A Vivo Ventures, braço de venture capital corporativo da Vivo, passa a compor o quadro de investidores do Asaas, fintech referência em gestão financeira automatizada para pequenas e médias empresas (PMEs).
A entrada aconteceu por meio da aquisição de participação societária da Parallax Ventures, que segue como investidora relevante da empresa. O investimento de R$35 milhões representa o maior cheque já assinado pela Vivo Ventures desde sua criação, em 2022.
O movimento chega em um momento estratégico. O Asaas está em constante expansão após ter captado R$820 milhões em rodada Série C liderada pelo fundo Bond em 2024, a maior rodada do ano entre startups brasileiras.
Parceria Asaas e Vivo Venture amplia soluções para PMEs
Apesar da mudança no quadro de investidores, a operação de ambas as empresas permanece inalterada.
Para clientes, parceiros e colaboradores do Asaas, nada muda na rotina ou na forma de utilizar os serviços da fintech. O objetivo principal da parceria é gerar novas oportunidades de negócios para todas as partes envolvidas.
Com mais de 1,7 milhão de clientes PJ em sua base, a Vivo busca ampliar sua atuação junto ao segmento de pequenas e médias empresas.
Por outro lado, o Asaas ganha acesso aos serviços da Vivo, que conta com 1,8 mil lojas físicas, 5 mil vendedores e um aplicativo usado por mais de 30 milhões de clientes por mês.
O grande impacto está no potencial de gerar benefícios conjuntos:
“É um ganha-ganha. Eles vão conseguir monetizar nossa base de PMEs. E, do nosso lado, vamos alcançar uma capilaridade gigantesca”, ressalta João Vitor Possamai, CFO do Asaas.
No momento, as empresas estão em fase de desenho dos modelos de serviços que serão oferecidos em conjunto.
“Há muitos caminhos para a gente explorar juntos”, afirma o diretor da Vivo.
Um marco para o ecossistema de fintechs no Brasil
A entrada da Vivo Venture no Asaas reforça a estratégia do fundo em aprofundar sua atuação no mercado B2B e, ao mesmo tempo, representa um marco para o ecossistema de fintechs no país.
Segundo Phillip Trauer, diretor da Vivo Ventures:
“Estamos pensando em novas formas de monetizar essa base PJ com o grande potencial de integração em relação à plataforma da Asaas, focada em solução de cobranças, antecipações de recebíveis e outros serviços financeiros para PMEs.”
O movimento segue uma tendência global de grandes companhias investindo em startups com alto potencial de transformação, criando sinergias e acelerando a digitalização de PMEs.
Esse alinhamento estratégico fortalece o ambiente de inovação e contribui para consolidar o papel das fintechs como protagonistas da modernização do mercado financeiro brasileiro.
Conheça o Asaas e veja como simplificar a gestão financeira da sua empresa com soluções de cobrança, antecipação de recebíveis e muito mais.