Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como receber pagamento via link? Conheça a solução para vender online

Pessoa usando celular e cartão de crédito ao lado de um laptop, representando como receber pagamento via link de forma rápida.

Receber pagamentos via link é uma solução para profissionalizar o negócio, facilitar as transações financeiras e ter controle sobre os recebíveis. Afinal, a modalidade oferece flexibilidade aos clientes, sem precisar investir em ferramentas complexas com taxas elevadas. 

Ela agrega uma série de vantagens significativas para quem deseja potencializar as vendas online. Isso porque o cliente pode pagar de onde estiver, simplificando o processo de compra e aumentando as chances de conversão. 

Continue a leitura para entender melhor sobre o como receber pagamento via link, benefícios do link de pagamentos e como começar a gerar agora mesmo!

Como funciona pagamento via link?

Para receber via link, é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos apta para gerar links seguros. 

O Asaas, por exemplo, é uma plataforma de pagamentos que permite criar links personalizados, onde é possível definir o valor e as condições da transação.

Após criar o link, basta compartilhá-lo com o cliente. Ele irá acessar, inserir as informações necessárias e escolher a forma de pagamento preferida para concluir a compra. Esse método facilita a cobrança e transmite maior credibilidade à marca. 

Confira abaixo as principais dúvidas sobre como funciona o link de pagamento.

Precisa ter conta bancária para receber pagamento via link?

Não é necessário ter uma conta bancária vinculada para começar a vender por link de pagamento. Os valores recebidos ficam armazenados diretamente na conta digital criada na plataforma de pagamentos. 

A partir daí, é possível ter total controle sobre o saldo disponível. Há como transferir para uma conta bancária, fazer pagamentos diretamente pela plataforma ou até mesmo realizar saques em caixas eletrônicos.

Precisa ter CNPJ para receber pagamento por link?

O CNPJ não é obrigatório para gerar link de pagamentos. No Asaas, por exemplo, a criação da conta está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Assim, empreendedores autônomos e pequenas empresas também podem começar a vender com facilidade. 

O cadastro é gratuito, rápido e sem burocracias, possibilitando que qualquer pessoa acesse essa solução de pagamento com praticidade e segurança.

Qual é a taxa cobrada por cobrança via link de pagamento?

A taxa varia conforme a plataforma de pagamento. No Asaas, a criação do link de pagamento é gratuita. Quando o pagamento é efetivamente concluído, é necessário pagar uma taxa. Consulte aqui as taxas do Asaas.

Vale ressaltar que, essa taxa costuma ser um percentual fixo sobre o valor da transação ou um valor fixo acrescido de um percentual. 

Esse modelo de cobrança por uso torna o método mais econômico e vantajoso, especialmente para quem está começando e deseja evitar despesas fixas.

Quantas vezes posso usar o mesmo link de pagamento?

Nos links de pagamento do Asaas não há necessidade de associá-los a um cliente. Portanto, um único link pode ser pago por diversos clientes.

Por exemplo, imagine que um profissional irá vender um curso e abriu inscrições em suas redes sociais. Todos os alunos poderão acessar o mesmo link e fazer o pagamento individual e simultaneamente.

Outra vantagem dos links de pagamento do Asaas é a possibilidade de não definir um valor. Assim, o próprio cliente pode escolher. É uma ótima opção para receber doações ou arrecadações.

Quais as vantagens usar link para vendas online?

O link de pagamento é uma solução inovadora na gestão financeira. Sua versatilidade de uso contribui para o aumento das vendas e expansão do negócio. 

Essa ferramenta também se destaca pela praticidade oferecida ao cliente. Em apenas alguns cliques, ele pode concluir uma compra sem a necessidade de compartilhar informações bancárias diretamente com a empresa.

Confira abaixo as demais vantagens de receber pagamento via link:

Como receber pagamento via link no Asaas?

O Asaas é uma conta digital completa e gratuita, com funcionalidades que facilitam a gestão financeira e otimizam as vendas. Com ela, é possível oferecer diferentes formas de pagamento, gerenciar cobranças, emitir notas, antecipar recebíveis e muito mais. Tudo em um só lugar.

Para receber pagamento por link na plataforma e contar com as vantagens que esse modelo de cobrança oferece, é muito simples. Confira abaixo o passo a passo completo:

1. Abra uma conta digital para criar link de pagamento

Para receber pagamentos via link, o primeiro passo é criar uma conta digital no Asaas. Esse processo é rápido e gratuito. 

A vantagem é que a emissão de links de pagamento é ilimitada, viabilizando a expansão das vendas online e facilitando as cobranças.

Vale ressaltar que, a conta digital do Asaas oferece diversas funcionalidades além da criação de links de pagamento. É possível emitir boletos, fazer transferências bancárias, acompanhar o saldo organizado e contar com uma plataforma de gestão financeira completa para o negócio. 

2. Acesse o sistema para gerar link de pagamento

Após abrir sua conta no Asaas, acesse a plataforma com seu login e senha pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS

Na página inicial, clique no botão “Criar link de pagamento”. Ao clicar nele, a página será direcionada para a área de configuração. 

Nela, é possível personalizar o link conforme a necessidade: 

3. Defina as formas de pagamento do link

Após configurar o link e definir o valor da transação, selecione a modalidade de cobrança:

Além da cobrança recorrente mensal, o Asaas também disponibiliza outras seis opções de sazonalidade. Com isso, é possível criar uma assinatura semanal, quinzenal, bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. 

Agora, defina a forma de pagamento. O Asaas disponibiliza várias opções para o cliente pagar por link de pagamento, como:

Caso o seu negócio realize entregas e precise oferecer a opção de cartão de crédito, o link permite receber pagamentos sem maquininha. Isso elimina a logística de envio do equipamento e reduz custos operacionais.

4. Use o sistema para enviar link para pagamento online

Com todas as etapas acima cumpridas, é hora de compartilhar o link pelo WhatsApp, Instagram, e-mail ou onde desejar. 

Esse envio instantâneo permite que o cliente acesse a página de pagamento de forma rápida e segura. Lá ele poderá inserir as informações e escolher a forma de pagamento mais conveniente. 

Pronto! Agora basta acompanhar o status de pagamento e aguardar a efetivação da compra.

Abra sua conta digital no Asaas agora mesmo para criar links de pagamento e escalar as vendas do seu negócio!

Sair da versão mobile