dentre os concorrentes

Antes de mais nada pense em sempre se diferenciar do mercado como principal forma de fidelização de seu cliente. Seja por um produto ou serviço exclusivo, preço ou atendimento diferenciado, ou outra estratégia para sair na frente. Seu cliente sempre voltará se você sempre tiver novidades e sentir que o que você tem a oferecer é diferenciado.

Conheça seu cliente

Quando você estreita o relacionamento com seu cliente ele se sente importante. Conheça o que ele gosta e o que não gosta. Saiba o que ele procura e quando. Partindo deste conhecimento você poderá antecipar sua oferta, ou pelo menos garantir que, quando o cliente te procurar, ele sairá do seu estabelecimento satisfeito, tendo encontrado o que procurava.

Comunique-se com o público

Para conhecer o cliente você precisa conversar com ele. Existem diversas formas de fazer isto, seja através de pesquisas de satisfação, redes sociais ou o bate papo verbal mesmo. Aproveite também o momento de uma nova venda pra falar novamente com o cliente. Ele está apto a te responder o que o levou a comprar e o que pode ser melhorado. A opinião do seu cliente deve moldar a evolução do seu negócio.

Use as redes sociais

Aproveite as redes sociais para interagir com seu público. Divulgue conteúdos relevantes, se o cliente falar sobre você responda, tanto se for para elogiar quanto para reclamar. Inclusive, não tenha medo de críticas. Elas podem ser uma excelente maneira de se mostrar maduro e preparado para lidar com os problemas, passando ainda mais confiança para seus clientes.

Invista no cliente

Não meça esforços para que seu cliente sinta-se importante e volte a fazer negócios com você. Vale usar de programas de fidelidade, no qual por compra o cliente vai acumulando pontos que podem ser trocados por algum benefício. De acordo com o perfil do cliente, de acordo com o valor gasto e a frequência de compra você pode oferecer brindes, descontos nas próximas compras ou alguma cortesia exclusiva para um determinado grupo, como participar de algum evento, por exemplo.

Cumpra o prometido

São diversas dicas para fidelizar seu cliente, mas nada mais importante do que produtos de qualidade, serviços bem feitos e atendimento diferenciado. Nunca minta para seu cliente ou prometa algo que não será possível cumprir. Se prometeu algum prazo de entrega cumpra-o rigorosamente. Se seu produto promete realizar alguma coisa ele tem que realmente fazê-lo. Caso você não consiga cumprir algo ofereça outra coisa em troca que pode ser um desconto, por exemplo. Só não vale perder o cliente por uma experiência negativa de compra. Fique atento!

Aproveite as dicas para manter os clientes fiéis em sua base, gerando receita recorrente e criando um excelente relacionamento com quem faz seu negócio caminhar!

fidelizar

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.