Segundo o IBGE, o setor de tecnologia cresceu 86% desde a pandemia de covid-19 e conquista cada vez mais espaço na economia brasileira. Com esse avanço, os modelos de atuação das empresas estão em constante mudança.
As fintechs estão entre essas empresas que se popularizaram nos últimos anos e ainda geram muitas dúvidas sobre seu modelo de funcionamento e atuação.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é uma fintech e como esse modelo de empresa pode ser importante para o seu negócio. Continue lendo!
O que é uma fintech?
Afinal, o que é fintech? Fintechs são empresas que usam tecnologia para oferecer soluções financeiras inovadoras. Seu nome é justamente a fusão dos termos “finance” e “technology”, finanças e tecnologia, em inglês.
O modelo Fintech de negócio tem como objetivo simplificar e democratizar o acesso a serviços financeiros por meio de tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e automação.
O que as fintechs fazem?
Os tipos de serviço oferecidos por uma fintech dependem do modelo de negócio no qual ela está inserida.
Porém, as soluções trazidas são voltadas para oferecer custos mais baixos, maior praticidade e redução das burocracias. As fintechs podem automatizar soluções e tornar a gestão financeira mais simples.
O principal diferencial está no foco na experiência do usuário. Afinal, elas precisam se consolidar dentro de um nicho e inovam para entregar mais valor aos clientes.
As fintechs são seguras?
Uma das dúvidas mais frequentes entre empreendedores que têm contato com as fintechs é sobre a segurança que essas empresas possuem. Afinal, muitas delas tem pouco tempo de mercado, o que pode causar dúvidas entre o público.
Porém, é possível afirmar que a segurança é um dos pilares das fintechs. Afinal, essas empresas também utilizam as principais tecnologias para manter soluções e sistemas antifraude, possibilitando que suas atividades operem com segurança.
Qual a diferença de um banco para uma fintech?
Embora estejam no mesmo universo financeiro, bancos, fintechs e startups têm modelos distintos.
Bancos digitais são extensões de instituições financeiras tradicionais, oferecendo serviços como contas correntes, cartões de crédito, empréstimos e investimentos, mas de forma totalmente online.
Fintechs, como já abordado, se destacam por otimizar processos e criar soluções inovadoras, utilizando tecnologia para democratizar e simplificar o acesso a serviços financeiros. Elas podem oferecer funções semelhantes às dos bancos, mas sem depender das instituições tradicionais.
Startups são empresas de rápido crescimento, com modelos escaláveis e produtos ou serviços que atendem demandas ainda pouco exploradas, geralmente contando com financiamento de investidores para expandir operações.
Vale ressaltar que, com a Instrução Normativa RFB nº 2.278/2025, fintechs e instituições de pagamento passaram a cumprir as mesmas obrigações que os bancos. Isso inclui a entrega da e-Financeira, obrigação criada em 2015 para reportar à Receita Federal as movimentações financeiras dos clientes.
Até então, fintechs estavam isentas devido a exceções legais, mas agora entram no mesmo nível de fiscalização do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Quais são os tipos de fintechs?
As fintechs se destacam pela agilidade, foco no cliente e forte presença digital. Graças ao uso intensivo de tecnologia, elas oferecem soluções que vão de pagamentos digitais a empréstimos, investimentos automatizados e gestão financeira.
Entre 2017 e 2023, o número de fintechs na América Latina saltou de 703 para 3.069, um aumento de 340% em apenas seis anos, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Diante dessa expansão, surgiram diferentes especializações dentro do setor. A seguir, veja os principais tipos de fintechs que estão transformando a forma como pessoas e empresas lidam com o dinheiro:
1. Fintechs de crédito ou empréstimo
Fintechs de empréstimo e créditos são empresas voltadas para oferecer dinheiro aos seus clientes, com condições competitivas e taxas menores.
Atuando em uma estrutura enxuta, esse modelo de negócio consegue realizar análises de crédito a partir de soluções tecnológicas para aumentar a dinâmica dos serviços financeiros oferecidos.
2. Fintechs de crowdfunding
De forma semelhante, os crowdfunding também são estruturas de negócio que visam financiar projetos.
Semelhante à empresa Catarse, esse modelo de negócio permite que clientes disponibilizem projetos para serem financiados por um público. A fintech disponibiliza a plataforma e recebe parte dos valores dos projetos financiados.
3. Fintechs de controle financeiro
O controle financeiro é uma etapa muito importante para qualquer nicho de empresa.
Por isso, muitas fintechs surgiram para solucionar essa demanda e tornar a administração de recursos mais simples para empreendedores de todas as áreas.
O controle de despesas, fluxo de caixa, capital de giro, recebíveis e outras demandas podem ser operacionalizadas através desse tipo de fintech.
O Asaas, por exemplo, oferece diversas soluções voltadas para ajudar empresas a otimizarem seus processos de gestão e controle financeiro.
4. Fintechs de investimento
Seguindo o mesmo propósito de tornar a administração de recursos dos negócios mais simples, as fintechs de investimento também surgiram com o propósito de facilitar os investimentos para empresas.
Esse modelo otimiza as funções de uma corretora de valores, oferecendo uma experiência digital de investimentos mais acessível e dinâmica.
5. Fintechs de moedas digitais
As criptomoedas valorizaram nos últimos anos, ainda mais com o aumento de recursos trazidos pelo blockchain e a internet das coisas.
E com a popularização dessas soluções, também surgiram fintechs especializadas em ajudar clientes nas transações de moedas digitais, como as Bitcoins ou mesmo os NFTs.
O propósito desse modelo de empresa também está em facilitar as transações desse tipo de investidor, assim como na orientação e suporte para solucionar problemas, já que esse tipo de operação ainda gera muitas dúvidas no público.
6. Fintechs de pagamento
Por fim, as fintechs de pagamento são aquelas destinadas a auxiliar pessoas físicas e empresas a facilitarem sua rotina de pagamentos.
Para empresas, esse modelo de fintech facilita a rotina de pagamentos, tornando sua empresa mais acessível para oferecer soluções aos clientes, receber recursos e efetuar cobranças.
Além disso, fintechs de pagamento também podem oferecer plataformas completas e possibilidade integração, tornando sua loja ou ambiente virtual mais capacitado para receber clientes e vender mais.
Um exemplo é o Asaas, fintech de pagamentos que funciona com uma conta digital PJ completa. A plataforma permite emitir boletos, gerar carnês, aceitar Pix, cartão de crédito e débito, além de oferecer recursos como cobrança recorrente, régua de cobrança automática e relatórios financeiros detalhados.
Quais as vantagens das fintechs?
Agora que já explicamos o que é uma empresa fintech e quais são as soluções trazidas por ela, precisamos explicar quais são as vantagens que esse modelo de negócio pode trazer para sua empresa.
Conforme já explicamos, existe mais de um formato de fintechs. Cada empresa pode se posicionar dentro do mercado para atingir uma determinada demanda dos consumidores.
Porém, é possível elencar algumas práticas que estão presentes em quase todo tipo de empresa do campo da tecnologia e finanças. Confira:
Fintechs possuem maior apoio da tecnologia
As fintechs funcionam apoiadas em soluções de tecnologia. Ou seja, a inovação é uma fonte para a melhoria de processos e otimização de demandas. Sendo assim, as fintechs ajudam a melhorar o formato tradicional dos processos.
Independente da área, sendo inovação para investimentos, pagamentos ou gestão financeira, as fintechs tendem a oferecer novas práticas para solucionar as principais demandas desses setores.
Maior segurança para os clientes
Com o cenário digital cada dia mais forte, uma das demandas mais recorrentes dos clientes é a segurança.
Afinal, golpes digitais estão cada vez mais comuns. Sendo assim, as fintechs também visam resolver problemas de segurança de dados.
Redução da burocracia em comparação aos bancos tradicionais
O Brasil é um país famoso pela sua alta carga de burocracias, que engessam os processos e tornam o dia-a-dia empresarial menos eficiente.
Por isso, as empresas focadas em inovação possuem soluções para contornar a burocracia e tornar as rotinas mais dinâmicas.
Um exemplo disso é o sistema do Asaas, que permite a emissão de notas fiscais com mais agilidade, melhorando as obrigações fiscais do seu negócio em dia.
Preços e ofertas mais competitivas do mercado
Como forma de compensar as estruturas mais consolidadas de outras empresas, as fintechs possuem um custo benefício maior (especialmente por serem empresas mais recentes que precisam se destacar no mercado).
Além disso, por terem processos que focam em facilitar as estratégias financeiras dos seus clientes, as fintechs são estruturadas para oferecer condições mais acessíveis. O melhor serviço pelo menor preço.
Atendimento ao cliente mais próximo
As fintechs também entendem que a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para se destacar no mercado e consolidar uma posição de valor entre os consumidores.
Por isso, o atendimento ao cliente feito de maneira mais próxima e com cuidado aos detalhes é um diferencial entre as empresas de finanças e tecnologia.
O Asaas é uma fintech?
Sim, o Asaas é uma fintech voltada para facilitar a gestão financeira das empresas. Ele oferece uma conta digital completa e uma plataforma de pagamentos com recursos vantajosos para que as empresas vendam cada vez mais.
Com o Asaas, seu negócio pode focar em aumento de receita e cuidar das demandas estratégicas, enquanto a plataforma automatiza funções recorrentes e ajuda a potencializar resultados.
Entre os principais recursos oferecidos, estão:
- Emissão de cobranças por boleto, Pix, cartão de crédito;
- Cobrança recorrente, ideal para mensalidades e assinaturas;
- Régua de cobrança automática, com lembretes por e-mail, SMS e WhatsApp;
- Gestão de clientes e histórico de transações em um só lugar;
- Relatórios financeiros completos, que ajudam no planejamento e no acompanhamento das finanças;
- API de pagamentos para integração com sistemas e lojas virtuais;
- Antecipação de recebíveis, garantindo mais capital de giro para o negócio;
- Emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e) integrada ao processo de cobrança.
Ou seja, como fintech, o Asaas concentra em uma única plataforma várias funções fundamentais para uma boa rotina financeira.
Quer saber sobre todos os recursos que o Asaas oferece como fintech? Conheça o Asaas e abra a sua conta digital para empresas!