Com a reforma tributária, o Governo Federal anunciou mudanças significativas em um dos principais documentos para empreendedores: a nota fiscal.
O Asaas, enquanto instituição financeira com recursos que permitem a emissão deste documento fiscal, já adaptou o seu sistema.
Seguindo as diretrizes federais, o sistema emissor notas fiscais segue total conformidade com novo Portal Nacional de Documentos Fiscais Eletrônicos. Veja o que muda na plataforma do Asaas.
O que muda na emissão de notas fiscais no Asaas?
Com a padronização nacional, que unifica modelos municipais e integra a apuração dos tributos IBS, CBS e Imposto Seletivo, o Asaas passa a suportar integralmente o novo layout no envio de arquivos XML.
A plataforma vai incluir, a partir da obrigatoriedade, em 2026, os novos campos obrigatórios (IBS e CBS), totalizadores e validações previstas pelo Ambiente de Dados Nacional. Antecipando-se às necessidades previstas para janeiro de 2026, o Asaas já segue as determinações previstas na Lei Complementar n.º 214 e da Nota Técnica n.º 004/2025.
A Receita Federal continua em período de testes e integração das prefeituras, que podem escolher pela migração completa ou parcial, do sistema emissor. Porém, o uso da nota fiscal padronizada é obrigatória a todos.
Para usuários do Asaas, cujas prefeituras integrem completamente ao Portal Nacional, será necessário realizar alguns ajustes na plataforma. Do contrário, as informações seguem da mesma forma.
Ou seja, as informações de cadastro devem ser atualizadas, a fim de integrar o acesso às informações da Receita Federal.
Além disso, outros pontos para conformidade da nota fiscal Asaas incluem:
- Enviar o Certificado Digital ou informar o Login e Senha exclusivos do Portal;
- Informar o Regime Especial de Tributação, a Série da NFS e o Número da DPS (Declaração de Serviços), todos utilizados pelo Portal;
- Atualizar o novo Código de Serviço, conforme o novo modelo de emissão.
Principais benefícios da atualização no Asaas
Visando sempre se manter atualizado com as novas determinações do mercado, o Asaas segue oferecendo os melhores serviços aos seus clientes.
Com as mudanças previstas com o novo padrão de nota fiscal, os usuários da plataforma poderão perceber algumas vantagens, ao adotarem o novo modelo no Asaas:
- Integração nativa com o Portal Nacional: o sistema do Asaas passa a dialogar diretamente com o ambiente nacional, reduzindo falhas de comunicação com prefeituras locais.
- Adaptação automática aos novos impostos: o emissor já contempla a estrutura para o cálculo e destaque do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), conforme a obrigatoriedade entrar em vigor.
O objetivo do Asaas é blindar o empreendedor da complexidade técnica que as mudanças da Reforma Tributária podem causar.
Enquanto o governo padroniza o sistema, o Asaas garante que a experiência de emitir uma nota fiscal continue sendo uma questão de segundos.
Entenda mais sobre a emissão de nota fiscal pelo portal nacional.
