Com a competitividade de mercado crescente, muitas empresas têm buscado formas de manter um crescimento saudável. Por isso, procuram maneiras de escalar o negócio, a fim de se destacar e alcançar novos patamares.
Para o resultado ser bem-sucedido, é preciso criar um planejamento estratégico empresarial visando uma execução vantajosa. A empresa, porém, deve considerar as particularidades do negócio e do mercado em que atua.
Buscar a escalabilidade exige um conhecimento profundo dos processos internos e do mercado, além de planejamento e preparação. Neste artigo, explicaremos o que é um negócio escalável, suas principais características e vantagens do processo para empresas. Confira!
O que é um negócio escalável?
Por definição, um negócio escalável é aquele que tem a capacidade de crescer rapidamente sem aumentar os custos na mesma proporção.
Ou seja, é um modelo de negócio que visa expandir a produção ou o serviço sem precisar aumentar o investimento financeiro ou o uso de recursos. Assim, permite à empresa alcançar novos mercados e clientes com mais facilidade.
Para simplificar, veja o exemplo: se um negócio sempre precisa comprar novos produtos ou serviços para suprir a demanda crescente, não há escalabilidade, embora haja expansão.
No entanto, se a empresa consegue atender à demanda sem precisar desembolsar para suprir a necessidade (como, por exemplo, com produtos digitais), ela torna-se escalável.
No entanto, a escalabilidade de um negócio difere da expansão, em termos técnicos, embora muitas vezes sejam utilizados como sinônimos.
Diferença entre escalabilidade e expansão em negócios
Quando falamos no crescimento saudável de uma empresa, inclui-se o processo de expansão e de escalabilidade. Porém, embora esses termos indiquem um aumento no número de vendas e alcance de uma marca, eles não são sinônimos.
De modo geral, enquanto a escalabilidade se concentra em maximizar a eficiência do negócio, a expansão procura ampliar a presença no mercado e alcançar mais clientes ou regiões. Entenda melhor a diferença entre os dois processos de crescimento:
- Expansão de negócios: é o processo de crescimento em si, que pode ser alcançado por meio de várias estratégias. Não visa a manutenção de estabilidade ou saúde financeira da empresa no patamar atual. É possível expandir a partir da abertura de novas lojas, por exemplo.
- Escalabilidade de negócio: trata da capacidade de um negócio em crescer sem perder eficiência ou aumentar proporcionalmente seus custos. Ao se mostrar escalável, uma empresa passa a vender mais e melhor – sem afetar a disciplina financeira.
Quais são as principais características de um negócio escalável?
Embora a escalabilidade seja um foco da maior parte das empresas, nem todas estão prontas para dar esse passo. Por isso, é muito importante identificar o momento atual da gestão do negócio, e se ele está pronto para escalar.
Como fazer isso? Existem algumas características que podem ser identificadas no funcionamento dos processos internos, rotina administrativa e na cultura interna.
Confira alguns dos critérios que podem indicar que um negócio é escalável:
- Possuem ofertas de valor: oferece produtos valiosos, além da sua função prática. É o que diferencia a empresa de seus concorrentes, sendo fundamental para atrair e reter clientes. As ofertas de valor podem ser características únicas dos produtos ou serviços.
- Demonstram viabilidade de crescimento: essa indicação pode estar relacionada tanto com fatores internos ou externos. A demanda do público-alvo por determinado produto oferecido, pode indicar viabilidade do crescimento. Da mesma forma, também entra a capacidade do time em lidar com estoque, entregas e até a mesmo a produção.
- Conseguem vender em escala: é preciso ter em mente que a escalabilidade está relacionada ao aumento de vendas. Essa nova demanda exige realizar um bom controle de estoque, por exemplo, usar ferramentas para vender mais e melhorar o processo de entrega dos produtos para os clientes.
