Real Digital: tire suas dúvidas sobre a nova moeda digital brasileira!

Se unindo a uma tendência mundial, o Banco Central (Bacen) anunciou o início do desenvolvimento do Real Digital, uma moeda digital brasileira para ser usada em pagamentos, compras, transações e investimentos.

Como irá funcionar o Real Digital?

Essa moeda será dividida em duas versões: atacado (utilizado para pagamentos entre o Banco Central e as instituições financeiras) e varejo (será emitido pelo mercado e chegará ao consumidor final). Entenda melhor:

A função do Real Digital para atacado, por outro lado, será voltada para pagamentos entre o BC e instituições financeiras autorizadas - sem relação direta com o consumidor final.

Versão do atacado:

Quais as vantagens do Real Digital?

Transações entre pessoas de forma direta e instantânea; Redução de custos de produção e distribuição de dinheiro físico; Acesso à população desbancarizada; Uso em qualquer lugar do mundo, sem necessidade da conversão bancária;

Quando iniciará o Real Digital?

Apesar das expectativas, o projeto piloto do Real Digital começa em 2023, enquanto seu lançamento está previsto apenas para o final de 2024.

Quer entender mais sobre o Real Digital e ficar preparado para o lançamento dessa nova moeda no mercado brasileiro? Confira nosso artigo completo sobre o assunto: