Para empresas que vendem bastante por cartão de crédito, principalmente a prazo, a possibilidade de adiantar o recebimento dos valores pode ser bastante útil.
Seja para manter suas contas em dia ou para momentos de necessidade financeira, a antecipação de recebíveis de cartão de crédito garante o acesso imediato a valores que a empresa só receberia em uma data futura.
Neste conteúdo, explicaremos como funciona a antecipação de recebíveis de cartão de crédito, os impactos para o negócio, se vale a pena realizar o processo e mais. Continue a leitura!
Vale a pena antecipar recebíveis de cartão?
A antecipação de crédito trata-se de uma forma de receber, antecipadamente, os pagamentos a prazo.
É uma alternativa às demais linhas de crédito, indicada para situações emergenciais, em que é necessário estabilizar o fluxo de caixa.
Ao contrário dos empréstimos ou financiamentos, que podem sair caros pelas altas taxas de administração e juros, adiantar pagamentos futuros acaba sendo mais acessível e seguro.
Nesse sentido, apostar em uma plataforma de antecipação de recebíveis é uma boa solução.
Ainda que a empresa conte com um bom controle financeiro, dificuldades financeiras, atrasos e imprevistos ou a necessidade de injeção rápida de capital pode acontecer.
Por isso, a antecipação de recebíveis de cartão de crédito é uma solução mais acessível para conseguir o dinheiro que seria recebido no futuro. Para, assim, ser possível arcar com despesas e manter o capital de giro da empresa.
Quais os impactos da antecipação de parcelas do cartão de crédito?
É preciso avaliar a situação financeira da empresa para, assim, identificar se essa linha de crédito é a ideal para o negócio.
Afinal, embora a antecipação de recebíveis seja uma solução atrativa, é importante não perder de vista os riscos dessa transação.
Entre eles está a dependência desses valores. Todo negócio precisa de um capital de giro sólido para operar adequadamente e não contar sempre com o crédito advindo de compensações futuras.
Mesmo que imprevistos aconteçam, é importante ter controle de fluxo de caixa, a fim de adequar as necessidades da empresa ao capital mensal.
Outro ponto de atenção está no planejamento a longo prazo. A antecipação de cartão de crédito adianta parcelas futuras. Ou seja, nos meses seguintes, esses valores não farão mais parte do caixa empresarial.
Por isso, é importante avaliar o impacto deste adiantamento de capital futuro, uma vez que pode trazer consequências maiores, principalmente se não houver ações de contenção ou de aumento de vendas a médio e longo prazo, por exemplo.
Como funciona a antecipação de cartão de crédito?
O processo de antecipação de recebíveis no cartão de crédito é bastante simples e eficiente. No entanto, o passo a passo pode variar a depender da instituição financeira.
Mas, de maneira geral, são algumas etapas para a empresa conseguir acesso a esta linha de crédito alternativa. Veja:
- Venda a prazo: a empresa deve ter um pagamento a prazo para receber, finalizado pelo cartão de crédito. É importante ressaltar que, independentemente se houve um parcelamento ou não, os valores ficam retidos temporariamente com a processadora do pagamento, conforme estabelecido previamente com o vendedor.
- Autorização do pagamento e pedido de antecipação: depois do pagamento autorizado, essa venda entrará como “contas a receber”. Ao acessá-la, deve buscar pelo processo de solicitar a antecipação na instituição financeira.
- Análise de crédito e quitação de taxas: mesmo sendo um acesso ao crédito mais acessível, a instituição financeira realizará uma análise de perfil detalhada. Com a aprovação e para posterior liberação, o vendedor deverá realizar o pagamento das taxas.
- Liberação dos valores antecipados: depois do pagamento da taxa e análise positiva, o vendedor receberá os valores que a instituição financeira liberou para antecipação.
O processo para antecipação funciona dessa forma. Posteriormente, como é uma espécie de “venda” de crédito, quando o pagamento feito originalmente for descontado, os valores serão destinados à instituição financeira.
Quem pode antecipar parcelas do cartão?
Essa operação financeira pode ser realizada por pessoas físicas e jurídicas que realizam vendas a prazo via cartão de crédito.
No entanto, essa determinação pode variar conforme a instituição financeira a ser realizada. O Asaas, por exemplo, realiza essa operação em contas de PF e PJ, mediante análise de crédito e pagamento de taxas.
Assim, a antecipação de recebíveis de cartão de crédito feita na plataforma do Asaas possui alguns critérios para aprovação, a depender da forma de cadastramento, se pessoa jurídica ou física:
- Pessoa física: é possível solicitar a partir de 45 dias após a 1ª transferência para uma conta pessoal, mediante aprovação de análise de crédito;
- Pessoa jurídica: basta ter o cadastro aprovado na plataforma do Asaas e passar pela análise de crédito.
Para a aprovação da antecipação é necessário que as informações do cliente pagador (tais como nome, CPF/CNPJ e telefone para contato) estejam devidamente preenchidas. Além disso, os produtos comprados devem ter sido entregues ou a prestação de serviços ter sido iniciada.
Há cobrança de taxas na antecipação de cartão de crédito?
Sim, como em demais linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos, as instituições financeiras realizam a cobrança de taxas para a operação. Esses valores podem variar de acordo com uma série de critérios e valores únicos de cada instituição.
Porém, considerando os valores dos encargos, é importante ter um simulador de antecipação de cartão de crédito.
Assim, é possível fazer uma projeção das taxas, entender se o processo será realmente vantajoso para, assim, garantir que não falte dinheiro no fluxo de caixa.
Com o Asaas, é possível realizar esse processo na plataforma, acessando a fatura a ser antecipada, mediante pagamento de taxas. Confira as taxas do Asaas aqui.
Qual a melhor forma de fazer antecipação de vendas no cartão de crédito?
O ato de realizar a antecipação de cartão de crédito é bastante individual para cada vendedor. Afinal, dependerá da instituição financeira que realizará o processo, o valor a ser movimentado, as taxas, etc.
Devido à maior liquidez dessa operação financeira, é possível aproveitar oportunidades para expandir o negócio. Assim, essa escolha é bastante importante para toda empresa.
No entanto, existem plataformas, como o Asaas, que oferecem a antecipação de recebíveis e muitos outros recursos ideais para a gestão financeira da empresa.
Benefícios de fazer antecipação de recebimentos no Asaas
No Asaas, ao acessar uma fatura aprovada, é possível fazer essa simulação a qualquer momento. Assim, a interface mostrará qual é a taxa administrativa e o valor de antecipação liberado para o vendedor.
Isso dá mais segurança ao vendedor na hora de manejar o seu fluxo de caixa, além de garantir o recebimento dos valores em conta em até 4h após o aceite.
Além disso, ao utilizar a plataforma do Asaas, também é possível usufruir de recursos indispensáveis, como:
- Conta digital completa para receber valores de vendas;
- Régua de cobranças, para certificar-se do recebimento em dia;
- Emissão de notas fiscais;
- Consulta e negativação no Serasa;
- Pagamento de contas, entre outros.
O Asaas, além de oferecer a possibilidade de adiantar os pagamentos futuros, ainda auxilia na gestão integrada da empresa, considerando todas as necessidades do empreendedor.
Saiba mais sobre a antecipação de recebíveis no Asaas e adiante suas faturas futuras!