- Investem em padronização de processos: vender mais sem a necessidade de aumentar os investimentos exige organização e dinamismo. Ou seja, enquanto a gestão precisa definir prioridades dos processos, os times devem atuar para otimizar o tempo e aumentar a eficiência operacional.
- Possuem replicabilidade: investir em sistemas como as filiais ou franquias. Essa etapa, porém, exige muita preparação e estudo do mercado e não funciona para todas as empresas, dependendo do momento do negócio nos quais elas estão.
Quais as vantagens de escalar um negócio?
Existem muitas vantagens em escalar um negócio. Essa prática pode ser até mesmo um processo natural do bom desempenho da gestão empresarial e não precisa forçar a implantação de metas desesperadas.
Sendo assim, a escalabilidade traz uma melhora na gestão financeira e aumenta a produtividade, estabelecendo um padrão de trabalho mais assertivo para o time.
Além disso, existem outras vantagens agregadas pela escalabilidade, confira:
1. Investimento em inovação e tecnologia
Com a escalabilidade, existe mais segurança para investir recursos em ferramentas que foquem na tecnologia, automação de processos e inovação.
Segundo pesquisa divulgada pela CNN Brasil e realizada pela McKinsey, cerca de 72% das empresas brasileiras já se apoiam em inteligência artificial para melhorar os processos. Esse é somente um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem transformar a gestão de uma organização.
Afinal, não só melhora as operações, mas também diversas outras demandas da empresa. Com a automação de processos por meio de tecnologias, aumenta-se a eficiência operacional, enquanto reduz a dependência de mão de obra e minimiza os erros.
Em um negócio escalável com investimento em tecnologia, aumenta-se a produtividade, produzindo mais com menos recursos e reduzindo os custos das atividades.
2. Aumentar o valor de mercado
Escalar o negócio também pode aumentar significativamente o valor de mercado, já que a empresa passa a ter maior capacidade de geração de receita e lucro.
Além disso, com uma base de clientes maior, ganha mais relevância no mercado e se torna mais atraente para investidores, compradores ou parceiros em potencial.
O crescimento do negócio pode também contribuir para a diversificação do portfólio dos produtos ou serviços, se tornando até mesmo uma vantagem competitiva para atrair uma clientela maior, adaptando as estratégias de vendas e utilizando técnicas de precificação.
Além disso, no caso de uma possível ampliação da presença da marca em diferentes regiões e mercados, pode gerar uma economia financeira em áreas como logística, produção e marketing.
3. Aumentar a demanda de vendas
Um dos grandes focos ao escalar o negócio é aumentar a demanda de vendas. O aumento da produção, assim como a distribuição, resulta na exposição da marca e atrai uma parcela maior do seu público-alvo.
É justamente esse processo que termina em vendas. Além, também, de ampliar o alcance do negócio e melhorar fluxo de caixa. Por isso, a escalabilidade deve ser feita a partir de um planejamento que considere diferentes áreas internas.
4. Garantir a expansão da empresa
Embora a expansão do negócio seja um processo mais amplo e diferente da escalabilidade, ela pode levar a empresa a essa etapa. Afinal, o objetivo é atingir um nicho maior de mercado e conquistar clientes, porém sem precisar aumentar o investimento ou recursos para isso.
No entanto, devido à volatilidade do mercado, é sempre necessário revisar o plano de negócios e realizar uma análise aprofundada da situação, a fim de evitar problemas que prejudiquem o crescimento.
5. Crescimento da empresa e melhoria em processos
Qualquer negócio que busque a escalabilidade deve ser muito organizado. Afinal, com desorganização, não é possível crescer com rapidez e agilidade.
Independente do tamanho da empresa, a qualidade das entregas, a melhoria dos processos e a cultura, valores e propósito devem se manter ao longo do processo. Além de sempre buscar melhorias em todos os pontos.
Por isso, sempre que possível, revisar e simplificar processos pode ser a saída para evitar problemas em momentos de crescimento.
Para seguir aprendendo sobre escalabilidade de negócios, leia o texto sobre Como escalar um negócio!