Golpes do Pix: 6 mais usados e como se prevenir de cada um deles!

Evite o golpe:

Para evitar, é sempre importante estar informado das formas de contato que seu banco ou instituição financeira utiliza- dando preferência para os canais de comunicação oficiais, como os aplicativos.

Evite o golpe:

A recomendação nesse caso é manter a calma, tentando entrar em contato com seu parente em paralelo. Você também pode tentar conseguir, do suposto sequestrador, confirmar traços característicos do parente (como nome, idade, etc.)

Golpe do BUG do Pix

Golpistas criam vídeos nas redes afirmando que, graças a um bug no Pix, é possível ganhar o dobro do valor que foi transferido através de chaves aleatórias. Porém, o dinheiro é apenas enviado para golpistas.

Clonagem do WhatsApp

O criminoso pega foto da vítima em redes sociais e, de alguma forma, consegue descobrir números de celulares de contatos da pessoa. A partir disso, pede uma transferência via Pix para seus amigos e familiares, supondo uma situação de emergência.

Evite o golpe:

Para evitar, é fundamental tentar entrar em contato com a pessoa por um canal de comunicação que você já tenha estabelecido previamente - e, só então, confirmar a necessidade do dinheiro.

Cuidado com tentativas Phishing

Phishing é toda tentativa de golpe a partir de engenharia social, no qual os bandidos tentam conseguir informações confidenciais das vítimas, como senhas de cartão e números de conta, se passando por funcionários de lojas e etc.

Mantenha a segurança na sua empresa

Para manter a segurança dos seus dados e dos seus clientes, confira nosso artigo completo sobre segurança de dados: