A adoção de ferramentas que simplificam rotinas financeiras cresce a cada dia. Segundo o levantamento do Bank Of America, o número de downloads de aplicativos de bancos digitais superou a marca de 1 bilhão em 2023.
Eliminar a necessidade de deslocamento até uma agência para fazer movimentações financeiras é um dos grandes atrativos dessa modalidade. Afinal, é uma praticidade vantajosa para empresas com muitos afazeres.
Continue lendo para entender o que é conta digital, quais os recursos oferecidos por ela, como funciona e quais os passos para abrir uma.
O que é conta digital?
Conta digital é um recurso oferecido por instituições de pagamento. Ela assegura a guarda do dinheiro e a realização de transações financeiras, assim como uma conta bancária tradicional. No entanto, ela é movimentada apenas online via aplicativos ou sites.
A proposta é desburocratizar o serviço bancário, livrando o usuário de ir até uma agência para fazer transações ou ter qualquer tipo de atendimento.
É possível encontrar muitas opções de conta digital no mercado, oferecidas por diversas instituições. Cada uma possui serviços, benefícios e funcionalidades distintas.
Qual a diferença da conta corrente para conta digital?
A grande diferença de uma conta digital em relação a uma conta corrente tradicional é o meio pelo qual as transações são realizadas.
Não é necessário ir até uma agência bancária para abrir uma conta, receber atendimento ou liberar seu smartphone para fazer uma transferência, por exemplo. É possível fazer tudo online, a partir do aplicativo da conta digital.
Isso significa que ela é considerada menos burocrática do que uma conta tradicional. A proposta é que tanto o processo de abertura, quanto o controle financeiro, sejam mais simples e tomem menos tempo do usuário.
O que diz a Lei sobre a abertura de conta digital?
No Brasil, a abertura de contas digitais é regulamentada principalmente pela Resolução nº 4.753/2019 do Banco Central. Essa norma permite que instituições financeiras abram contas de forma eletrônica.
No entanto, ela estabelece requisitos de segurança, como a verificação da identidade dos clientes por meios digitais (envio de documentos e reconhecimento facial, por exemplo).
Além disso, os bancos digitais devem seguir regras de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD/FT), monitorando as transações para evitar atividades ilícitas.
Vale ressaltar que, desde a Resolução nº 4.697 do Banco Central, em 2018, pessoa jurídica de todos os portes também podem abrir contas digitais.
Assim, a legislação garante que o cliente de uma conta digital tenha os mesmos direitos e proteção que os clientes de contas tradicionais.
Quais são os tipos de conta digital?
O funcionamento de uma conta digital é bem parecido com o de uma conta tradicional. Portanto, ele permite ao usuário fazer pagamentos, realizar depósitos, saques e outros recursos.
Contudo, existem dois tipos de conta digital: conta digital para Pessoa Física e conta digital para Pessoa Jurídica. Cada uma possui serviços específicos para atender às necessidades de cada perfil. Confira abaixo as diferenças.
Conta digital para Pessoa Física
A conta digital para Pessoa Física é voltada para uso pessoal, permitindo ao titular realizar operações financeiras no dia a dia.
Ela oferece os serviços básicos de uma conta corrente tradicional, como transferências, pagamentos e acesso a cartões de débito e/ou crédito.
Essas contas costumam ser oferecidas por instituições de pagamento. É comum oferecerem isenção de tarifas ou taxas reduzidas.
Conta digital para Pessoa Jurídica
A conta digital para Pessoa Jurídica é voltada para empresas de qualquer porte e dá acesso a serviços mais completos, como:
- Recebimento de pagamentos (Pix, boletos, cartões);
- Pagamento de despesas empresariais;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão de fluxo de caixa;
- Em alguns casos, acesso a linhas de crédito para empresas.
Costuma ser oferecida por Fintechs e intermediadoras de pagamento. O Asaas, por exemplo, é uma conta digital focada em negócios.
Ela oferece diferentes formas de pagamento, permite o gerenciamento de cobranças, emite notas, antecipa recebíveis e viabiliza o pagamento de fornecedores. Tudo em um só lugar.
Qual a vantagem de ter uma conta digital?
Como visto até aqui, a conta digital apresenta muitas vantagens. Por isso, é uma opção cada vez mais atrativa.
Confira abaixo os demais benefícios de optar por uma conta digital:
- Atendimento humanizado e multicanal: suporte por diversos canais, como chat, e-mail e telefone, garantindo um atendimento mais ágil e personalizado, sem depender de deslocamentos físicos;
- Menos burocracia e mais praticidade: o processo de abertura, verificação de identidade e gestão da conta é feito online, reduzindo a burocracia e tornando a experiência mais simples e rápida;
- Possibilidade de melhores investimentos e empréstimos: algumas contas digitais oferecem condições mais acessíveis para investimentos e empréstimos;
- Segurança de dados: as contas digitais investem em tecnologias de segurança para proteger os dados financeiros, como autenticação de dois fatores, criptografia e protocolos de segurança avançados;
Tarifas muito menores: a ausência de agências físicas permite que as contas digitais ofereçam tarifas bem menores do que as contas tradicionais, tornando-as uma opção mais econômica. Consulte as taxas do Asaas;
Como funciona a conta digital?
Os recursos da conta digital foram desenvolvidos para atender às necessidades financeiras dos usuários, oferecendo serviços bancários indispensáveis.
Assim, é possível realizar uma gestão financeira completa de forma prática, rápida e com custos reduzidos ou até mesmo sem pagar nada.
Com uma conta digital, há diversas formas de movimentar o dinheiro, permitindo agilidade e controle nas transações.
É possível fazer pagamentos via Pix de maneira instantânea, enviar transferências DOC e TED para outras contas bancárias e utilizar o cartão da conta para compras online e em lojas físicas.
E quando precisar de dinheiro em espécie, é possível realizar saques em caixas eletrônicos, muitas vezes por meio da rede Banco24Horas.
Como abrir uma conta digital?
Primeiro, é preciso escolher qual a melhor conta digital. O caminho ideal é estudar quais são as necessidades individuais.
Em geral, abrir uma conta digital é muito simples. Afinal, por ser digital, todo o processo é realizado online com praticidade e agilidade.
No Asaas, por exemplo, basta seguir os seguintes passos:
- Preencher as informações solicitadas (e-mail, CPF ou CNPJ, razão social, tipo de empresa, CEP, endereço) e enviar os documentos necessários;
- Em seguida, é preciso cadastrar um número de celular para receber um código de verificação por SMS para finalizar o cadastro. Após isso, é só aguardar a aprovação da sua conta.
Abra sua conta digital no Asaas agora mesmo e dê mais um passo em direção ao sucesso!